O que é Varanda Gourmet: conheça o espaço que é tendência em apartamentos

Que tal transformar aquele espaço vazio na sua sacada e ter uma Varanda Gourmet? Esta tendência em apartamentos tem se popularizado cada vez mais entre os brasileiros, especialmente com a pandemia.

O que é a Varanda Gourmet: quais são suas características

Também conhecida como “área gourmet”, a Varanda Gourmet proporciona muito conforto e esse novo cômodo deixa seu apartamento bastante sofisticado. O objetivo é permitir que uma área externa vire um complemento da sua sala ou cozinha.

A Varanda Gourmet é uma forma de aproveitar sua casa para ter mais momentos de descanso e confraternização, tanto com parentes e amigos quanto por conta própria. Ao criar um projeto de uma Varanda Gourmet, dá para melhorar sua qualidade de vida e até agregar mais valor ao imóvel.

Já deu para notar que a Varanda Gourmet é uma espécie de coringa, não é mesmo? Ela pode se adequar às suas necessidades diárias, além de estar em sintonia com o seu estilo de vida e o seu gosto para decoração.

De onde vem essa tendência

No Brasil, as varandas se popularizaram primeiro no Rio Grande do Sul, pois os gaúchos não deixavam o tradicional churrasco de lado. Dessa forma, projetos de sacada passaram a incluir churrasqueiras. Logo em seguida, essa prática se espalhou pelo país após “pegar” em São Paulo. 

A origem das Varandas Gourmet está relacionada a espaços europeus há aproximadamente 15 anos. Lá, as pessoas começaram a utilizar sacadas ou varandas para petiscar, tomar bebidas com amigos ou apenas jogar conversa fora com familiares. A partir disso, uma nova proposta surgiu, sendo integrada a projetos imobiliários e rodando o mundo até chegar ao Brasil.

A procura por apartamentos cada vez mais atrativos e otimizados estimulou o setor imobiliário a levar isso em consideração em determinadas plantas de apartamentos. Desse modo, os interessados em residências mais práticas, funcionais e cheias de versatilidade passaram a ter uma nova possibilidade para curtir momentos de lazer em suas rotinas. 

Inicialmente, os primeiros projetos de Varanda Gourmet apenas usavam o espaço para o cultivo de plantas, geralmente em vasos pequenos. Além disso, algumas pessoas usavam suas varandas para fazer hortas com poucos elementos. Ao longo do tempo, mais pessoas foram aumentando a funcionalidade desse novo cômodo, colocando cadeiras, mesas não muito grandes e outros objetos para deixar o espaço com uma cara mais charmosa. 

À medida que mais gente fazia esse tipo de adaptação, mais apartamentos passaram a ter espaços maiores. Hoje é até comum que sacadas sejam fechadas com vidros para que seus residentes possam aproveitar tais ambientes com mais privacidade e conforto.

Vantagens da Varanda Gourmet

Por que ter um ambiente integrado é tão indicado? Nós separamos as principais vantagens da Varanda Gourmet para sanar essa dúvida. 

Valorização do imóvel

Ao ter um projeto de Varanda Gourmet, você consegue agregar mais valor ao seu imóvel em caso de venda ou locação. Isso ocorre porque ele adiciona espaço aos imóveis de maneira inteligente, otimizando os ambientes a partir de um aproveitamento maior da varanda.

Receber pessoas com mais facilidade e conforto

Uma das vantagens também é a possibilidade de reunir um grupo de pessoas no local. Assim, a necessidade de reservar o salão de festas do prédio para pequenas confraternizações virou coisa do passado. Para tanto, basta a varanda ter a estrutura necessária.

Ser um espaço para o seu lazer e descanso

A Varanda Gourmet pode ser usada de várias maneiras, por você ou pelos outros residentes do apartamento, trazendo mais praticidade ao cotidiano. Além de permitir reuniões e celebrações, a Varanda Gourmet pode servir como um ambiente para refeições ocasionais, leituras, práticas de meditação, yoga e outras atividades físicas similares. 

Em sua Varanda Gourmet, também dá para aproveitar o espaço para momentos de lazer e entretenimento. Esse pode ser o seu “cantinho” para jogar videogame, assistir a filmes e séries ou apenas relaxar ouvindo suas músicas preferidas ou lendo um livro. É só integrar a TV e outros equipamentos da sala à sua varanda, garantindo que a iluminação esteja propícia para o tipo de atividade de sua escolha. 

Cultivar suas plantas em apartamento

Falando em luz, a claridade presente em sua Varanda Gourmet durante o dia pode ser ideal para criar uma horta no local. Já pensou em cultivar plantas e alimentos dentro de casa sem precisar de um quintal? Com o projeto de uma Varanda Gourmet, você pode fazer isso!

Como integrar a varanda para expandir ambientes

O foco é justamente otimizar o espaço à sua disposição. Em geral, a Varanda Gourmet tem dois formatos. Num deles, o espaço é integrado à sua cozinha, inclusive com utensílios e móveis que possam complementar a forma como você prepara refeições. A outra opção é conectar a varanda a uma sala, tornando-se uma nova área de convivência e lazer.

Como criar uma área gourmet na varanda

Agora que você já escolheu como você deseja ampliar seu apartamento, como fazer uma Varanda Gourmet? Bom, o primeiro fator que deve ser considerado é o projeto. Ele precisa ser elaborado de modo funcional e decorativo. Mais do que simplesmente posicionar uma mesa e cadeiras no espaço, é essencial pensar também em todos os objetos, eletrodomésticos e outros detalhes que vão afetar o uso do ambiente no dia a dia.

No projeto da sua Varanda Gourmet, lembre-se de o que pode ser feito para garantir o máximo de conforto. Por que não instalar um ar-condicionado, por exemplo? Caso a ideia seja inserir uma churrasqueira, como não jogar a fumaça para dentro do apartamento? Se seu intuito é fechar sua varanda com vidro, qual a melhor opção para a posição solar do seu apartamento? Que tal um espaço para geladeira e até cooktop?

Esses e outros pontos devem ser discutidos de acordo com as regras do seu condomínio e a capacidade estrutural (principalmente elétrica e hidráulica) do seu apartamento. Por isso, procurar a ajuda de um profissional, como um arquiteto, pode ser fundamental para seu projeto correr como você imagina.

Mas se a sua ideia para uma Varanda Gourmet não é tão ousada assim, temos algumas dicas. Falando sobre móveis, eles podem ser planejados sob medida ou podem ser comprados já prontos, desde que se encaixem no espaço disponível. E a decoração também é versátil, estendendo o seu estilo a esse lugar aconchegante dentro de casa. Isso pode ser feito até mesmo em varandas consideradas pequenas. O que vale é aproveitar cada canto do lugar onde você mora. 

Com um deck de madeira, dá para conseguir a tão desejada sensação de conforto. Um baú do mesmo material também pode deixar sua Varanda Gourmet mais aconchegante. São opções fáceis de aplicar e tais objetos são ideias para virar assentos, com almofadas como complemento. 

Outro material muito útil para fazer uma Varanda Gourmet é o rattan. Os móveis desse tipo tendem a conferir um aspecto de leveza ao ambiente, além de embelezar o espaço. O rattan nada mais é do que um material originado de um tipo de palmeira proveniente de países da Ásia e da Oceania. Há bastante flexibilidade em suas fibras, que ainda são bem resistentes, durando mais ao longo do tempo. 

Você também pode fazer uma Varanda Gourmet a partir de uma parede com jardim vertical, o que é muito indicado para a otimização do espaço. Essa dica é perfeita para quem gosta de ambientes com várias plantas, que vão ficar em um suporte na parede. 

Pronto, agora você já sabe como integrar sua sala ou sua cozinha à sua varanda. Use a sua imaginação e se jogue nesta nova tendência! Conte conosco para escolher um imóvel em Torres onde você pode criar um ambiente aconchegante e prático. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

VAMOS ENTRAR EM CAMPO HOJE! 🎧 TEM EPISÓDIO DO TABELINHA!

🎤 O BATE PAPO É SOBRE TURISMO! Como convidado: Fernando Nery, secretário de turismo de Torres.

Confere em nosso canal do YouTube e Spotify

#tabelinha #podcast #videocast #descubratorres
...

O mercado imobiliário feminino respira!

Recebemos neste final de semana a @sis3imoveis

Uma galera cheia de talento, referência no mercado imobiliário de Curitiba, que veio conhecer nossa cidade, o Parador Descubra Torres e a nossa maneira de trabalhar.

Foi uma grande satisfação apresentar Torres, a nossa equipe e – principalmente – trocar conhecimentos com cada uma de vocês! 🤜🏼🤛🏽

Esperamos que tenham gostado da #experiênciainfinity!
...