Águas cristalinas, boas ondas, areia branca e espessa – essas são só algumas das qualidades da Praia dos Molhes, localizada em Torres (RS). Considerada a mais bela praia do litoral gaúcho, possui diferenciais devido à natureza exuberante da região. Te convidamos a seguir com a leitura para conhecer mais desse destino espetacular!

Além do cenário único de Torres, com os famosos paredões de pedra à beira-mar, o visual da Praia dos Molhes, em que o molhe – formado por zonas rochosas – surge entre as marés, encanta os veranistas e visitantes.

Outra característica que diferencia a Praia dos Molhes é o encontro das águas do Rio Mampituba com o mar (Oceano Atlântico) – fenômeno que pode ser observado pelos banhistas e visitantes. A praia também marca a divisa entre o estado do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Tu acredita que ainda tem muito mais?

A origem do nome Praia dos Molhes

A Praia dos Molhes recebeu esse nome nos anos 1970, quando foi construído no local um molhe – paredão de rochas que avança mar adentro – para minimizar a força das águas e proteger os barcos de pesca e, eventualmente, embarcações de passeio. 

A obra beneficiou principalmente o município vizinho de Passo de Torres, localizado na microrregião de base cultural açoriana do extremo sul catarinense, que tem a pesca e a industrialização de pescados entre as principais fontes de economia.

A Barra dos Molhes é hoje um dos lugares com visual mais deslumbrante de Torres. O farol, na extremidade da barra, facilita a navegação.

A história da construção do molhe é descrita no site Viva Torres, da Prefeitura do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento da Barra dos Molhes ocorreu entre os anos de 1967 e 1973. Como a Barra do Mampituba era extremamente móvel, transpô-la era tarefa difícil.

O processo exigiu atuação da comunidade local junto a políticos da época, o que possibilitou a realização de um estudo técnico que viabilizou o financiamento da obra por meio do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).  

Com 400 metros de extensão, o molhe é usado ainda como ponto de pesca e área para caminhada ou contemplação. No lado do Passo de Torres, o molhe  tem 150 metros de extensão.

Agora que tu já conhece a história da Praia dos Molhes, te prepara para conferir as opções de lazer e as atividades que fazem dela um dos melhores destinos do litoral gaúcho.

Muitas opções de lazer

A riqueza natural de Torres atrai moradores e turistas pelo potencial de inúmeros passeios, atividades e prática de esportes radicais. Os paredões rochosos à beira-mar e a proximidade da única ilha marítima do estado – a Ilha dos Lobos, unidade de conservação ambiental que é morada de leões e lobos marinhos, entre outros animais – são alguns dos mais importantes diferenciais.

A Praia dos Molhes se destaca por ser de grande extensão e por propiciar condições ideais para a prática de surf, com fortes ondas. Justamente por isso, é bastante frequentada por surfistas e apreciadores do esporte. 

Já a grande extensão de areia de espessura mais grossa é perfeita para a prática do futebol de areia. As águas limpas atraem os banhistas, que movimentam a praia na temporada de verão e nos fins de semana. Essa também é uma praia que reúne praticantes da pesca e que tem infraestrutura de banheiros e salva-vidas.

O passeio à beira-mar é convidativo e o recanto da orla, sede de competições esportivas, é uma das áreas mais movimentadas. Para fechar o programa, a região possui vários quiosques de lanches,  bares e restaurantes especializados na gastronomia local. 

O Cantinho do Pescador é um dos destaques. Com ambiente aconchegante, cardápio inigualável, especializado em frutos do mar, e ainda uma bela vista às margens do Rio Mampituba e de frente para a Praia dos Molhes

Por todas as características que reúne, o local é frequentado por muita gente jovem. Mas, também é bastante visitado por famílias. Uma das atrações preferidas é apreciar a beleza do nascer ou pôr do sol – e dá até para contemplar a visita de golfinhos que percorrem a região!

Então, confira a seguir as atrações que tu pode encontrar na Praia dos Molhes:

  • banho de mar;
  • surf;
  • pesca com tarrafa e vara;
  • futebol de areia;
  • eventos esportivos;
  • caminhada na orla;
  • contemplação de golfinhos;
  • passeio nos molhes e no Farol (Sugestão: vá de tênis!);
  • estrutura de bares e restaurantes.

A Praia dos Molhes está localizada no extremo esquerdo da cidade de Torres, ao lado da barreira de pedras. O balneário faz divisa com Santa Catarina e tem como vias de acesso a BR-101 e a RS-389 (Estrada do Mar).

Encontre imóveis em Torres

O visual incrível da Praia dos Molhes é um convite para aproveitar as temporadas de verão e feriados ou mesmo para morar. Na Infinity Imobiliária Digital tu encontra os melhores imóveis para comprar em Torres, com opções próximas dessa praia.

Apartamentos, casas em condomínio, coberturas, flats, terrenos – qualquer que seja o teu projeto – a Infinity é o lugar certo, pois aqui tu tem a garantia de tranquilidade, profissionalismo e segurança do negócio.

Somos uma imobiliária em Torres diferente – priorizamos a melhor experiência de relacionamento com nossos clientes. Uma vida com mais emoção e, claro, o melhor de Torres é o que te oferecemos! Quer saber mais? Acesse e confira: Infinity Imobiliária Digital.

Leia também: Praia da Cal, o teu destino neste verão