Tu sabia que o inverno é a estação da Rota das baleias em Torres?

Torres é uma cidade que não tem tempo ruim quando se trata de curtir as belezas naturais e a biodiversidade. Mas é no inverno, quando o sol fica mais tímido e as temperaturas caem, que as Baleias-franca dão o ar da graça e se tornam a grande atração na orla.
Tu já ouviu falar dessas criaturas maravilhosas? Neste post, vamos te contar alguns hábitos curiosos que vale a pena conhecer, continue lendo!

Origem do nome

As Baleias-franca são também chamadas de Baleias-certa, que vem do termo inglês “Right Whale”. São mamíferos da família Balaenidae e têm esse nome engraçado porque antigamente eram presas muito fáceis para os caçadores. Por nadar mais lentamente que outras baleias e ficar em regiões costeiras, eram alvo fácil para a caça.

Por que eram perseguidas pela caça?

Até em meados de 1960 era o óleo da baleia que mais interessava aos caçadores do mar. Produzido da camada de gordura das baleias, o óleo era utilizado para iluminação e, com as barbatanas, eram feitas quinquilharias. Por sorte e já em tempo, em 1986, a caça da baleia foi proibida por uma lei federal em todo o Brasil e continua vigorando conforme recomendação internacional.

De onde elas vêm?

De julho a outubro, as Baleias-franca migram das proximidades da Antártida para o litoral sul do Brasil, especialmente as costas gaúcha e catarinense. As mamães baleias vêm em busca de águas calmas e quentes, para dar a luz e amamentar seus filhotes.

O que comem?

Um fato muito curioso sobre as Baleias-franca é que elas não se alimentam enquanto passam pelo litoral Sul do Brasil, sabia? Costumam se alimentar somente na temporada de verão da Antártica e o cardápio predileto são krills,, pequenos crustáceos semelhantes ao camarão.

Onde avistá-las em Torres

Fique de olho, em Torres as Baleias-franca podem ser vistas do morro do Farol e do morro das Furnas. Elas costumam ficar horas nadando em uma espécie de triângulo, entre a Praia da Itapeva, a Prainha e seguindo em direção ao Morro do Farol.
Quem se aventurar pelos morros de Torres nesses dias frios pode contemplar um verdadeiro espetáculo da natureza, já que elas podem ser avistadas bem pertinho da orla.

Praia de Itapeva

A Praia de Itapeva fica no Parque Estadual da Itapeva, em Torres – importante unidade de preservação ambiental do Rio Grande do Sul. Com um ecossistema que abrange a Mata Atlântica, o parque possui fauna e flora diversificadas – bem características da região -, mar de dunas, mata restinga, áreas alagáveis, entre outras.
Além da conservação da biodiversidade, a região é campo de pesquisa biológica. Entre os destaques está justamente a presença das baleias.
Outra característica da Praia da Itapeva é o mar propício para o surf, com ondas que atraem os praticantes do esporte. A praia tem 6 km de extensão e fica próximo ao Parque da Guarita, um dos pontos mais visitados da região.

Prainha

Outro local em que se pode avistar as baleias em Torres: Prainha. A região é mais urbanizada e o mar é convidativo, indicado para um refrescante banho nas temporadas mais quentes.
Com cerca de 600m de extensão, está situada entre a Praia Grande e o Morro do Farol, em Torres. Um dos diferenciais da Prainha é a grama, que atrai o pessoal para piqueniques ou rodas de chimarrão. 
Possui beleza única, devido à presença de rochas no mar. Tu já imaginou essa riqueza natural somada à possibilidade de avistar as baleias em nosso mar?
Alguma vez tu já avistou uma baleia em Torres? Conta pra gente!
Se quiser saber mais curiosidades sobre a cidade de Torres ou dicas sobre o universo imobiliário, acompanhe as novidades em nosso blog.  Confira também nossa série de vídeos “Descubra Torres”, no canal oficial da Infinity no Youtube ou no player abaixo para ver o vídeo:

Imóveis em Torres

Torres é tudo isso e muito mais! As baleias estão entre os nossos maiores tesouros, juntamente com a nossa exuberante natureza. Por isso, se tu procura uma praia para investir em teu imóvel de veraneio, Torres é o lugar certo. E na Infinity Imobiliária Digital podemos te orientar e encontrar o imóvel ideal para ti. Clique aqui para acessar nosso site e conhecer os imóveis que temos pra te oferecer.
Tu também pode gostar de:
Canal Descubra Torres volta às origens em nova fase

Autor

Infinity Imobiliária Digital

Nossa equipe de especialistas entende tudo sobre Torres. Aqui nós compartilhamos conhecimento, indicamos os melhores lugares e atividades pra ti e tua família e planejamos contigo a compra do teu novo imóvel!

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.