O que fazer em Torres: Opções de Lazer Para Todos os Gostos

Praia em Torres, Rio Grande do Sul

Torres é uma das cidades mais populares do litoral do Rio Grande do Sul, muito conhecida por suas lindas praias, formações rochosas e práticas de esportes radicais. Além disso, existem muito mais opções de o que fazer em Torres, como diversas opções gastronômicas, pontos turísticos e locais de lazer. 

Pensando em apresentar a você o que fazer na cidade, nós preparamos uma lista com diversas formas de turismo em Torres, tanto para visitantes quanto para moradores da praia. Aqui você encontrará:

  • Onde fica Torres
  • Como chegar em Torres
  • Qual a melhor época para visitar Torres
  • O que fazer em Torres

Onde fica Torres?

A cidade de Torres fica localizada no extremo norte do litoral do Rio Grande do Sul, bem na divisa com o estado de Santa Catarina, marcada pelo Rio Mampituba.

Como chegar em Torres?

Torres fica localizada a cerca de 190 km da capital do Rio Grande do Sul. O trajeto de carro é bastante simples, podendo ser feito pela BR-290 e BR-101, uma viagem de 2h45. Para quem vem de mais longe, o aeroporto mais próximo é o Humberto Ghizzo Bortoluzzi Regional Airport (JJG). No caso de não ter voos diretos da sua cidade, você também pode optar pelo aeroporto Caxias Do Sul (CXJ) ou Porto Alegre (POA).

Qual a melhor época para visitar Torres?

A alta temporada de Torres acontece no verão — de dezembro a fevereiro — quando o clima é mais quente. Porém, não faltam opções de lazer em Torres o ano todo, inclusive no inverno.

O que fazer em Torres?

A seguir, você vai conhecer as melhores opções de lazer em Torres, como conhecer as praias, praticar esportes, conhecer os pontos turísticos, visitar parques e praças.

Praias de Torres

As praias em Torres são o principal atrativo da cidade, atraindo turistas de todo o Brasil e até de outros países. Ao total, são cinco as praias de Torres. Conheça mais sobre cada uma delas:

Praia Grande 

A infraestrutura elaborada é um dos pontos altos da Praia Grande de Torres. Com aproximadamente três quilômetros de extensão — e uma orla repleta de restaurantes e quiosques — a faixa de areia vira palco de eventos, como shows e competições esportivas. Além disso, as ondas calmas da Praia Grande são ótimas para crianças e família.

Pessoas na areia da praia, com guarda-sóis abertos e prédios na orla ao fundo.

Praia dos Molhes

Quem está em busca de diversão em Torres precisa passar pela Praia dos Molhes. Este lugar é a continuidade da Praia Grande, que fica nas extremidades da cidade, bem do lado da barreira das pedras. Lá ocorrem vários eventos esportivos ao longo do ano, sendo um dos principais pontos de surf em Torres

Farol na Praia do Molhes

Prainha

Um dos locais mais urbanizados da região é a Prainha de Torres. Com 500 metros de extensão, ela está na parte central da cidade. Um de seus pontos turísticos é o monumento Torres. Também conhecida como Praia do Meio, tem uma área com gramado que complementa a faixa de areia. Com águas agitadas, o mar é propício para banho e esportes náuticos.

Um homem e uma mulher sentados na grama, olhando para o mar, em um dia ensolarado em Torres.

Praia da Cal

Os surfistas precisam conhecer a Praia da Cal em Torres. Ondas fortes proporcionam experiências memoráveis para quem gosta de surfe. O local fica entre o Morro das Furnas e o Morro do Farol. Sua extensão é de cerca de 850 metros e a parte mais próxima do Morro do Farol é caracterizada pela mistura da areia com o solo rochoso.

Pessoas acampadas na areia com guarda-sóis abertos em um dia de sol, com a cidade ao fundo, na Praia do Cal.

Praia da Guarita

Você também deve incluir a Praia da Guarita no seu roteiro de viagem ao fazer turismo em Torres. Esta praia está situada entre duas falésias e é o maior cartão-postal da cidade. Além disso, esta praia fica no Parque Estadual da Guarita que abrange uma área que mantém os ecossistemas da região protegidos. Dessa forma, a diversão ajuda na preservação da natureza.

Pessoas acampadas na areia com guarda-sóis abertos em um dia ensolarado na Praia da Guarita.

Esportes e atividades ao ar livre

Se você gosta de praticar esportes e atividades ao ar livre, vai amar conhecer Torres. O surf é muito popular na região, assim como outras modalidades:

Surfe

O surfe está muito presente no turismo em Torres. Na Praia da Cal, na Praia dos Molhes e na Praia da Guarita, a altura das ondas pode chegar a 3 metros de altura. A cidade é conhecida ainda por sediar competições de surfe, como o Campeonato Brasileiro Pro Surf e o Circuito The Legends.

Parapente

O que fazer em Torres além de surfe? Uma das melhores alternativas para aqueles veranistas que curtem esportes radicais é voar de parapente. Esta atividade de lazer também é conhecida como paraglider e pode ser feita de forma recreativa ou profissional a partir do Morro do Farol.

Rapel

O rapel é um dos esportes radicais praticados nos paredões rochosos que ficam à beira do mar da Praia da Guarita. Esta forma de lazer requer esforço braçal. Assim como no parapente, o rapel deve ser feito com a instrução de profissionais.

Paraquedismo

Esta modalidade de diversão é praticada principalmente no Parque da Guarita e no Farol, sempre com acompanhamento de profissionais. Além de esportistas amadores, a cidade recebe atletas que chegam a fazer acrobacias em queda livre.

Balonismo

Neste tipo de lazer, você vê toda a diversidade de paisagens que a cidade oferece. O balonismo é uma opção de turismo em Torres e nós recomendamos participar do Festival Internacional de Balonismo de Torres, que ocorre entre abril e maio. Trata-se do maior festival do tipo em toda a América Latina.

Pontos turísticos de Torres

Se você está visitando Torres ou já mora por aqui, não pode deixar de conhecer esses pontos turísticos de Torres:

Gruta da Santinha

Situado mais abaixo do Morro do Farol, o Calçadão da Praia da Cal liga a Prainha à Praia da Cal. É nesse ponto que está o chamado Caminho da Santinha, por onde devotos e turistas chegam até a Gruta Nossa Senhora Aparecida. O lugar tem a imagem da santa em meio a pedras encantadoras. Muitos vão lá para fazer orações, mas o local também é um charmoso ponto turístico onde você pode apreciar o visual da atração.

Lagoa do Violão

Além das águas salgadas das praias da cidade, é possível conhecer as águas doces da Lagoa do Violão. Esta opção de lazer tem nada menos que 2 km de extensão e fica perto do centro da cidade. As atividades de diversão neste ponto turístico incluem fazer stand up paddle e observar os animais aquáticos.

Morro da Guarita

Ao considerar o que fazer em Torres, lembre-se do Morro da Guarita, uma das formações rochosas da região. Similar a uma torre de guarnição, este paredão que embeleza a cidade tem em torno de 30 metros de altura. Lá é possível observar o mar a partir do alto do Parque Estadual da Guarita.

Barra dos Molhes

Também aproveite para conhecer a Barra dos Molhes, onde fica uma passarela que deixa a paisagem ainda mais marcante durante seus momentos de lazer em Torres e proporciona lindas fotos. Localizada na Praia dos Molhes, esta atração foi criada na década de 1970 para facilitar o tráfego de embarcações.

Ilha dos Lobos

A Ilha dos Lobos é a menor unidade de conservação do nosso país e, além disso, trata-se da única ilha marítima situada no litoral do Rio Grande do Sul. Lobos, tartarugas, golfinhos, leões-marinhos e baleias são alguns dos animais que ocupam o local. Apesar de não ser possível desembarcar no local, você pode fazer um passeio de barco ao redor da ilha, obedecendo a distância de 500 metros.

Museu Histórico de Torres

Outra forma de turismo em Torres é conhecer o Museu Histórico de Torres, voltado para quem deseja conhecer melhor a história da cidade. Há diversos materiais ligados a moradores do município, assim como de visitantes que fizeram parte da cultura e história do destino.

Parque de diversões

Um dos parques de diversão mais populares de Torres é o Rei Center Park, que possui mais de 25 atrações, separadas em opções familiares, infantis e radicais. É diversão para toda a família! Mas o detalhe aqui é que esse parque fica disponível apenas no verão.

Parques e praças

Conheça agora as três principais praças e parques de Torres.

Parque da Guarita

Criado em 1971, o Parque da Guarita também é conhecido como Parque Estadual José Lutzenberger. O ponto turístico tem uma área que contempla desde a Praia da Guarita até as falésias Torre do Sul, Torre do Meio e Torre do Norte, também conhecida como Morro do Farol, onde dá para observar a vista incrível do lugar. 

Praça Borges de Medeiros

Outra forma de lazer em Torres é a Praça Borges de Medeiros, onde você tem a chance de ver um obelisco. Erguido em 1940, ele é o monumento mais antigo do município. 

4 Praças

Conhecida como a Praça do Cavalo, as Quatro Praças de Torres são uma das atrações mais famosas da cidade. O espaço com área verde é separado igualmente em quatro pequenas praças. Lá os visitantes e moradores podem caminhar e tirar fotos cheias de charme. 

Turismo para os residentes

Quem mora em Torres tem à sua disposição inúmeras atrações incríveis e várias maneiras de desfrutar as opções de lazer. Dá para aproveitar tudo isso no dia a dia, vivendo na cidade e não faltam motivos para comprar uma casa na praia. Se você deseja saber tudo sobre os melhores imóveis disponíveis na cidade, é só entrar em contato com um dos nossos especialistas. 

Leia também: O que fazer em Torres à noite? 10 dicas para aproveitar

Autor

Alexandre Soares

Alexandre Soares é cofundador e gerente de vendas com emoção na Infinity. Apaixonado por vendas, em 2012 decidiu ser corretor de imóveis em Torres. Nas horas vagas gosta de estar entre amigos, curtir uma boa pescaria e um passeio de Jet Ski pelo Rio Mampituba. CRECI 48.157.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.