Conheça a Praia dos Molhes: onde há banho e surf no melhor do litoral gaúcho

Águas cristalinas, boas ondas, areia branca e espessa – essas são só algumas das qualidades da Praia dos Molhes, localizada em Torres, no litoral do Rio Grande do Sul. Considerada a mais bela praia do litoral norte do RS, possui diferenciais devido à natureza exuberante da região. Te convidamos a seguir com a leitura para conhecer mais desse destino espetacular!

Além do cenário único de Torres, com os famosos paredões de pedra à beira-mar, o visual da Praia dos Molhes, em que o molhe – formado por zonas rochosas – surge entre as marés, encanta os veranistas e visitantes.

 Outra característica que diferencia a Praia dos Molhes é o encontro das águas do Rio Mampituba com o mar (Oceano Atlântico) – fenômeno que pode ser observado pelos banhistas e visitantes. A praia também marca a divisa entre o estado do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Tu acredita que ainda tem muito mais?

Como surgiu o nome “Praia dos Molhes”?

A Praia dos Molhes recebeu esse nome nos anos 1970, quando foi construído no local um molhe – paredão de rochas que avança mar adentro – para minimizar a força das águas e proteger os barcos de pesca e, eventualmente, embarcações de passeio. 

A obra beneficiou principalmente o município vizinho, Passo de Torres, localizado na microrregião de base cultural açoriana do extremo sul catarinense, que tem a pesca e a industrialização de pescados entre as principais fontes de economia.

A Barra dos Molhes é, hoje, um dos lugares com visual mais deslumbrante de Torres. O farol, na extremidade da barra, facilita a navegação.

A história da construção do molhe é descrita no site Viva Torres, da Prefeitura do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento da Barra dos Molhes ocorreu entre os anos de 1967 e 1973. Como a Barra do Mampituba era extremamente móvel, fazer uma transposição era tarefa difícil.

O processo exigiu atuação da comunidade local junto a políticos da época, o que possibilitou a realização de um estudo técnico que viabilizou o financiamento da obra por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Com 400 metros de extensão, o molhe é usado, ainda, como ponto de pesca e área para caminhada ou contemplação. No lado do Passo de Torres, o molhe  tem 150 metros de extensão.

Agora que tu já conhece a história da Praia dos Molhes, te prepara para conferir as opções de lazer e as atividades que fazem dela um dos melhores destinos do litoral gaúcho.

O que fazer na Praia dos Molhes, em Torres?

A riqueza natural de Torres atrai moradores e turistas pelo potencial de inúmeros passeios, atividades e prática de esportes radicais. Os paredões rochosos à beira-mar e a proximidade da única ilha marítima do estado – a Ilha dos Lobos, refúgio de vida silvestre, monitorado pelo ICMBio, que é morada de leões e lobos marinhos, entre outros animais – são alguns dos mais importantes diferenciais.

Uma das melhores praias do Rio Grande do Sul, a Praia dos Molhes se destaca por ser de grande extensão e por propiciar condições ideais para a prática de surf, com fortes ondas. Justamente por isso, é bastante frequentada por surfistas e apreciadores do esporte.

Já a grande extensão de areia de espessura mais grossa é perfeita para a prática do futebol de areia. As águas limpas atraem os banhistas, que movimentam a praia na temporada de verão e nos fins de semana. Essa também é uma praia que reúne praticantes da pesca e que tem infraestrutura de banheiros e salva-vidas.

O passeio à beira-mar é convidativo e o recanto da orla, sede de competições esportivas, é uma das áreas mais movimentadas. Para fechar o programa, a região possui vários quiosques de lanches,  bares e restaurantes especializados na gastronomia local.

O Cantinho do Pescador é um dos destaques. Com ambiente aconchegante, cardápio inigualável, o restaurante é especializado em frutos do mar e ainda garante uma bela vista às margens do Rio Mampituba e de frente para a Praia dos Molhes. Um verdadeiro sonho!

Por todas as características que reúne, o local é frequentado por pessoas de todas as idades e também é bastante visitado por famílias. Uma das atrações preferidas é apreciar a beleza do nascer ou pôr do sol – e dá até para contemplar a visita de golfinhos que percorrem a região!

More onde eles passam férias. Torres: o melhor do litoral gaúcho

 Então, para resumir, veja o que você pode fazer na Praia dos Molhes:

  • banho de mar;
  • surf;
  • pesca com tarrafa e vara;
  • futebol de areia;
  • eventos esportivos, como Festival de Balonismo;
  • caminhada na orla;
  • contemplação de golfinhos;
  • passeio nos molhes e no Farol;
  • estrutura de bares e restaurantes.

Para saber quais são os eventos esportivos e os passeios disponíveis em Torres, você pode entrar em contato com a Prefeitura Municipal, que possui um chat online. 

Como chegar a Praia dos Molhes?

A Praia dos Molhes está localizada no extremo esquerdo da cidade de Torres, ao lado da barreira de pedras. O balneário faz divisa com Santa Catarina e tem como vias de acesso a BR-101 e a RS-389 (Estrada do Mar).

Encontre imóveis em Torres

O visual incrível da Praia dos Molhes é um convite para aproveitar as temporadas de verão e feriados ou mesmo para morar. Na Infinity Imobiliária Digital, tu encontra os melhores imóveis para comprar em Torres, com opções próximas dessa praia.

Apartamentos, casas em condomínio, coberturas, flats, terrenos – qualquer que seja o teu projeto – a Infinity é o lugar certo, pois aqui você tem a garantia de tranquilidade, profissionalismo e segurança do negócio.

Somos uma imobiliária em Torres diferente – priorizamos a melhor experiência de relacionamento com nossos clientes. Uma vida com mais emoção e, claro, o melhor de Torres é o que te oferecemos! Quer saber mais? Fale conosco!

Leia também: 15 melhores praias do RS: um roteiro de norte a sul pelo litoral gaúcho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Autor

Renan Borba

Nascido e criado em Torres, Renan já foi surfista profissional e ama surfar e viajar. Inspirado pelo seu pai e irmão, que já atuavam no ramo imobiliário, se tornou corretor em 2011. Hoje é especialista no mercado local, cofundador da Infinity e idealizador do nome da empresa. CRECI 41.110.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

Fomos além!

Buscamos entender como é a vida na Prainha, em Torres…

O Reserve da @rdimerconstrutora é pura qualidade de vida, ele usa o tempo ao teu favor, entrega momentos únicos nesse paraíso.

Além do mais, assinado com mobiliário @saccarooficial e arquitetura @lithos.arquitetura

Mais informações em nosso site: AP1514

#descubratorres #torresrs #imoveisbrasil
...

A Julia e o Arnaldo são naturais de Santo Ângelo, mas a relação deles com a cidade de Torres já existe há mais de 40 anos. 💙 O @_dudurocha tem um bom relacionamento com os familiares da Julia e por isso recebeu a indicação de que ela estava procurando um apartamento no litoral, mas para que esse sonho se tornasse realidade, tinha que ser um imóvel que fosse próximo dos familiares que já veraneavam aqui. 😅

Bom, o Eduardo entendeu perfeitamente a mensagem, encontrou um imóvel amplo, retrô, que pudesse atender toda sua família, com uma localização maravilhosa e pertinho do centro. 🔝

Bastou eles visitarem o imóvel para terem a certeza de que era aquele, o apê que eles procuravam. Agora a família pode aproveitar ao máximo o que Torres tem de melhor. ☀️⛱️🙌🏼

#experienciainfinity #descubratorres #digitalcomemoção
...

Efetuar a compra de um imóvel com cuidado vai te ajudar a não ter futuros problemas e arrependimentos no futuro. 🤔

Por exigir tantos pontos de atenção, é natural que surjam dúvidas ao longo do processo de compra do imóvel. Pensando nisso, preparamos uma matéria em nosso blog (que está disponível na nossa bio), onde listamos nove passos pra ti seguir antes de você fechar o negócio. 🤝

Contar com o apoio de especialistas faz toda a diferença! 😉

#descubratorres #digitalcomemoção
...