5 benefícios dos alimentos orgânicos para ter uma vida mais sustentável

Muito se tem falado sobre a adoção de hábitos mais sustentáveis para ter uma vida longa e próspera – tanto para indivíduos quanto para o meio ambiente. Uma forma de tentar alcançar esse desejo é através da comida orgânica. Com o avanço da tecnologia, existem hoje diversas opções de alimentos que podem tornar os hábitos alimentares mais sustentáveis. Ao longo deste artigo, vamos apresentar os benefícios dos alimentos orgânicos e como eles podem influenciar em uma vida de mais qualidade.

Os brasileiros estão consumindo cada vez mais alimentos orgânicos. Estima-se que 31% dos moradores do país optaram por este tipo de alimentação em 2021, segundo a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil, desenvolvida pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) juntamente à Brain Inteligência Estratégica e à Unir Orgânicos. Um número consideravelmente maior com relação a mesma pesquisa que foi realizada em 2019, que registrava apenas 19% da população nesse nicho.

Mas, por que será que essa prática está se tornando cada vez mais comum? Consumir esse tipo de alimentação realmente pode mudar uma vida? Será que os alimentos e produtos orgânicos são mais saudáveis que os convencionais? Essas e outras perguntas vão ser respondidas ao longo deste artigo. Então, se esse é um assunto que te interessa, fique conosco!

O que é comida orgânica?

A comida orgânica é aquela feita com produtos alimentícios orgânicos. Um alimento orgânico deve apresentar uma produção sem o uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um produto orgânico é proveniente de um processo de produção sustentável e não prejudicial ao ecossistema, levando em conta ainda a saúde do trabalhador agrícola e do consumidor final.

O que são agrotóxicos e quais os riscos que eles apresentam?

Basicamente, os agrotóxicos são substâncias químicas que alteram a composição da flora e da fauna com o intuito de coibir a aparição de doenças, insetos e demais formas que possam prejudicar as plantações.

Porém, por mais que pareça uma boa alternativa para o sucesso das produções agrícolas, existem alguns efeitos dos agrotóxicos que podem ser prejudiciais para o meio ambiente e a saúde dos indivíduos.

Quando falta controle do uso destas substâncias, os riscos de intoxicação por agrotóxicos aumentam. Essa intoxicação pode ocorrer de forma direta ou indireta – por meio de manuseio ou ingestão de alimentos contaminados. Ambas as situações podem acarretar em doenças graves ou até morte dos envolvidos.

Com relação ao meio ambiente, o uso descontrolado de agrotóxicos pode levar à contaminação das águas e dos solos, podendo acarretar em efeitos irreversíveis na biodiversidade e ecossistemas da região. 

Quais são os alimentos que possuem mais agrotóxico?

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA), vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizou um monitoramento entre alimentos de origem vegetal e encontrou aqueles que, atualmente, possuem mais irregularidades com relação ao uso de agrotóxicos.

Segundo essa análise, alguns alimentos são “campeões” na quantidade de agrotóxicos acima do limite permitido. São eles:

  • Pimentão
  • Goiaba
  • Cenoura
  • Tomate
  • Alface

Portanto, se você pretende se livrar do consumo excessivo de agrotóxicos, esses são alguns exemplos de produtos orgânicos que você pode buscar.

Quais são os benefícios dos alimentos orgânicos?

1. Ausência de agrotóxicos

A principal vantagem de consumir alimentos orgânicos é o fato de eles não contarem com a presença de agrotóxicos, que podem ser fungicidas, herbicidas, inseticidas, acaricidas e rodenticidas.

2. Movimento da economia local

A produção de alimentos orgânicos pode contribuir na melhoria das condições socioeconômicas na zona rural, já que boa parte dessa produção é realizada por pequenos agricultores e em núcleos familiares.

3. Conservação dos solos e das águas

As substâncias utilizadas na agricultura convencional podem causar a poluição dos solos e das águas, deixando-os mais pobres. Já a agricultura orgânica visa a conservação da “saúde” dos solos e águas da região.

4. Proteção da biodiversidade

Com a conservação dos solos e das águas, fica mais fácil proteger a biodiversidade e o ecossistema local. Dessa forma, o equilíbrio da natureza pode ser mantido.

5. Garantia de origem

Para serem comercializados, os produtos orgânicos devem ser certificados. Ou seja, todo o processo de produção e venda deles é feito de forma fiscalizada, garantindo ao usuário tudo o que diz respeito sobre o alimento orgânico a ser consumido.

Alimentos orgânicos são mais seguros e nutritivos que os convencionais?

Diferente do que muita gente pensa, os alimentos orgânicos não são mais nutritivos que os convencionais. Segundo pesquisa recente da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, apesar de ter inúmeros benefícios, não é possível afirmar que os produtos conhecidos por serem livres de agrotóxicos são, necessariamente, mais nutritivos ou mais seguros que os produzidos na agricultura convencional.

Os estudos acerca dos alimentos orgânicos estão sempre em atualização e vale a pena ficar sempre atento para buscar as melhores soluções para a preservação da nossa saúde e do meio ambiente.

Hábitos sustentáveis de alimentação e qualidade de vida: como se relacionam? 

Viver em equilíbrio com a natureza é um dos grandes desafios da atualidade para os seres humanos. A sustentabilidade é fundamental para a promoção da qualidade de vida para o presente e também para o futuro.

Por meio da sustentabilidade, são desenvolvidos processos com o objetivo de fazer o uso consciente dos recursos naturais do planeta e, por isso, tem se firmado como uma tendência mundial. E isso não ocorre somente nas alternativas de alimentação, mas também no transporte, na moda e até no mercado imobiliário.

Leia também: Imóveis em Torres inovam com a implantação de jardins verticais 

Viva bem morando em Torres

Os moradores da região Sul do país estão entre os que mais consomem alimentos orgânicos. Ter uma vida sustentável e próspera faz parte do lifestyle do gaúcho, principalmente quando falamos dos residentes de Torres/RS.

Uma cidade de belezas naturais estonteantes, Torres é um dos melhores lugares para morar no Rio Grande do Sul quando se fala em qualidade de vida. Além de um contato próximo com a natureza, Torres também possui uma ótima infraestrutura.

Quem mora em Torres tem à sua disposição praias e paisagens incríveis, que permitem experiências maravilhosas. E, nós, da Infinity Imobiliária, estamos aqui para te ajudar a encontrar a moradia ideal. Fale conosco por meio dos nossos canais de comunicação e a nossa equipe estará sempre pronta para te atender.

Vem viver bem em Torres!

Autor

Renan Borba

Nascido e criado em Torres, Renan já foi surfista profissional e ama surfar e viajar. Inspirado pelo seu pai e irmão, que já atuavam no ramo imobiliário, se tornou corretor em 2011. Hoje é especialista no mercado local, cofundador da Infinity e idealizador do nome da empresa. CRECI 41.110.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.