Você pratica algum esporte? Sabemos que as possibilidades são inúmeras nesse âmbito e, a depender da modalidade escolhida, os gastos calóricos e as preparações físicas do esportista podem variar. No entanto, uma coisa é comum em todas elas: é necessário uma alimentação saudável para atletas alcançarem bom desempenho e os resultados desejados.
Pensando nisso, a Infinity – que abraça bastante o estilo de vida dos surfistas -, traz nesse artigo o ponto de vista de uma profissional sobre esse tema. A seguir, você vai encontrar dicas da nutricionista Laura Ramos – profissional que atende vários surfistas em Torres – para obter bons resultados em treinos e competições com o auxílio de uma dieta mais saudável.
Se esse tema te interessa, então continue conosco!
7 dicas de dieta para atletas de surf
1- Cada atleta deve ter o próprio plano alimentar
Todos os organismos são diferentes e, por isso, cada um tem necessidades diferentes. Para que o desempenho alcançado pelos surfistas seja o ideal, é fundamental que cada atleta tenha seu próprio plano alimentar, desenvolvido com o apoio de um profissional de nutrição.
Confira o comentário da nutricionista Laura Ramos: “O termo nutrição caracteriza uma sequência de processos do organismo, que englobam a ingestão do alimento, sua digestão, a absorção dos nutrientes, o metabolismo e a excreção. Esses processos têm por objetivo produzir energia e manter as funções vitais do organismo. Os surfistas têm um treino intenso dentro e fora da água, isto acaba gerando um gasto energético bem grande neles”.
2- Não pule refeições
Alimentar-se bem vai além do tipo de alimento ou dieta que se escolhe. Além disso, é importante também ficar atento aos intervalos corretos e à realização de todas as refeições. Engane-se quem pensa que pular refeições faz bem. Para ter uma alimentação correta, é muito importante contemplar as necessidades diárias do nosso corpo.
3- Prefira alimentos orgânicos
Segundo Laura, também é interessante dar preferência a alimentos orgânicos, que são aqueles produzidos sem o uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos.
Além disso, eles também são provenientes de um processo de produção sustentável e não prejudicial ao ecossistema.
Leia mais: 5 benefícios dos alimentos orgânicos para ter uma vida mais sustentável
4- Consuma muitos nutrientes
No nosso papo com Laura Ramos, ela destacou a importância de comer “comida de verdade”, ou seja, na sua alimentação, procure combinar uma grande variedade de alimentos, de modo a obter a maior quantidade de nutrientes possível.
Pensando nisso, surfistas devem procurar consumir frutas, legumes, hortaliças, leite e seus derivados, ovos, carnes das mais ricas variedades e até os “temidos” carboidratos.
Segundo a nutricionista: “Sempre tenha um prato bem colorido, assim você vai consumir vários nutrientes”.
5- Confira o rótulo dos produtos que consome
O rótulo dos alimentos é uma importante fonte de informações sobre o que se consome. Nele, é possível encontrar os ingredientes e as informações nutricionais de determinados alimentos. E, segundo Laura, fazer a leitura desses rótulos é fundamental para garantir que o surfista consuma o que indica o seu plano alimentar.
6- Beba muita água
Essa é uma dica que serve para todo mundo, não é? Manter-se hidratado(a) ajuda a regular a temperatura corporal, protege os órgãos vitais, ajuda a absorver melhor os nutrientes, contribui para melhor funcionamento do metabolismo e protege nossas articulações e células.
Para surfistas, que possuem rotinas constantes de treino, isso se mostra ainda mais necessário. Olha só a informação que a Laura trouxe pra gente:
“A hidratação é muito importante para todas as pessoas, ainda mais quando praticamos um esporte. Quando fazemos uma atividade intensa por muito tempo (treinos em alta temperatura, exposição excessiva ao sol), temos perda de eletrólitos como sódio, potássio e magnésio. Alguns repositores de eletrólitos são a água, água de coco, isotônicos, entre outros.
Conseguimos preparar um repositor hidroeletrolítico caseiro com água, suco de fruta, açúcar e sal, mas deve-se ter muito cuidado com a dosagem dos ingredientes, para que não haja um desequilíbrio e, consequentemente, queda na performance. Por isso, sempre siga as orientações do seu nutricionista”.
7- Tenha atenção ao pré-treino e ao pós-treino
Veja o que a Laura tem a acrescentar sobre o pré e o pós-treino de atletas de surfe:
“Para se ter um bom pré-treino devem ser feitas escolhas saudáveis e que dão energia para praticar a atividade física. Alguns exemplos são o cacau e o abacate, que contém uma boa quantidade de gordura poliinsaturada e monoinsaturada, além de serem bons alimentos para as articulações. É importante consumir carboidratos de fácil digestão, como proteína (ovo, frango) e evitar o excesso de lipídios, que são as gorduras.
O pós-treino de qualquer atividade intensa tem que ser bem feito, para reduzir a degradação proteica. Podendo ser com o alimento ou suplemento, se for indicado. Isso tem como objetivo reparar as reservas de energia e aumentar o ganho de massa muscular.
Além disso, existe a chamada ‘janela da oportunidade’, que é logo após o exercício. Ocorre de 30 minutos a 2 horas após a prática esportiva, onde os músculos ficam mais aptos a receberem nutrientes devido ao fluxo sanguíneo. As células musculares estão sensíveis ao efeito da insulina e através da alimentação a elevamos, facilitando a entrada de carboidrato e proteína para as células.”, explicou a profissional.
Vem ser surfista em Torres
Em Torres existem muitos surfistas, tanto amadores quanto profissionais. Destes atletas. Na temporada de verão a gente vê muitos surfistas dentro do mar, tanto na praia dos Molhes, Prainha, Cal e Guarita. Mas eles encaram o inverno também e toda aquela água gelada para pegar as suas ondas.
Torres é a cidade ideal para qualquer surfista. Uma bela cidade, com ótimas ondas e excelente infraestrutura na melhor parte do litoral gaúcho. Se essas características chamam a sua atenção, confira os imóveis na região.
São diversas opções de apartamentos, casas em condomínio, coberturas e flats em Torres. E para te ajudar nessa procura, você pode contar com o apoio da Infinity Imobiliária Digital. Fale conosco!
Leia mais: Como aprender a surfar? Veja 8 dicas que vão te ajudar