Morar na praia: qual o impacto na qualidade de vida?

Você sempre gostou do verão, do cheiro de mar, da sensação da areia na pele e da água salgada? Os benefícios de morar na praia são inúmeros. 

Inclusive, várias pesquisas comprovam que a qualidade de vida melhora bastante quando estamos perto do mar, seja pela influência positiva nas rotinas ou proporcionando dias agradáveis e menos estressantes em comparação aos grandes centros urbanos.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, morar na praia traz benefícios para a saúde física e mental. O estudo comprova que há uma ligação estreita entre o mar e nosso bem-estar.

A contemplação do espaço azul e do som das ondas estão profundamente associados à diminuição do sofrimento psicológico”, afirmou Amber L. Pearson, professor assistente de geografia da saúde e membro da Water Science Network da MSU.

Para avaliar o nível de sofrimento psicológico, os pesquisadores analisaram dados da New Zealand Health Survey e a escala Kessler Psychological Distress, ou K10, foi escolhida por ser um medidor preciso de ansiedade e transtornos de humor. 

Uma das grandes descobertas foi que, mesmo depois de levar em consideração nível social, idade, sexo e outros fatores da vizinhança e ofertas de lazer dos diferentes bairros, a vista para o oceano e o som do mar surgiu como grande potencializador de bem-estar para diferentes grupos de pessoas.

A pesquisa também comparou os efeitos da proximidade com o mar e a presença de áreas verdes perto das residências. O resultado foi que os espaços de vegetação não proporcionaram o mesmo efeito calmante.

Pode ser porque o espaço azul do mar era totalmente natural, enquanto os espaços de área verde analisados incluíam obras realizadas pelo homem, como campos de esportes e playgrounds, em meio às áreas naturais com florestas nativas”, afirmou Pearson.

Benefícios de morar perto do mar 

Além da beleza, diversão e esportes, morar perto da praia faz muito bem. Alguns especialistas da saúde afirmam que o ambiente à beira-mar traz mais vantagens para o bem-estar das pessoas do que outras opções de entretenimento mais urbanas.

É comum que a vida no litoral seja mais tranquila e com um foco maior no presente. Isso porque o contato com a natureza é capaz de transmitir leveza através da observação das paisagens naturais, proporcionando uma conexão maior com o lugar e com o que está acontecendo naquele momento. Algo que nem sempre é fácil em meio a prédios, trânsito, poluição (visual, sonora ou do ar) e por conta do estresse causado por tantas horas no trabalho e com poucas opções de escape da rotina.

Pensando nisso, trouxemos 5 razões cientificamente comprovadas para você largar tudo e morar na praia.

1 – Morar perto do mar reduz o estresse e garante melhor qualidade de vida. Isso porque os efeitos do azul do mar e de paisagens naturais estão diretamente relacionados com a diminuição do estresse psicológico.

2 – O ambiente do litoral incentiva a prática regular de atividades físicas, essencial para a saúde física e mental.

3 – O ar salgado espalhado pelas ondas do mar também é benéfico para o sistema respiratório. 

4 – Viver na praia ainda aumenta as chances de exposição ao sol e, consequentemente, à vitamina D, responsável pela proteção do sistema imunológico, elevação dos níveis de endorfina, redução do risco de câncer e melhora na saúde óssea.

5 – Segundo estudo realizado pela Universidade Exeter, na Inglaterra, os sons do mar ativam a atividade do córtex pré-frontal do cérebro, área associada a emoções e autorreflexão, fazendo com que a sensação de bem-estar e autoavaliação seja ampliada.

De acordo com a pesquisa, as ondas do oceano geram íons negativos que, quando absorvido, promovem a sensação de bem-estar e equilíbrio, podendo regular os níveis de serotonina, um neurotransmissor responsável pela melhora do humor e pela redução da ansiedade.

Além disso, o cortisol, hormônio do estresse, também apresentou níveis reduzidos no organismo com o barulho das ondas do mar, que possuem frequências harmônicas e relaxantes.

A praia e o mercado imobiliário

Possuir uma casa ou apartamento na praia é um dos melhores investimentos em imóveis para quem pensa em construir e ampliar um patrimônio. Vale lembrar que quanto mais perto do mar, maior é a valorização.

Ainda que você compre um imóvel com invenção de viver nele, é sempre importante ter em vista o potencial de valorização do bem. Sabemos que os planos para o futuro a longo prazo podem ser incertos, por isso consultar um profissional com bom conhecimento de mercado imobiliário é essencial para garantir um bom negócio. 

Ainda, durante boa parte do período de pandemia, o investimento em imóveis ganhou destaque, tanto por conta dos juros baixos de financiamento como por conta do novo olhar sobre as nossas casas. Este cenário fez com que os imóveis voltassem ao patamar de porto seguro e a propriedade voltou a se posicionar ao lado de ativos como o ouro e o dólar.

Como você pode perceber, são muitos os benefícios de morar na praia. Além de ajudar a saúde física e mental, proporciona momentos inesquecíveis em família e é uma excelente opção de investimento com bom retorno financeiro.
Ficou pensando em morar na praia? Acesse o nosso site para conferir os imóveis incríveis que temos disponíveis e entre em contato com um dos nossos especialistas para garantir o seu imóvel.

Leia também: Quero ver o sol nascer em Torres!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram