Parque Da Guarita: Conheça O Principal Atrativo De Torres

Parque da Guarita, em Torres, no Pôr do sol.

Prepare-se para conhecer um lugar encantador e com paisagem singular! O Parque Estadual José Lutzenberger — ou apenas Parque da Guarita — é um sítio arqueológico localizado em Torres, no Rio Grande do Sul, e o principal atrativo turístico do município. 

O contraste das torres basálticas com o mar cria um visual espetacular e que atrai para a região milhares de turistas. A Praia da Guarita é a escolha perfeita para quem deseja curtir a natureza. Com condições para a prática de surf, está localizada entre o Morro das Furnas e a Torre Sul – formações rochosas que fazem de Torres a cidade litorânea mais famosa do Rio Grande do Sul.

Neste artigo, você encontrará:

  • História do Parque da Guarita – Torres
  • Mapa Parque da Guarita
  • Como chegar no Parque da Guarita
  • O que fazer no Parque Estadual da Guarita
  • Falésias de Torres: conheça as três torres
  • Venha para Torres – RS

Se você quer conhecer mais sobre esse paraíso no Rio Grande do Sul, continue com a gente!

Parque da Guarita – Fotos

Parque da Guarita e praia em Torres, Rio Grande do Sul
Parque da Guarita e praia em Torres, Rio Grande do Sul

História do Parque da Guarita – Torres

O Parque da Guarita foi criado em 1971, com projeto paisagístico desenvolvido por Antônio Burle Marx. A implantação foi coordenada pelo por Lutzenberger, agrônomo e ambientalista, com a proposta de proteger o cenário geológico, preservar a natureza e estimular o surgimento de novas espécies.

O local tem grande importância geológica e faz parte do projeto Geoparque Cânions do Sul, juntamente com outros municípios que ficam na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região pleiteia o título de Geoparque Mundial da Unesco.

A Pedra da Guarita, por exemplo, é formada por arenito e basalto. São 18 hectares de história e de biodiversidade. O cenário tem relevância internacional e é um orgulho para todos que vivem em Torres – RS!

Mapa Parque da Guarita

Como chegar no Parque da Guarita?

O Parque da Guarita fica localizado no endereço Calçadão da Praia da Cal, nº17.

É possível chegar ao Parque a pé, de bike, de transporte público ou de carro. O local é bem sinalizado e, para aqueles que escolhem ir até o passeio de ônibus urbano, o ponto de descida mais próximo fica na Avenida Alfieiro Zanardi, 943 — que cruza a rua do parque.

Valor da entrada do Parque da Guarita

A entrada no parque é gratuita para visitantes que chegarem a pé ou de bike. Já carros, motos, ônibus e vans pagam para estacionar. Os valores e o horário de funcionamento do Parque Estadual da Guarita podem ser confirmados no site da prefeitura.

Cadastro no Parque da Guarita

Para os moradores de Torres-RS que têm carro com placa da cidade, existe também o benefício da entrada gratuita no estacionamento. Para isso, é necessário fazer o cadastro no Parque da Guarita, preenchendo um pequeno formulário que dá acesso automático nas cancelas.

Mas atenção! Após o cadastramento, o morador deve ficar atento ao e-mail cadastrado, pois será preciso responder a mensagem com a cópia do documento do veículo para validação.

O que fazer no Parque Estadual da Guarita?

Você curte natureza e aventura? O Parque da Guarita concentra algumas das mais famosas trilhas em Torres, além de uma extensa e charmosa praia e várias opções de lazer. Conta também com ciclovia e espaço compartilhado para pedestres. Por isso, é procurado por ciclistas e por pessoas que gostam de fazer caminhadas e corridas.

Outro passeio imperdível é subir os degraus que levam ao Morro das Furnas e à Torre Sul, para observar do alto a vista impressionante dessa riqueza natural.

Para quem curte esportes radicais, o Parque da Guarita é o cenário perfeito para praticar surf, kitesurf, rapel, escalada, voar de parapente e muito mais!

Falésias de Torres: conheça as três torres

As falésias de Torres são responsáveis por dar nome à cidade. Seu formato, quando visto de longe, se assemelha a grandes torres que embelezam o litoral da cidade. No Parque da Guarita, existem três morros principais. São eles:

Torre Norte – Morro do Farol

Também chamada de Morro do Farol, a Torre Norte é o mirante natural mais concorrido de Torres. De cima do morro é possível ver todas as praias, a Lagoa do Violão e as serras. O morro é muito procurado para saltos de voo livre e é de lá também que, durante o inverno, é possível avistar as baleias-franca.

Torre do Meio – Morro das Furnas

A Torre do Meio — ou Morro das Furnas — fica entre a praia da Cal e a Praia da Guarita. Ela é procurada pelos turistas aventureiros, pois tem uma trilha que passa por cima do planalto da torre,  uma boa opção para quem gosta de caminhar. Sem contar que a vista lá de cima é fantástica!

Torre Sul

A Torre Sul oferece uma trilha com 40 metros de altura e o mais legal é que nem é preciso muito preparo físico para fazê-la, pois a rota conta com uma escadaria que leva até o topo.

A caminhada compensa o esforço, pois lá de cima a vista é maravilhosa, a imensidão do mar avistada de cima é de encher os olhos. Da Torre Sul é possível enxergar as três torres da Guarita, a cidade de Torres, a Praia de Itapeva e as dunas do Parque Estadual de Itapeva.

Dá só uma olhada nas belezas da Torre Sul nesse vídeo incrível que o Bruno Carneiro, aqui da Infinity, gravou lá nas alturas do Parque da Guarita!

Regras do Parque Estadual da Guarita

Para preservar a beleza do lugar e as espécies naturais, existem algumas regras do Parque Estadual da Guarita que devem ser seguidas pelos visitantes. São elas:

  • respeitar as áreas com risco de quedas;
  • respeitar a fauna e a flora;
  • manter o parque limpo;
  • não acampar no local;
  • não fazer fogueiras ou fogo para churrasco;
  • não tocar som automotivo;
  • não levar animais para a areia;
  • não rabiscar as pedras;
  • não pescar com rede.

Tomando esses cuidados, todos podem aproveitar o passeio com segurança e tranquilidade e o Parque da Guarita permanecerá lindo por muitos anos!

Venha para Torres – RS

Agora que você já conhece mais sobre o Parque da Guarita, que tal optar por viver em Torres? A cidade conta com vários outros atrativos naturais, belas praias e ótima infraestrutura. Torres – RS é um lugar para aproveitar a vida, conectar-se com a natureza e conquistar a qualidade de vida que todo mundo sonha. Ainda, conhecer a cultura gaúcha, os sabores, os costumes e, claro, saborear um bom chimarrão todos os dias!

A cidade também tem eventos imperdíveis como o Festival Internacional de Balonismo, que teve a 31ª edição em 2019, e o Rodeio Interestadual de Torres. Durante a temporada de verão, a cidade promove dezenas de eventos nas praias e arredores para movimentar os veranistas. 

Se você se interessou pela possibilidade de viver em Torres — seja para passar as férias com a família, seja para investir — acesse o site da Infinity Imobiliária para conhecer as melhores opções de apartamentos, coberturas, terrenos e casas à venda em Torres – RS.

Leia mais: Melhores bairros de Torres RS: conheça a região das 4 Praças

Autor

Alexandre Soares

Alexandre Soares é cofundador e gerente de vendas com emoção na Infinity. Apaixonado por vendas, em 2012 decidiu ser corretor de imóveis em Torres. Nas horas vagas gosta de estar entre amigos, curtir uma boa pescaria e um passeio de Jet Ski pelo Rio Mampituba. CRECI 48.157.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.