Alimentação saudável para atletas de surfe: confira 7 dicas

Homem jovem segurando uma prancha de surfe e correndo em direção ao mar.

Você pratica algum esporte? Sabemos que as possibilidades são inúmeras nesse âmbito e, a depender da modalidade escolhida, os gastos calóricos e as preparações físicas do esportista podem variar. No entanto, uma coisa é comum em todas elas: é necessário uma alimentação saudável para atletas alcançarem bom desempenho e os resultados desejados.

Pensando nisso, a Infinity – que abraça bastante o estilo de vida dos surfistas -, traz nesse artigo o ponto de vista de uma profissional sobre esse tema. A seguir, você vai encontrar dicas da nutricionista Laura Ramos – profissional que atende vários surfistas em Torres – para obter bons resultados em treinos e competições com o auxílio de uma dieta mais saudável.

Se esse tema te interessa, então continue conosco!

7 dicas de dieta para atletas de surf

1- Cada atleta deve ter o próprio plano alimentar

Todos os organismos são diferentes e, por isso, cada um tem necessidades diferentes. Para que o desempenho alcançado pelos surfistas seja o ideal, é fundamental que cada atleta tenha seu próprio plano alimentar, desenvolvido com o apoio de um profissional de nutrição.

Confira o comentário da nutricionista Laura Ramos: “O termo nutrição caracteriza uma sequência de processos do organismo, que englobam a ingestão do alimento, sua digestão, a absorção dos nutrientes, o metabolismo e a excreção. Esses processos têm por objetivo produzir energia e manter as funções vitais do organismo. Os surfistas têm um treino intenso dentro e fora da água, isto acaba gerando um gasto energético bem grande neles”. 

2- Não pule refeições

Alimentar-se bem vai além do tipo de alimento ou dieta que se escolhe. Além disso, é importante também ficar atento aos intervalos corretos e à realização de todas as refeições. Engane-se quem pensa que pular refeições faz bem. Para ter uma alimentação correta, é muito importante contemplar as necessidades diárias do nosso corpo.

3- Prefira alimentos orgânicos

Segundo Laura, também é interessante dar preferência a alimentos orgânicos, que são aqueles produzidos sem o uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos.

Além disso, eles também são provenientes de um processo de produção sustentável e não prejudicial ao ecossistema.

Leia mais: 5 benefícios dos alimentos orgânicos para ter uma vida mais sustentável

4- Consuma muitos nutrientes

No nosso papo com Laura Ramos, ela destacou a importância de comer “comida de verdade”, ou seja, na sua alimentação, procure combinar uma grande variedade de alimentos, de modo a obter a maior quantidade de nutrientes possível.

Pensando nisso, surfistas devem procurar consumir frutas, legumes, hortaliças, leite e seus derivados, ovos, carnes das mais ricas variedades e até os “temidos” carboidratos.

Segundo a nutricionista: “Sempre tenha um prato bem colorido, assim você vai consumir vários nutrientes”.

5- Confira o rótulo dos produtos que consome

O rótulo dos alimentos é uma importante fonte de informações sobre o que se consome. Nele, é possível encontrar os ingredientes e as informações nutricionais de determinados alimentos. E, segundo Laura, fazer a leitura desses rótulos é fundamental para garantir que o surfista consuma o que indica o seu plano alimentar.

6- Beba muita água

Essa é uma dica que serve para todo mundo, não é? Manter-se hidratado(a) ajuda a regular a temperatura corporal, protege os órgãos vitais, ajuda a absorver melhor os nutrientes, contribui para melhor funcionamento do metabolismo e protege nossas articulações e células.

Para surfistas, que possuem rotinas constantes de treino, isso se mostra ainda mais necessário. Olha só a informação que a Laura trouxe pra gente:

“A hidratação é muito importante para todas as pessoas, ainda mais quando praticamos um esporte. Quando fazemos uma atividade intensa por muito tempo (treinos em alta temperatura, exposição excessiva ao sol), temos perda de eletrólitos como sódio, potássio e magnésio. Alguns repositores de eletrólitos são a água, água de coco, isotônicos, entre outros.

Conseguimos preparar um repositor hidroeletrolítico caseiro com água, suco de fruta, açúcar e sal, mas deve-se ter muito cuidado com a dosagem dos ingredientes, para que não haja um desequilíbrio e, consequentemente, queda na performance. Por isso, sempre siga as orientações do seu nutricionista”.

7- Tenha atenção ao pré-treino e ao pós-treino

Veja o que a Laura tem a acrescentar sobre o pré e o pós-treino de atletas de surfe: 

“Para se ter um bom pré-treino devem ser feitas escolhas saudáveis e que dão energia para praticar a atividade física. Alguns exemplos são o cacau e o abacate, que contém uma boa quantidade de gordura poliinsaturada e monoinsaturada, além de serem bons alimentos para as articulações. É importante consumir carboidratos de fácil digestão, como proteína (ovo, frango) e evitar o excesso de lipídios, que são as gorduras.

O pós-treino de qualquer atividade intensa tem que ser bem feito, para reduzir a degradação proteica. Podendo ser com o alimento ou suplemento, se for indicado. Isso tem como objetivo reparar as reservas de energia e aumentar o ganho de massa muscular.


Além disso, existe a chamada ‘janela da oportunidade’, que é logo após o exercício. Ocorre de 30 minutos a 2 horas após a prática esportiva, onde os músculos ficam mais aptos a receberem nutrientes devido ao fluxo sanguíneo. As células musculares estão sensíveis ao efeito da insulina e através da alimentação a elevamos, facilitando a entrada de carboidrato e proteína para as células.”, explicou a profissional.

Vem ser surfista em Torres

Em Torres existem muitos surfistas, tanto amadores quanto profissionais. Destes atletas. Na temporada de verão a gente vê muitos surfistas dentro do mar, tanto na praia dos Molhes, Prainha, Cal e Guarita. Mas eles encaram o inverno também e toda aquela água gelada para pegar as suas ondas.

Torres é a cidade ideal para qualquer surfista. Uma bela cidade, com ótimas ondas e excelente infraestrutura na melhor parte do litoral gaúcho. Se essas características chamam a sua atenção, confira os imóveis na região.

São diversas opções de apartamentos, casas em condomínio, coberturas e flats em Torres. E para te ajudar nessa procura, você pode contar com o apoio da Infinity Imobiliária Digital. Fale conosco!

Leia mais: Como aprender a surfar? Veja 8 dicas que vão te ajudar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Autor

Renan Borba

Nascido e criado em Torres, Renan já foi surfista profissional e ama surfar e viajar. Inspirado pelo seu pai e irmão, que já atuavam no ramo imobiliário, se tornou corretor em 2011. Hoje é especialista no mercado local, cofundador da Infinity e idealizador do nome da empresa. CRECI 41.110.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

Simplesmente o antigo estádio Riachão 🏟 lotado em um domingo de campeonato gaúcho!

A casa do Grêmio Esportivo Torrense ⚽️

Se arrisca a dizer quem estava jogando? 🤔
E o ano dessa imagem?

#torresrs #descubratorres #futebol #torrense
...

🐳 ABERTA A TEMPORADA 🌊 ...

Marque aquele seu amigo que vai tomar só UMA 🍺

Hoje é o dia da cerveja!

Temos a honra de ter a @dado_bier como parceira e poder beber todos os dias 😂

A PRIMEIRA MICROCERVEJARIA ARTESANAL DO BRASIL! 🇧🇷
...

Quem aí nunca estipulou como meta ler mais? 👀

Pensando em proporcionar tudo isso às pessoas, o Parador Descubra Torres, montou uma biblioteca recheada de livros. 🤩📚

Todos os exemplares estão disponíveis para empréstimo o ano todo. Para isso, basta apresentar um documento com foto e levar o teu! 🙌

Conta aqui para a gente, tu tem o hábito da leitura? 😄

#descubratorres #bibliotecainfinity #torresrs #digitalcomemoção
...