Águas cristalinas, boas ondas, areia branca e espessa – essas são só algumas das qualidades da Praia dos Molhes, localizada em Torres, no litoral do Rio Grande do Sul. Considerada a mais bela praia do litoral norte do RS, possui diferenciais devido à natureza exuberante da região. Te convidamos a seguir com a leitura para conhecer mais desse destino espetacular!
Além do cenário único de Torres, com os famosos paredões de pedra à beira-mar, o visual da Praia dos Molhes, em que o molhe – formado por zonas rochosas – surge entre as marés, encanta os veranistas e visitantes.
Outra característica que diferencia a Praia dos Molhes é o encontro das águas do Rio Mampituba com o mar (Oceano Atlântico) – fenômeno que pode ser observado pelos banhistas e visitantes. A praia também marca a divisa entre o estado do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.
Tu acredita que ainda tem muito mais?
Como surgiu o nome “Praia dos Molhes”?
A Praia dos Molhes recebeu esse nome nos anos 1970, quando foi construído no local um molhe – paredão de rochas que avança mar adentro – para minimizar a força das águas e proteger os barcos de pesca e, eventualmente, embarcações de passeio.
A obra beneficiou principalmente o município vizinho, Passo de Torres, localizado na microrregião de base cultural açoriana do extremo sul catarinense, que tem a pesca e a industrialização de pescados entre as principais fontes de economia.
A Barra dos Molhes é, hoje, um dos lugares com visual mais deslumbrante de Torres. O farol, na extremidade da barra, facilita a navegação.
A história da construção do molhe é descrita no site Viva Torres, da Prefeitura do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento da Barra dos Molhes ocorreu entre os anos de 1967 e 1973. Como a Barra do Mampituba era extremamente móvel, fazer uma transposição era tarefa difícil.
O processo exigiu atuação da comunidade local junto a políticos da época, o que possibilitou a realização de um estudo técnico que viabilizou o financiamento da obra por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Com 400 metros de extensão, o molhe é usado, ainda, como ponto de pesca e área para caminhada ou contemplação. No lado do Passo de Torres, o molhe tem 150 metros de extensão.
Agora que tu já conhece a história da Praia dos Molhes, te prepara para conferir as opções de lazer e as atividades que fazem dela um dos melhores destinos do litoral gaúcho.
O que fazer na Praia dos Molhes, em Torres?
A riqueza natural de Torres atrai moradores e turistas pelo potencial de inúmeros passeios, atividades e prática de esportes radicais. Os paredões rochosos à beira-mar e a proximidade da única ilha marítima do estado – a Ilha dos Lobos, refúgio de vida silvestre, monitorado pelo ICMBio, que é morada de leões e lobos marinhos, entre outros animais – são alguns dos mais importantes diferenciais.
Uma das melhores praias do Rio Grande do Sul, a Praia dos Molhes se destaca por ser de grande extensão e por propiciar condições ideais para a prática de surf, com fortes ondas. Justamente por isso, é bastante frequentada por surfistas e apreciadores do esporte.
Já a grande extensão de areia de espessura mais grossa é perfeita para a prática do futebol de areia. As águas limpas atraem os banhistas, que movimentam a praia na temporada de verão e nos fins de semana. Essa também é uma praia que reúne praticantes da pesca e que tem infraestrutura de banheiros e salva-vidas.
O passeio à beira-mar é convidativo e o recanto da orla, sede de competições esportivas, é uma das áreas mais movimentadas. Para fechar o programa, a região possui vários quiosques de lanches, bares e restaurantes especializados na gastronomia local.
O Cantinho do Pescador é um dos destaques. Com ambiente aconchegante, cardápio inigualável, o restaurante é especializado em frutos do mar e ainda garante uma bela vista às margens do Rio Mampituba e de frente para a Praia dos Molhes. Um verdadeiro sonho!
Por todas as características que reúne, o local é frequentado por pessoas de todas as idades e também é bastante visitado por famílias. Uma das atrações preferidas é apreciar a beleza do nascer ou pôr do sol – e dá até para contemplar a visita de golfinhos que percorrem a região!
More onde eles passam férias. Torres: o melhor do litoral gaúcho
Então, para resumir, veja o que você pode fazer na Praia dos Molhes:
- banho de mar;
- surf;
- pesca com tarrafa e vara;
- futebol de areia;
- eventos esportivos, como Festival de Balonismo;
- caminhada na orla;
- contemplação de golfinhos;
- passeio nos molhes e no Farol;
- estrutura de bares e restaurantes.
Para saber quais são os eventos esportivos e os passeios disponíveis em Torres, você pode entrar em contato com a Prefeitura Municipal, que possui um chat online.
Como chegar a Praia dos Molhes?
A Praia dos Molhes está localizada no extremo esquerdo da cidade de Torres, ao lado da barreira de pedras. O balneário faz divisa com Santa Catarina e tem como vias de acesso a BR-101 e a RS-389 (Estrada do Mar).
Encontre imóveis em Torres
O visual incrível da Praia dos Molhes é um convite para aproveitar as temporadas de verão e feriados ou mesmo para morar. Na Infinity Imobiliária Digital, tu encontra os melhores imóveis para comprar em Torres, com opções próximas dessa praia.
Apartamentos, casas em condomínio, coberturas, flats, terrenos – qualquer que seja o teu projeto – a Infinity é o lugar certo, pois aqui você tem a garantia de tranquilidade, profissionalismo e segurança do negócio.
Somos uma imobiliária em Torres diferente – priorizamos a melhor experiência de relacionamento com nossos clientes. Uma vida com mais emoção e, claro, o melhor de Torres é o que te oferecemos! Quer saber mais? Fale conosco!
Leia também: 15 melhores praias do RS: um roteiro de norte a sul pelo litoral gaúcho