Prepare-se para conhecer um lugar encantador e com paisagem singular! O Parque Estadual José Lutzenberger — ou apenas Parque da Guarita — é um sítio arqueológico localizado em Torres, no Rio Grande do Sul, e o principal atrativo turístico do município.
O contraste das torres basálticas com o mar cria um visual espetacular e que atrai para a região milhares de turistas. A Praia da Guarita é a escolha perfeita para quem deseja curtir a natureza. Com condições para a prática de surf, está localizada entre o Morro das Furnas e a Torre Sul – formações rochosas que fazem de Torres a cidade litorânea mais famosa do Rio Grande do Sul.
Neste artigo, você encontrará:
- História do Parque da Guarita – Torres
- Mapa Parque da Guarita
- Como chegar no Parque da Guarita
- O que fazer no Parque Estadual da Guarita
- Falésias de Torres: conheça as três torres
- Venha para Torres – RS
Se você quer conhecer mais sobre esse paraíso no Rio Grande do Sul, continue com a gente!
Parque da Guarita – Fotos
História do Parque da Guarita – Torres
O Parque da Guarita foi criado em 1971, com projeto paisagístico desenvolvido por Antônio Burle Marx. A implantação foi coordenada pelo por Lutzenberger, agrônomo e ambientalista, com a proposta de proteger o cenário geológico, preservar a natureza e estimular o surgimento de novas espécies.
O local tem grande importância geológica e faz parte do projeto Geoparque Cânions do Sul, juntamente com outros municípios que ficam na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região pleiteia o título de Geoparque Mundial da Unesco.
A Pedra da Guarita, por exemplo, é formada por arenito e basalto. São 18 hectares de história e de biodiversidade. O cenário tem relevância internacional e é um orgulho para todos que vivem em Torres – RS!
Mapa Parque da Guarita
Como chegar no Parque da Guarita?
O Parque da Guarita fica localizado no endereço Calçadão da Praia da Cal, nº17.
É possível chegar ao Parque a pé, de bike, de transporte público ou de carro. O local é bem sinalizado e, para aqueles que escolhem ir até o passeio de ônibus urbano, o ponto de descida mais próximo fica na Avenida Alfieiro Zanardi, 943 — que cruza a rua do parque.
Valor da entrada do Parque da Guarita
A entrada no parque é gratuita para visitantes que chegarem a pé ou de bike. Já carros, motos, ônibus e vans pagam para estacionar. Os valores e o horário de funcionamento do Parque Estadual da Guarita podem ser confirmados no site da prefeitura.
Cadastro no Parque da Guarita
Para os moradores de Torres-RS que têm carro com placa da cidade, existe também o benefício da entrada gratuita no estacionamento. Para isso, é necessário fazer o cadastro no Parque da Guarita, preenchendo um pequeno formulário que dá acesso automático nas cancelas.
Mas atenção! Após o cadastramento, o morador deve ficar atento ao e-mail cadastrado, pois será preciso responder a mensagem com a cópia do documento do veículo para validação.
O que fazer no Parque Estadual da Guarita?
Você curte natureza e aventura? O Parque da Guarita concentra algumas das mais famosas trilhas em Torres, além de uma extensa e charmosa praia e várias opções de lazer. Conta também com ciclovia e espaço compartilhado para pedestres. Por isso, é procurado por ciclistas e por pessoas que gostam de fazer caminhadas e corridas.
Outro passeio imperdível é subir os degraus que levam ao Morro das Furnas e à Torre Sul, para observar do alto a vista impressionante dessa riqueza natural.
Para quem curte esportes radicais, o Parque da Guarita é o cenário perfeito para praticar surf, kitesurf, rapel, escalada, voar de parapente e muito mais!
Falésias de Torres: conheça as três torres
As falésias de Torres são responsáveis por dar nome à cidade. Seu formato, quando visto de longe, se assemelha a grandes torres que embelezam o litoral da cidade. No Parque da Guarita, existem três morros principais. São eles:
Torre Norte – Morro do Farol
Também chamada de Morro do Farol, a Torre Norte é o mirante natural mais concorrido de Torres. De cima do morro é possível ver todas as praias, a Lagoa do Violão e as serras. O morro é muito procurado para saltos de voo livre e é de lá também que, durante o inverno, é possível avistar as baleias-franca.
Torre do Meio – Morro das Furnas
A Torre do Meio — ou Morro das Furnas — fica entre a praia da Cal e a Praia da Guarita. Ela é procurada pelos turistas aventureiros, pois tem uma trilha que passa por cima do planalto da torre, uma boa opção para quem gosta de caminhar. Sem contar que a vista lá de cima é fantástica!
Torre Sul
A Torre Sul oferece uma trilha com 40 metros de altura e o mais legal é que nem é preciso muito preparo físico para fazê-la, pois a rota conta com uma escadaria que leva até o topo.
A caminhada compensa o esforço, pois lá de cima a vista é maravilhosa, a imensidão do mar avistada de cima é de encher os olhos. Da Torre Sul é possível enxergar as três torres da Guarita, a cidade de Torres, a Praia de Itapeva e as dunas do Parque Estadual de Itapeva.
Dá só uma olhada nas belezas da Torre Sul nesse vídeo incrível que o Bruno Carneiro, aqui da Infinity, gravou lá nas alturas do Parque da Guarita!
Regras do Parque Estadual da Guarita
Para preservar a beleza do lugar e as espécies naturais, existem algumas regras do Parque Estadual da Guarita que devem ser seguidas pelos visitantes. São elas:
- respeitar as áreas com risco de quedas;
- respeitar a fauna e a flora;
- manter o parque limpo;
- não acampar no local;
- não fazer fogueiras ou fogo para churrasco;
- não tocar som automotivo;
- não levar animais para a areia;
- não rabiscar as pedras;
- não pescar com rede.
Tomando esses cuidados, todos podem aproveitar o passeio com segurança e tranquilidade e o Parque da Guarita permanecerá lindo por muitos anos!
Venha para Torres – RS
Agora que você já conhece mais sobre o Parque da Guarita, que tal optar por viver em Torres? A cidade conta com vários outros atrativos naturais, belas praias e ótima infraestrutura. Torres – RS é um lugar para aproveitar a vida, conectar-se com a natureza e conquistar a qualidade de vida que todo mundo sonha. Ainda, conhecer a cultura gaúcha, os sabores, os costumes e, claro, saborear um bom chimarrão todos os dias!
A cidade também tem eventos imperdíveis como o Festival Internacional de Balonismo, que teve a 31ª edição em 2019, e o Rodeio Interestadual de Torres. Durante a temporada de verão, a cidade promove dezenas de eventos nas praias e arredores para movimentar os veranistas.
Se você se interessou pela possibilidade de viver em Torres — seja para passar as férias com a família, seja para investir — acesse o site da Infinity Imobiliária para conhecer as melhores opções de apartamentos, coberturas, terrenos e casas à venda em Torres – RS.
Leia mais: Melhores bairros de Torres RS: conheça a região das 4 Praças