Sítio arqueológico, o parque estadual tem formações rochosas únicas e de grande importância geológica 

Prepare-se para conhecer um lugar encantador e com paisagem singular! Sítio arqueológico, o Parque Estadual José Lutzenberger ou Parque da Guarita, localizado em Torres, no Rio Grande do Sul, é o principal atrativo turístico do município. 

O contraste das torres basálticas com o mar cria um visual espetacular e que atrai para a região milhares de turistas. A Praia da Guarita é a escolha perfeita para quem deseja curtir a natureza. Com condições para a prática de surf, está localizada entre o Morro das Furnas e a Torre Sul – formações rochosas que fazem de Torres a cidade litorânea mais famosa do Rio Grande do Sul.

História do Parque da Guarita

O Parque da Guarita foi criado em 1971, com projeto paisagístico desenvolvido por Antônio Burle Marx. A implantação foi coordenada pelo por Lutzenberger, agrônomo e ambientalista, com a proposta de proteger o cenário geológico, preservar a natureza e estimular o surgimento de novas espécies.

O local tem grande importância geológica e faz parte do projeto Geoparque Cânions do Sul, juntamente com outros municípios que ficam na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região pleiteia o título de Geoparque Mundial da Unesco.

A pedra da Guarita, por exemplo, é formada por arenito e basalto. São 18 hectares de história e de biodiversidade. O cenário tem relevância internacional e é um orgulho para todos que vivem em Torres!

Mais detalhes sobre o parque 

Você curte natureza e aventura? O Parque da Guarita tem trilhas, praia e várias opções de lazer. Conta com ciclovia e espaço compartilhado para pedestres. Por isso, é procurado por ciclistas e por pessoas que gostam de fazer caminhadas.

Outro passeio imperdível é subir os degraus que levam ao Morro das Furnas e à Torre Sul, para observar do alto a vista impressionante dessa riqueza natural.

A entrada no parque é gratuita para visitantes que chegarem a pé ou de bike. Já carros, motos, ônibus e vans pagam para estacionar. Os valores e o horário de funcionamento do parque pode ser confirmado no site da prefeitura.

Venha para Torres

Agora que você já conhece mais sobre o Parque da Guarita, que tal optar por viver em Torres? A cidade conta com vários outros atrativos naturais, belas praias e ótima infraestrutura.

Entre os melhores bairros da cidade estão a Praia Grande, Prainha e a Praia da Cal.

Torres é um lugar para aproveitar a vida, conectar-se com a natureza e conquistar a qualidade de vida que todo mundo sonha. Ainda, conhecer a cultura gaúcha, os sabores, os costumes e, claro, saborear um bom chimarrão todos os dias!

A cidade também tem eventos imperdíveis como o Festival Internacional de Balonismo, que teve a 31ª edição em 2019, e o Rodeio Interestadual de Torres. Durante a temporada de verão, a cidade promove dezenas de eventos nas praias e arredores para movimentar os veranistas. 

Se você se interessou pela possibilidade de viver em Torres – seja para passar as férias com a família, seja para investir -, acesse o site da Infinity Imobiliária para conhecer as melhores opções de imóveis em Torres.