Varanda gourmet: conheça o espaço tendência em apartamentos

Que tal transformar aquele espaço vazio na sua sacada em uma varanda gourmet? Essa tendência é uma maneira de deixar o apartamento mais aconchegante e criar um espaço para relaxar e aproveitar momentos de lazer. 

Com as dicas que preparamos neste post, você consegue entender melhor de onde veio essa tendência, exemplos de varandas gourmet e como criar a sua para transformar esse cantinho do seu lar.

O que a gente preparou para você:

O que é varanda gourmet?

A varanda gourmet é um espaço para ter mais momentos de descanso e confraternização, tanto com parentes e amigos quanto por conta própria. Ao criar um projeto de uma varanda gourmet, dá para melhorar sua qualidade de vida e até agregar mais valor ao imóvel.

Também conhecida como “área gourmet”, a varanda gourmet proporciona muito conforto e deixa seu apartamento bem sofisticado. O objetivo é permitir que uma área externa vire um complemento da sua sala ou cozinha. 

Já deu para notar que a varanda gourmet é uma espécie de coringa, não é mesmo? Ela pode se adequar às suas necessidades diárias, além de estar em sintonia com o seu estilo de vida e o seu gosto para decoração.

De onde vem essa tendência?

No Brasil, as varandas se popularizaram primeiro no Rio Grande do Sul, pois os gaúchos não deixavam o tradicional churrasco de lado. Assim, os projetos de sacada passaram a incluir churrasqueiras. Logo em seguida, essa prática se espalhou pelo país após aparecerem em São Paulo. 

A origem das varandas gourmet está relacionada a espaços europeus há aproximadamente 15 anos. Lá, as pessoas começaram a utilizar sacadas ou varandas para petiscar, tomar bebidas com amigos ou apenas jogar conversa fora com familiares. A partir disso, uma nova proposta surgiu, sendo integrada a projetos imobiliários até chegar ao Brasil.

A procura por apartamentos cada vez mais atrativos e otimizados estimulou o setor imobiliário a considerar as varandas gourmet em plantas de apartamentos. Os interessados em residências mais práticas, funcionais e cheias de versatilidade passaram a ter uma nova possibilidade para curtir momentos de lazer em suas rotinas. 

Inicialmente, os primeiros projetos de varanda gourmet usavam o espaço apenas para o cultivo de plantas, geralmente em vasos pequenos. Algumas pessoas também usavam suas varandas para fazer hortas de menor cultivo. Ao longo do tempo, mais pessoas diversificaram a funcionalidade desse novo cômodo, colocando cadeiras, mesas e outros objetos para deixar o espaço com uma cara mais charmosa. 

À medida que mais gente fazia esse tipo de adaptação, mais apartamentos passaram a ter espaços maiores. Hoje é até comum que sacadas sejam fechadas com vidros para que os moradores possam aproveitar momentos de relaxamento com mais privacidade e conforto.

Como fazer uma varanda gourmet?

Para conseguir criar uma área gourmet na varanda, é preciso considerar os aspectos únicos do seu lar, assim como a decoração e materiais indicados.

Defina um projeto

O projeto precisa ser elaborado de modo funcional e decorativo. Mais do que simplesmente posicionar uma mesa e cadeiras no espaço, é essencial pensar também em todos os objetos, eletrodomésticos e outros detalhes que vão afetar o uso do ambiente no dia a dia.

No projeto da sua varanda gourmet, lembre-se de o que pode ser feito para garantir o máximo de conforto. Assim, há alguns fatores que você pode considerar para criar uma área gourmet na varanda, como:

  • por que não instalar um ar-condicionado, por exemplo? 
  • caso a ideia seja inserir uma churrasqueira, como não jogar a fumaça para dentro do apartamento? 
  • para fechar sua varanda com vidro, qual a melhor opção para a posição solar do seu apartamento? 
  • há como criar um espaço para geladeira e cooktop?

Esses e outros pontos devem ser discutidos de acordo com as regras do seu condomínio e a capacidade estrutural (principalmente elétrica e hidráulica) do seu apartamento. Por isso, procurar a ajuda de um profissional, como um arquiteto, pode ser fundamental para que seu projeto aconteça como você imagina.

Escolha os móveis ideais 

Os móveis podem ser planejados sob medida ou comprados prontos, desde que se encaixem no espaço disponível. Sofás, bancos, pufes e cadeiras confortáveis devem fazer parte da decoração para criar um ambiente convidativo e aconchegante. Além disso, aposte em materiais que combinam com o seu estilo e agregam ao espaço de lazer.

Um material muito útil para fazer uma varanda gourmet é o rattan. Os móveis desse tipo tendem a conferir um aspecto de leveza ao ambiente, além de embelezar o espaço. 

O rattan é um material originado de um tipo de palmeira proveniente de países da Ásia e da Oceania e há bastante flexibilidade em suas fibras, que são bem resistentes e duram mais tempo. 

Como decorar uma varanda gourmet?

Uma das dicas para quem deseja aprender como fazer um jardim vertical é utilizar a área da varanda gourmet para criação, o que é muito indicado para a otimização do espaço. Essa é a oportunidade perfeita para quem gosta de ambientes com várias plantas, mas não tem muito espaço no imóvel para criar um jardim.

Tem dúvidas de como incluir plantas na decoração? Entenda se há ou não incidência de sol na varanda. Será muito mais fácil cuidar do seu jardim se as plantas escolhidas conseguirem se adaptar ao ambiente, além de criar um espaço para conseguir contato com a natureza.

Com um deck de madeira, dá para conseguir a desejada sensação de conforto, além de criar um ambiente elegante e diferenciado. 

Vantagens da varanda gourmet

Por que ter um ambiente integrado é tão indicado? Separamos as principais vantagens da varanda gourmet para sanar essa dúvida. 

Receber pessoas com mais facilidade e conforto

Uma das vantagens também é a possibilidade de reunir um grupo de pessoas no seu lar, sem precisar reservar o salão de festas do prédio para pequenas confraternizações. Você só precisa garantir que há espaço suficiente para todos os seus convidados e preparar o ambiente para as celebrações.

Ser um espaço para o seu lazer e descanso

A varanda gourmet pode ser usada de várias maneiras, por você ou pelos outros residentes do apartamento, trazendo mais praticidade ao cotidiano. Além de permitir reuniões e celebrações, esse espaço pode servir como um ambiente para refeições ocasionais, leituras, práticas de meditação, yoga e outras atividades físicas similares. 

Também dá para aproveitar o espaço para momentos de lazer e entretenimento. Esse pode ser o seu “cantinho” para jogar videogame, assistir a filmes e séries, relaxar ouvindo suas músicas preferidas ou ler um livro. É só integrar a TV e outros equipamentos da sala à sua varanda, garantindo que a iluminação esteja propícia para a atividade de sua escolha. 

Cultivar suas plantas em apartamento

A claridade presente em sua varanda gourmet durante o dia pode ser ideal para criar uma horta no local. Já pensou em cultivar plantas e alimentos dentro de casa sem precisar de um quintal? Com o projeto de uma varanda gourmet, você pode fazer isso!

Valorização do imóvel

Um projeto de varanda gourmet pode ser uma das formas para valorizar um imóvel em caso de venda ou locação. Ao adicionar espaço aos imóveis de maneira inteligente, é possível otimizar os ambientes com um aproveitamento maior da varanda.

Com isso, você consegue criar um espaço totalmente único e diferenciado, em que é possível aproveitar momentos de lazer e descontração.

Como integrar a varanda para expandir ambientes

O foco é justamente otimizar o espaço à sua disposição. Em geral, a varanda gourmet tem dois formatos. Num deles, o espaço é integrado à sua cozinha, inclusive com utensílios e móveis que possam complementar como você prepara refeições. A outra opção é conectar a varanda a uma sala, tornando-se uma nova área de convivência e lazer.

Dicas bônus: tendências de decoração

Cada projeto de varanda gourmet é único e deve se adaptar às suas necessidades e à estrutura do seu imóvel. Use as dicas deste artigo para te guiar durante a compra de móveis, eletrodomésticos e outros itens para a decoração. 

Para te ajudar nessa etapa, a Infinity preparou uma dica bônus para a sua varanda gourmet: escolha uma tendência de decoração para tornar o espaço ainda mais estiloso!

Pronto, agora você já sabe as vantagens de ter uma varanda gourmet e como usar esse ambiente para criar um lugar confortável e aconchegante no seu lar. 

Autor

Alexandre Soares

Alexandre Soares é cofundador e gerente de vendas com emoção na Infinity. Apaixonado por vendas, em 2012 decidiu ser corretor de imóveis em Torres. Nas horas vagas gosta de estar entre amigos, curtir uma boa pescaria e um passeio de Jet Ski pelo Rio Mampituba. CRECI 48.157.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.