Imagine aquela sensação de liberdade aliada a uma paisagem espetacular. Assim é um voo livre. Se você ainda não experimentou voar de parapente – ou paraglider (em inglês) -, mas tem muita vontade, saiba que, neste post, vamos te dar todo o passo a passo de como fazer um voo de parapente em Torres (RS). E podemos te garantir: é uma aventura inesquecível!
O que é parapente e o que é paraglider?
Bom, os dois termos têm o mesmo significado. O parapente é uma modalidade de voo livre que atrai cada vez mais pessoas. Tudo começa com o praticante tirando os pés do chão e, de repente, sente que está voando. O paraglider é semelhante a um paraquedas, já que também possui uma estrutura flexível e o seu utilizador é suspenso.
Voar de parapente é uma modalidade de voo livre e pode ser praticado tanto como hobby quanto como em competições, considerado um esporte radical.
Onde pode ser praticado o voo de parapente?
Geralmente, o voo de paraglider é realizado a partir do salto de uma montanha. Mas, independente do local escolhido, existem condições ideais para que isso ocorra de forma segura:
- Boas condições climáticas;
- Piloto experiente;
- Equipamento seguro.
Dicas para iniciantes para a prática de paraglider
Voar de parapente é considerado uma atividade segura, mas exige que o praticante tome alguns cuidados. Se você não possuir experiência e autorização para o voo, a dica número 1 é voar sempre com um instrutor homologado.
Para que a aventura seja inesquecível e bem-sucedida, acompanhe outras dicas.
- Siga à risca as orientações do instrutor;
- Inicialmente, a orientação deve ocorrer com os pés no chão;
- Busque informações sobre a prática;
- Procure também informações sobre as previsões climáticas – mas, esteja preparado, pois o clima pode mudar abruptamente;
- Para evitar enjoos ou mal-estar, faça uma alimentação leve, ingira muita água e consulte um médico se precisar de medicamentos.
O voo de parapente passa pelas etapas de preparação, planejamento e realização. Se você seguir essas recomendações, possivelmente terá mais chance de um voo tranquilo.
Lembre-se ainda que um esporte radical – como voar de parapente – exige precauções, mas isso não significa que você deve deixar de lado o prazer do momento. Tente se soltar e aproveitar ao máximo o seu passeio.
Voo de parapente: um esporte radical no ar
O instrutor de parapente pela Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), Maicon Pellense, que entende tudo sobre esse esporte, garante: “A sensação de voar é um sentimento inexplicável, mágico”.
Os esportes radicais no ar são tão comuns entre os moradores de Torres que o voo é praticado mesmo fora de temporada pelos mais corajosos. O especialista da Infinity, Bruno Carneiro, afirma que essa é uma prática que pode ser feita o ano inteiro.
Nesse vídeo do Descubra Torres, nosso canal no YouTube, Bruno conta mais detalhes sobre o voo de parapente e as paisagens incríveis do nosso litoral:
Voar de parapente em Torres
Se você já visitou as praias de Torres/RS em alta temporada, sabe que uma das atrações que mais chama a atenção dos turistas são os esportes radicais no ar, como é o exemplo do voo de parapente, também conhecido como voo de paraglider.
O voo é comum na cidade porque a natureza de Torres favorece muito os esportes radicais no ar, com belos morros e vistas de tirar o fôlego.
A paisagem única de Torres – em que a orla marítima conta com paredões rochosos – é um diferencial para os aventureiros. O voo de parapente em Torres proporciona ao praticante olhar de cima o encontro do mar com as falésias.
Mas afinal, onde praticar parapente em Torres?
O local de partida mais indicado para os praticantes é também um dos principais pontos turísticos da cidade: o Morro do Farol de Torres. O lugar conta com rampa natural – totalmente gramada – com fácil acesso, o que representa uma grande vantagem para a prática do esporte.
Por ter fácil acesso, o Morro do Farol facilita o transporte dos equipamentos necessários para a prática. É considerado um mirante natural e, durante o inverno, é o ponto indicado para contemplação das baleias Franca, que podem ser avistadas no litoral gaúcho.
Trajeto do voo de parapente em Torres
O trajeto para o voo de parapente em Torres passa pelas mais belas praias e paisagens da cidade. Entre os locais que podem ser vistos de cima durante o passeio estão: a Praia Grande, a Praia da Cal e a Prainha, os parques da Guarita e Itapeva, as furnas, a Lagoa do Violão e as serras.
Durante a alta temporada, é comum avistar nos céus de Torres dezenas de paragliders fazendo voo ao mesmo tempo. O passeio é conduzido por um instrutor, que garante a segurança da experiência. Depois do sobrevoo, o pouso pode ser feito no próprio Morro do Farol ou, se preferir, no gramado da Prainha.
O que fazer em Torres: outras atrações
Além do voo de parapente, Torres conta com uma série de outras opções de esportes radicais, aventuras e passeios para quem quer curtir a natureza. Entre os esportes preferidos de quem frequenta o nosso litoral estão também o surf, o rapel e o paraquedismo.
Também conhecida pelo balonismo, Torres sedia o festival internacional da modalidade, que colore os céus da cidade e atrai muitos praticantes e admiradores.
Outras atrações imperdíveis na cidade são o Parque da Guarita – sítio arqueológico que é o principal ponto turístico de Torres – e as belas praias, que contrastam com os paredões rochosos, formando uma paisagem única.
Para saber mais sobre as opções de lazer em Torres, acesse o Descubra Torres, canal da Infinity Imobiliária Digital no YouTube: clique aqui.