Festival de Balonismo de Torres: conheça a programação e saiba como essa tradição começou

Balão com a marca da Infinity Imobiliária Digital no Festival de Balonismo de Torres, no Rio Grande do Sul.

O Festival de Balonismo de Torres acontece na cidade gaúcha há décadas. O evento, que chega a receber cerca de 300 mil visitantes por ano, é um dos grandes atrativos de Torres, no Rio Grande do Sul, e é consolidado como o maior festival de balonismo da América Latina. O show de cores nos céus do município gaúcho já tem data confirmada para ocorrer em 2022. Conheça a programação e saiba como começou essa tradição.

O que é balonismo?

O balonismo é um esporte aeronáutico praticado por meio de um balão de ar quente. Os campeonatos de balonismo são elaborados com base em diferentes níveis de “performances” e distribuição de alvos no local de realização dos eventos. O balonismo é um esporte reconhecido pela Federation Aeronautique Internacionale (FAI) e é considerado um dos esportes aéreos mais seguros do mundo.

Estima-se que o balonismo tenha surgido no ano de 1783, na França, quando os irmãos franceses Etiene e Joseph Montgofier realizaram o primeiro teste de voo com um balão. A tentativa foi um sucesso e toda a Paris apreciou aquele novo detalhe nos céus.

No Brasil, o balonismo passou a se tornar um esporte regulamentado em 1987, quando a Fundação da Associação Brasileira de Balonismo realizou seu primeiro campeonato em 1988. E, tantos anos depois, o esporte segue apreciado e competido pelo país afora.

Para saber mais sobre essa história, você também pode conferir o vídeo no nosso canal no Youtube (veja abaixo).

Festival de Balonismo em Torres: como surgiu?

O festival surgiu em 1999 durante o planejamento de divulgação da Febanana, festa que antigamente era realizada em Torres. Edgar Denardi, um dos fundadores do festival, conta que surgiu a ideia de trazer algum atrativo que chamasse a imprensa para a festa. “Fernando Henning era o único piloto [de balões] gaúcho e, quando veio a Torres, começou a falar sobre balões e sobre um curso que faria no Rio de Janeiro”, lembra Denardi que, nesse momento, quis saber como trazer os balões para a cidade.

Depois de muita discussão, foi possível que os coloridos e gigantescos balões começassem a ser erguidos na Febanana. Desde então, a população de Torres e de cidades vizinhas esperam o feriado de 1º de maio chegar (quando geralmente ocorre o festival) para acompanhar as competições de balões.

Programação do Festival de Balonismo de Torres

Para 2022, o Festival de Balonismo de Torres já está mais do que confirmado. Serão onze dias de competições emocionantes, shows inesquecíveis e muita diversão para toda a família. Este ano, o evento vai acontecer entre os dias 14 e 24 de abril.

O festival conta com competições de balões esportivos em diversas provas e com apresentações de balões em formatos inusitados, que deixam toda a festa mais colorida.

Na parte da noite, os balões juntam-se e iluminam a noite com suas máquinas acesas pelas chamas dos maçaricos. Além disso, é possível conhecer pessoas de diversas culturas no festival. Pilotos de todo o Brasil e mundo vêm a Torres para participar do evento.

O festival ocorre todos os anos no Parque de Balonismo de Torres, localizado em endereço próximo à Rua do Balonismo, a cerca de 3 km do Centro do município gaúcho. É bem simples de chegar no local, através das avenidas Castelo Branco ou Independência.

Quais são as provas de balonismo do festival?

Os balões já atraem olhares por si só, mas entender como acontecem as competições pode deixar o evento ainda mais divertido. As provas são definidas um pouco antes do início do evento e dependem das condições climáticas do dia.

Veja quais são elas:

 1. Caça à raposa

Os pilotos devem seguir um balão “raposa” e tentar jogar a marca o mais próximo de um alvo. Quem chegar mais perto, ganha.

 2. Prova da chave

Uma chave de um carro zero é colocada no alto de um mastro que fica de seis a dez metros do chão. Os pilotos devem pegar a chave sem tocar o chão, o que deixa a prova ainda mais emocionante, já que é preciso voar bem baixo.

3. Flyin

Os pilotos devem procurar seu local de decolagem e tentar jogar a marca o mais próximo do alvo marcado. A menor distância ganha.

4. Gordon Bennet Memorial

Aqui, os competidores precisam tentar jogar a marca dentro de áreas de pontuação próximas a um alvo. A menor distância ganha. 

 5. Mínima distância

Os pilotos devem tentar jogar a marca no local mais próximo da área comum de decolagem após um tempo mínimo de voo. A menor distância ganha.

6. Ao alvo com janela de tempo

Competidores devem tentar jogar a marca dentro de uma área válida próxima a um alvo. Cada área tem um tempo determinado para validade. A menor distância ganha.

7. Alvo declarado pelo juiz

Os pilotos devem tentar jogar a marca próxima a um alvo. O resultado é a distância do ponto da marca ao alvo. A menor distância ganha. 

8. Flyon

Competidores devem tentar jogar a marca o mais próximo de um alvo selecionado por ele. Ganha a menor distância.

9. Valsa da hesitação

Os pilotos de balão devem tentar jogar a marca próxima a um dos alvos marcados. Ganha a menor distância.

Torres é uma cidade cheia de atrativos

Além do Festival de Balonismo em Torres, há muitas outras atrações, como as praias de Torres, na charmosa cidade gaúcha. A Praia dos Molhes, por exemplo, é considerada a praia mais bonita do litoral gaúcho. Com águas transparentes, areia branca e muitas ondas, a região atrai moradores e turistas que resolvem procurar imóveis e passar as férias por aqui.

Outro lugar de encher os olhos é a Praia da Cal, muito frequentada por turistas e famílias que querem aproveitar um pouco do mar e do sol da região. Além disso, a praia tem ótima infraestrutura e oferece bares e restaurantes para todos os gostos.

Os amantes da natureza também não podem deixar de conhecer o Parque da Guarita, principal ponto turístico de Torres. Sítio arqueológico, o local tem torres basálticas que contrastam com a beleza e o azul do mar. É o passeio perfeito para quem gosta de um visual único e muita diversão.

Como tu pode ver, a cidade de Torres é cheia de opções para quem quer passar um tempo para se divertir com os amigos e a família.

Agora que tu descobriu mais sobre o Festival de Balonismo em Torres, aproveite para planejar teu próximo passeio e leia nosso artigo sobre voos de parapente na cidade! E se precisar de ajuda, já sabe, fale com a Infinity, a sua imobiliária em Torres.

Autor

Infinity Imobiliária Digital

Nossa equipe de especialistas entende tudo sobre Torres. Aqui nós compartilhamos conhecimento, indicamos os melhores lugares e atividades pra ti e tua família e planejamos contigo a compra do teu novo imóvel!

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.