Prepare-se para conhecer uma das vistas mais bonitas do litoral do Rio Grande do Sul! Localizado em Torres, o Morro do Farol encanta os veranistas e moradores que querem observar as belezas naturais que tornaram a cidade famosa no sul do país.
Além de ser um espaço ideal para fazer um passeio em família, o Morro do Farol também é um dos lugares mais procurados para a prática de um esporte radical favorito de quem gosta de aventura e da sensação de liberdade.
Vem conhecer mais sobre essa localização incrível em Torres!
O que você lerá neste post:
- História do Morro do Farol de Torres
- Localização do Morro do Farol
- O que fazer em uma visita ao Morro do Farol, em Torres?
História do Morro do Farol de Torres
A história do Morro do Farol, em Torres, começa em 1912 com a inauguração do primeiro farol. A obra foi realizada para a observação do litoral da cidade e a delimitação dos antigos limites das águas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Desde então, foram feitas mais duas construções para substituição do antigo farol, com mudanças realizadas na sua estrutura e materiais usados, sendo que o atual farol, com 18 metros de altura, foi desativado em 1952.
Atualmente, o Morro do Farol é um dos pontos turísticos de Torres de destaque em Torres, conhecido como um espaço que merece ser visitado para observar a costa da cidade.
Localização do Morro do Farol
O Morro do Farol, que fica na rua Alferes Ferreira Porto, está localizado entre a Prainha, uma das melhores praias do Rio Grande do Sul, e a Praia dao Cal, um dos paraísos de Torres.
Como subir no Morro do Farol, em Torres?
Quem deseja admirar a bela vista da costa de Torres no Morro do Farol pode acessar o ponto turístico através da rua Alferes Ferreira Porto, próxima à Lagoa do Violão.
Apesar da passagem de carros e outros veículos ser permitida, o trajeto é curto. Então, para admirar o trajeto, aproveite para ir de bicicleta ou andar até o local para reconhecer melhor a região.
O que fazer em uma visita ao Morro do Farol, em Torres?
As atividades de lazer em Torres, em geral, envolvem esportes radicais ou opções em que os moradores podem apreciar as praias, matas e outras belezas da cidade. Quem visita o Morro do Farol tem o privilégio de praticar o voo de parapente, esporte que atrai muitos turistas, além de apreciar uma vista panorâmica única da costa do Rio Grande.
Voo de parapente
Você já pensou em voar de parapente em Torres? Então, uma visita ao Morro do Farol pode ser a oportunidade perfeita para perder o medo e se aventurar! O lugar conta com uma rampa gramada, ideal para realizar os saltos e observar o litoral.
Considerado um dos pontos favoritos para os amantes desse esporte, quem decide voar de parapente no inverno pode ter a sorte de conhecer os visitantes ilustres de Torres: as baleias-franca, que costumam ser avistadas na costa para reprodução.
Uma das mais belas vistas de Torres
Agora, se você ainda não está adepto ao parapente, o Morro do Farol tem muito espaço para quem apenas deseja visitar o local e apreciar uma das melhores vistas de Torres.
Após subir a estrada que leva ao Morro, os visitantes podem descansar em um dos bancos no gramado e observar as belezas naturais de Torres no deck. É possível ver a Prainha e a Praia do Cal, assim como a ilha dos lobos, e a formação de grandes ondas em certas épocas do ano
Uma dica é levar a família para aproveitar um dia ensolarado para fazer um piquenique ou um passeio no fim de tarde no fim de semana. Os dias de maior visitação ao Morro são sábado e domingo, principalmente entre as 11h e 16h.
Não faltam opções: descubra o que fazer em Torres
Reservas naturais, práticas de esportes radicais, praias de areia clara e pontos turísticos são as principais atrações para os visitantes e moradores de Torres. Aqui, não há tédio para quem deseja aproveitar os benefícios de estar próximo da natureza e observar belas paisagens naturais. Está em busca de maneiras para se aventurar pela cidade, explorar novos lugares e viver aventuras? Descubra mais sobre o que fazer em Torres!