Conheça a Praia de Itapeva: onde há sossego e tranquilidade em Torres-RS

Praia e verão nem sempre significam a mesma coisa para diferentes grupos de pessoas. Há quem prefira o agito que esse “combo” proporciona, mas também há aqueles que optam por ambientes mais tranquilos e que propiciam um maior sossego nas épocas mais quentes. Para o segundo grupo, a Praia de Itapeva, em Torres-RS, é uma excelente opção.

A Praia de Itapeva – que recebe esse nome devido à aproximação ao Morro do Itapeva (estrutura rochosa que compõe a paisagem da cidade) –  é um dos belos balneários que compõem a orla marítima do Rio Grande do Sul e – diferente das praias vizinhas – é bem mais tranquila. Para conhecer um pouco mais sobre esse pedacinho de paraíso litorâneo gaúcho, acompanhe o artigo!

Leia também: Praia dos Molhes: banho e surfe no melhor do litoral gaúcho

Onde fica a Praia de Itapeva?

Inserida no Parque Estadual de Itapeva, a Praia de Itapeva fica a 2,5 km do Centro da cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, e a aproximadamente 200 km de Porto Alegre, a capital gaúcha.

 Parque Estadual de Itapeva

O Parque Estadual de Itapeva é uma das unidades de preservação ambiental de maior importância do estado do Rio Grande do Sul. Com área aproximada de mil hectares, seu ecossistema abrange a Mata Atlântica, onde é possível encontrar um mar rodeado por dunas, mata restinga, áreas alagáveis e mata paludosa – floresta formada sobre solos úmidos.

Sua fauna possui grande diversidade de aves e mamíferos, abrigando, inclusive, alguns animais que estão presentes na Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção no estado, como: o macuquinho (pássaro que vive em locais de vegetação baixa e densa), o sapinho-de-barriga-vermelha (rã de dois centímetros de comprimento) e a lagartixa-das-dunas (lagarto que habita ambientes arenosos e possui cor similar à areia).

Criado sob decreto estadual, um dos principais objetivos do Parque Estadual de Itapeva é a preservação dessas espécies de fauna e flora local, de modo a promover atividades educativas, de pesquisa científica e turismo ecológico.

No parque, também é possível encontrar a maior lagoa do litoral norte de Torres: a Lagoa de Itapeva. Medindo aproximadamente 31,5 km de comprimento e 5 km de largura, essa lagoa litorânea é um recanto da biodiversidade local e abrange, além de Torres, outros cinco municípios gaúchos: Terra de Areia, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara e Arroio do Sal.

O que fazer na Praia de Itapeva?

1. Passeios educativos

Por estar inserida em um parque que tem como objetivo a preservação do bioma local, a Praia de Itapeva é um ótimo destino para passeios educativos, de pesquisa científica e turismo ecológico.

Na região, são desenvolvidos alguns projetos de educação ambiental com atividades que estimulam a sensibilização a respeito do meio ambiente. Para saber como participar, você pode entrar em contato com a prefeitura de Torres para verificar a disponibilidade.

2. Surfe

A Praia de Itapeva também costuma receber os amantes de surfe, já que as suas ondas fortes são extremamente propensas para o esporte e a praia é mais distante do foco turístico do litoral gaúcho – ideal para quem está buscando um local mais tranquilo para surfar.

3.  Trilha

Por estar localizada no Parque Estadual de Itapeva (uma área de preservação ambiental), essa praia está próxima a uma área praticamente intocada e quase desconhecida por turistas. E muita gente não sabe que essa parte do litoral norte gaúcho é uma ótima rota para quem curte fazer trilhas.

Atualmente, é possível fazer uma trilha guiada no Morro de Itapeva, realizada mediante agendamento. A visita é uma trilha educativa guiada pela equipe do parque, onde visitantes podem observar o bioma da Mata Atlântica, as dunas e, por fim, o mar. Vale muito a pena!

Quais praias de Torres ficam próximas à Praia de Itapeva?

Próximas à Praia de Itapeva, podemos encontrar as praias da Cal e da Guarita, outros ótimos destinos turísticos em Torres-RS. Por ser uma cidade pequena – com cerca de 30.000 habitantes –  os turistas podem se locomover praticamente a pé entre as praias.

Entre o Morro das Furnas e o Morro do Farol, a Praia da Cal possui 700 metros de extensão de costa e águas cristalinas. Um dos destinos mais procurados em Torres. 

Já a Praia da Guarita fica entre os morros das Furnas e da Guarita e possui um visual incrível. Mas, por ter ondas muito agitadas, pode não ser o local ideal para banhistas, e sim para surfistas.

Viva em Torres, o melhor do litoral gaúcho

Já pensou em morar em uma cidade que tem qualidade de vida e o mar à sua disposição? Com Torres, no Rio Grande do Sul, você tem uma opção de moradia que, além de ajudar na sua saúde física e mental, proporciona momentos inesquecíveis em família.

Se todo esse papo, ficou te dando ainda mais vontade de morar na praia, acesse o site da Infinity Imobiliária. Temos uma infinidade de alternativas para investimento em imóveis na praia em Torres.

E, caso você esteja em dúvidas e precise de um apoio com conhecimento de mercado e da região, não se preocupe. É só entrar em contato com um de nossos consultores e responderemos todos os seus questionamentos. Viva em Torres, o melhor do litoral gaúcho.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Autor

Alexandre Soares

Alexandre Soares é cofundador e gerente de vendas com emoção na Infinity. Apaixonado por vendas, em 2012 decidiu ser corretor de imóveis em Torres. Nas horas vagas gosta de estar entre amigos, curtir uma boa pescaria e um passeio de Jet Ski pelo Rio Mampituba. CRECI 48.157.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

E já tem famílias pesquisando a rota entre Guaporé > Torres! 🛣 🏖

Na capital da hospitalidade estamos bem de parceria, a @santisolucoesimobiliarias representada pelo Charles se uniu ao nosso corretor Leonardo para trazer e ajudar mais pessoas a descobrir Torres!

Bons frutos já se colhem com a nossa união com a @santisolucoesimobiliarias 🖊🙌🏼🖊

#torresrs #descubratorres #mercadoimobiliario
...

SABE O QUE É UMA DAÇÃO?

Senta aí 🛋 que o #experiênciaInfinity de hoje é grande.

Esse é o Ramon Peres, o responsável da @volare_construtora que executa, projeta e comercializa casas em condomínios aqui em Torres.

O nosso corretor @corretor.deividcarneiro conheceu um casal que reside em Curitiba, a capital do Paraná. Eles já possuíam um apartamento em Torres, mas a necessidade era um imóvel maior, visitaram com o Deivid muitos apartamentos, novos e na planta também, mas quando foram ao condomínio Reserva das águas, não houve dúvida. Seria lá onde queriam um imóvel para chamar de Lar.

Ai que entra a famosa DAÇÃO, que é nada mais nada menos que a forma de pagamento com outro imóvel. Sim o apartamento em Torres do casal de Curitiba foi aceito pelo Ramon como parte desta negociação, esse exemplo acontece muito por aqui.

Colocando o teu imóvel no negócio, você não precisa esperar pela venda no mercado imobiliário. Você ganha mais tempo e poder de compra. Em momentos de instabilidade econômica, essa ideia fica ainda melhor, por dois motivos: a comercialização pode demorar semanas, meses ou mesmo anos.

Além disso, as vezes dá pra continuar morando no apartamento antigo até a entrega das chaves do novo imóvel.

Se ficou em dúvida pergunta pro @corretor.deividcarneiro

#descubratorres #torresrs #experienciainfinity
...

Fomos além!

Buscamos entender como é a vida na Prainha, em Torres…

O Reserve da @rdimerconstrutora é pura qualidade de vida, ele usa o tempo ao teu favor, entrega momentos únicos nesse paraíso.

Além do mais, assinado com mobiliário @saccarooficial e arquitetura @lithos.arquitetura

#descubratorres #torresrs #imoveisbrasil
...

Ganhar do Manchester City é barbada!

👀 queremos ver é vender 03 imóveis em Torres numa tacada!

@mrancelotti já avisou o gerente!
...