O verão está chegando e a Praia da Cal, em Torres, é um destino imperdível se tu pretende aproveitar a temporada. Sol, mar convidativo e toda infraestrutura fazem dessa praia uma das melhores do Rio Grande do Sul.

O litoral gaúcho tem aproximadamente 620 km de costa, sendo 23 km de orla em Torres, com características únicas por causa da formação geológica – o que resulta na singular paisagem dos paredões rochosos à beira-mar.

A Praia da Cal fica entre o Morro das Furnas e o Morro do Farol. São 700 metros de extensão de costa com águas cristalinas. Isso faz com que o local seja um dos mais procurados pelos turistas que chegam a Torres. 

No inverno, a Praia da Cal se transforma em destino bastante procurado por surfistas, por ter grandes ondas. Torres, aliás, é considerada um dos melhores pontos para a prática do surf na costa gaúcha. A cidade conta com programação oficial de campeonatos e circuitos da modalidade.

A Praia da Cal conta ainda com restaurante e quiosques com opções de bebidas e lanches. A Praça Nossa Senhora dos Navegantes – ponto de encontro dos veranistas -, que fica em frente à praia, é uma das opções de lazer.

Curtir o pôr do sol na praia ou reunir os amigos para o chimarrão de todo dia na praça estão, com certeza, entre os programas preferidos dos gaúchos e turistas. 


A história da Praia da Cal

A origem do nome “Praia da Cal” vem do fato de o local contar, até a década de 1940, com fornos para torrefação de conchas e cascas de caramujos retiradas dos sambaquis. Essas eram as matérias-primas para a fabricação da cal, utilizada na construção e na pintura das casas dos moradores locais. 

Foi a partir dessa década – por volta de 1942 -, que o balneário começou a receber visitantes. As características ideais para o surf foram um dos principais atrativos para tornar o local cada vez mais procurado. 

A proximidade de Porto Alegre – 197 km – e de Florianópolis (SC) – 280 km – também contribui para fazer de Torres um destino certo para a alta temporada. A prática de esportes náuticos se tornou outro atrativo na região.

Outras praias de Torres

Além da Praia da Cal, Torres tem ainda outras praias. Entre as principais estão a Praia Grande – ideal para banhos de mar e sede de eventos esportivos e shows -, Prainha – mais rochosa ao fundo, conta com gramado, ótima opção para quem não curte areia  -, Praia da Guarita – localizada no Parque da Guarita -, e Praia de Itapeva – mais distante do centro urbano.

Durante a temporada de verão, Torres oferece uma série de eventos esportivos e de lazer, destinados a veranistas de todas as idades. O acesso pode ser feito pela BR-101 ou pela RS-389, conhecida como Estrada do Mar.

Seja na Praia da Cal, seja em qualquer outra praia de Torres, te prepare para viver momentos inesquecíveis neste verão e conte com a Infinity Imobiliária Digital para encontrar seu imóvel na cidade: clique aqui

Você também poderá gostar de:

Parque da Guarita: conheça o principal atrativo de Torres

Animais que fazem parte da beleza de Torres