Como aprender a surfar? Veja 8 dicas que vão te ajudar

como-aprender-a-surfar

Fazer exercícios faz para a nossa saúde física e mental. E quando podemos unir o exercício a um contato mais próximo com a natureza, os benefícios vão além. O surfe é um esporte que surgiu nos mares do Oceano Pacífico na Polinésia, mas que já foi difundido por todo o mundo – inclusive, tornando-se uma modalidade olímpica. Se você veio até aqui, é porque você quer saber como aprender a surfar, correto? Com as nossas dicas, você já vai saber o que precisa para começar nessa trajetória. Vamos nessa? 

Surf ou surfe?

Primeiramente, vamos tirar essa dúvida que persegue algumas pessoas. Afinal, é surf ou surfe? A verdade é que tanto faz. O esporte surgiu originalmente com seu nome no idioma inglês, portanto, surf.  No português, o correto é “surfe”, adaptando a palavra estrangeira ao nosso dicionário nacional.

Ao longo deste artigo, utilizaremos a nomenclatura em português, beleza?

O que é o surfe?

O surfe é uma prática desportiva que pode ser realizada na superfície da água e que pode ser considerada uma um esporte de aventura. A modalidade consiste na diversidade e nível de dificuldade dos movimentos do surfista ao deslizar sobre as ondas do mar – ou até de piscinas artificiais, lagos e rios – em pé com a utilização de uma prancha.

Recentemente, o surfe se tornou uma modalidade olímpica. A primeira edição que contou com esse esporte entre as atrações foi Tóquio 2020. O Brasil é uma das grandes potências no esporte, com grandes nomes, como Gabriel Medina e Ítalo Ferreira.

Tipos de surf

Existem alguns estilos diferentes de surfe que dependem, principalmente, do estilo e tamanho das pranchas que são utilizadas. Conheça as variações:

Shortboard

A prancha shortboard mede cerca de 1,5 metros de comprimento e é a utilizada pelos surfistas mais experientes em campeonatos ao redor do mundo. Apesar de versátil, a shortboard exige um nível avançado de prática de surfe. Sua melhor performance ocorre em ondas rápidas e fortes.

Longboard

Com cerca de 3 metros de comprimento, a longboard é uma prancha que permite ao surfista fazer movimentos mais suaves e elegantes nas águas. Por não exigir rapidez em suas manobras, a longboard absorve o impacto das ondas e possibilita ao surfista uma experiência mais gradual. Ela é a prancha ideal para surfar em ondas mais longas e cheias. 

Bodyboard

Com pranchas que dependem da altura e do peso do surfista, o bodyboard é uma modalidade em que o atleta desliza sobre as ondas deitado, de joelhos ou até em pé sobre a prancha. Menores e mais leves do que as pranchas das outras práticas de surfe, a bodyboard é uma das pranchas mais seguras.

Handsurf

Uma variação do bodyboard, o handsurf surgiu no Brasil, mais especificamente no estado de Alagoas. Essa modalidade é praticada apenas com uma prancha – que possui cerca de 35 cm – de mão, usada para fazer as mais diferentes manobras no surfe.

Bodysurf

Modalidade que não depende de nenhuma prancha, o bodysurf consiste em uma prática em que o surfista utiliza o próprio corpo para deslizar sobre as ondas e fazer manobras. 

Skimboard

Praticamente uma mistura de surfe e skate, o skimboard é uma modalidade praticada próxima à margem da água em que o surfista corre em direção da onda, joga a prancha sobre a superfície e sobe em cima da prancha para fazer as manobras. A prancha dessa modalidade possui cerca de 1,3 metros de comprimento.

Kneeboard

Menos conhecida no meio, a kneeboard é uma modalidade de surfe que, basicamente, o surfista utiliza dos joelhos para executar as manobras. 

Kayaksurf

Não é necessário o uso de pranchas para o kayaksurf. Também conhecido como caiaque de surfe, essa modalidade do surfe utiliza barcos do estilo “caiaque” e remos para realizar os movimentos e manobras.

Windsurf

Incluído como um esporte olímpico, o windusrf ou prancha à vela é praticado com uma prancha que se assemelha à prancha de surfe e uma vela que mede entre 2 e 5 metros de altura. O Brasil tem grandes representantes nessa modalidade. 

Kitesurf

No kitesurf, o objetivo é que o surfista possa “voar” ao fazer as manobras se deslocando em cima de uma prancha e preso pela cintura a cabos e um engate a uma pipa de tração sobre a água. É uma modalidade mais perigosa e que exige certa experiência do surfista.

Stand Up Paddle Surf

Também conhecido como surfe de remo ou SUP, consiste na modalidade em que se deve surfar de pé sobre uma prancha larga e com a ajuda de um remo geralmente sobre águas planas sem grandes ondas. Por ser uma prática simples, completa e lúdica, o SUP possui adeptos de todas as idades.

Tow in surf

Na prática do tow in surf, o surfista é levado para uma quebra de onda no mar por um jet ski ou helicóptero com o objetivo de alcançar as maiores e mais difíceis ondas. Essa modalidade deve ser executada por surfistas experientes.

Como aprender a surfar

Além de aumentar a qualidade e diminuir o estresse, a prática do surfe ajuda a fortalecer as musculaturas corporais, a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e aprimorar a coordenação motora.

Talvez a promessa de “como aprender a surfar” já esteja há muito tempo na sua lista de desejos. Mas você não precisa mais adiar esse anseio.

Dicas para iniciantes no surfe

Confira as melhores dicas para iniciantes  no surfe:

1. Saiba nadar

Parece um pouco óbvio, mas vale reforçar: para surfar, você precisa saber nadar e nadar bem. Lembre-se que esse esporte é, muitas vezes, praticado no mar e que você precisa ter um mínimo domínio de nado para realizá-lo.

2. Procure se informar sobre o esporte

Hoje em dia, é possível encontrar conteúdo nos mais diversos formatos sobre surfe, como vídeos, áudios e textos. Portanto, faça uma imersão no estilo de vida dos surfistas. Isso vai ajudar você a ficar mais por dentro do esporte e até descobrir qual modalidade faz mais sentido para você.

3. Escolha uma boa escola de surfe

Para iniciantes, a forma mais prática e segura de como aprender a surfar é encontrar uma escola de surfe com profissionais habilitados, experientes e confiáveis. Nessas escolas, é comum que você aprenda muito sobre o surfe antes mesmo de cair na água. 

4. Observe e converse com atletas já praticantes

Além disso, para iniciantes, é importante que nas primeiras experiências com o surfe, o surfista nunca entre no mar sozinho e possa observar outros em atividade enquanto se familiariza com o ambiente e a prática. 

5. Arrume companhia

Apesar de ser um esporte para praticar sozinho, ter companhia para as primeiras aulas de surfe pode ser uma ótima forma de imergir na experiência sem vergonha de aprender.

6. Prepare o corpo

No surfe, você já precisa ter um corpo previamente preparado antes da prática. Ganhar resistência física e fôlego é importante para que você seja bem-sucedido no esporte.

7. Pratique com frequência

Assim como qualquer coisa, principalmente no âmbito dos esportes, a prática constante é a melhor aliada para o aprimoramento. Portanto, reserve momentos na sua semana que serão dedicados exclusivamente ao surfe.

8. Seja paciente

Ninguém nasce sabendo surfar. Portanto, tenha paciência! Você precisa aprender a lidar com a sua prancha, com a maré e a força das ondas. Ou seja, não é uma missão muito simples para iniciantes.  Mas, com bastante prática, você vai chegar lá.

Essas dicas são importantes para te ajudar não só aprender a surfar, mas aprender a como surfar bem. Fique ligado!

Como fazer manobras de surfe?

Para saber como fazer manobras de surfe, você precisa entender que, mais que um esporte, o surfe é um estilo de vida. Portanto, as manobras do surfe dependem do seu desejo por adrenalina, do seu porte físico, se está sendo realizada por lazer ou por esporte e do tempo de prática que você tiver.

Primeiramente, você deve se familiarizar com as manobras através da observação de competições – pessoalmente ou por transmissão – que acontecem por todo o mundo. Fazendo isso, você vai entender mais sobre o nível de dificuldade e execução das manobras.

Após adquirir algum conhecimento teórico, você pode buscar – com auxílio profissional – colocar em prática algumas manobras.

As principais manobras do surfe são:

  • Cavada: manobra em que o surfista faz uma curva na parte mais baixa da onda para conseguir mais velocidade para ir na direção da “crista”;
  • Turbo: em que o atleta fica dentro de uma espécie de tubo de água;
  • 360º: em que o surfista dá uma volta completa sobre si mesmo; 
  • Batida no lip: o surfista deve bater com a parte de baixo da prancha na área da “crista” da onda; 
  • Rasgada: o atleta joga a parte de trás da prancha (rabeta) para a frente e vira o corpo em direção à onda, espirrando o máximo de água possível;
  • Floater: consiste no movimento que vai permitir ao surfista flutuar sobre a espuma alta da onda;
  • Cut back: o atleta faz uma ampla curva de 180º seguida por uma outra curva de 180º na parte média da onda;
  • Aéreo: consiste em “decolar” da onda com a prancha para “pousar” um pouco mais à frente da onda.

Melhores praias para aprender a surfar

Para aprender a surfar, é importante que as ondas estejam favoráveis aos novos aprendizes. Veja alguns exemplos das melhores praias do Brasil para aprender a surfar:

  • Praia da Guarita (Torres-RS)
  • Praia dos Molhes (Torres-RS)
  • Baía Formosa (Natal-RN)
  • Engenhoca (Itacaré-BA)
  • Baía dos Castelhanos (Ilhabela-SP)
  • Maresias (São Sebastião-SP)

Qual a melhor maré para surfar?

Experiente ou não, todo surfista deve conferir como está a maré antes de sair para surfar. Existem dias bons e dias ruins para realizar a prática e, para evitar acidentes, é bom se prevenir.

Por isso, antes de sair para surfar, sempre cheque a previsão do tempo. Chuva e ventos fortes podem ser perigosos, já que o mar fica mais instável.

Outra coisa que você pode fazer para saber se a maré está boa para o surfar é conferir o site ou app Waves. Nele, é possível conferir, em tempo real, qual é a condição para o surfe na região em que você deseja ir.

Melhores pranchas de surfe para iniciantes

As melhores pranchas para começar a surfar são: a de longboard, a de bodyboard e a de stand up paddle (SUP). São pranchas mais largas e que exigem menos técnicas para surfar, aspecto importante para os iniciantes.

O que se passa na prancha de surfe?

Parafina. Uma espécie de cera que é utilizada para dar aderência e impedir que o surfista escorregue da prancha durante as manobras. É uma forma de deixar os pés do atleta mais firmes e estáveis. A parafina deve ser aplicada antes do surfista entrar no mar.

Aprenda a surfar em Torres

Torres, no Rio Grande do Sul, é um dos grandes destinos brasileiros para quem quer aprender a surfar. Se você é daqueles que ama adrenalina, natureza e esporte, Torres precisa fazer parte da sua vida!

Quem mora em Torres tem à sua disposição atrações incríveis e inúmeras maneiras de desfrutar do lazer local. Já pensou viver numa cidade que te permite ter experiências incríveis na prática do surfe?
Conheça Torres! Estamos aqui para te ajudar a encontrar o imóvel dos seus sonhos. Fale conosco por meio de nossos canais de comunicação e a equipe da Infinity estará sempre pronta para te atender.

Autor

Alexandre Soares

Alexandre Soares é cofundador e gerente de vendas com emoção na Infinity. Apaixonado por vendas, em 2012 decidiu ser corretor de imóveis em Torres. Nas horas vagas gosta de estar entre amigos, curtir uma boa pescaria e um passeio de Jet Ski pelo Rio Mampituba. CRECI 48.157.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.