6 fatores que influenciam na valorização do imóvel

Chegou a hora de comprar sua casa ou apartamento? O investimento em imóveis é um dos mais seguros que existem. Ao escolher investir no mercado imobiliário, você garante um patrimônio próprio e que não sofre com as oscilações do setor financeiro. Mas, antes de tudo, é importante compreender quais fatores influenciam na valorização do imóvel para garantir um bom retorno.

O cenário do mercado de imóveis é promissor e ganhou destaque no último ano, seja porque nós precisamos passar mais tempo em casa e mesmo porque as incertezas do setor atingiram tanto quem constrói quanto quem investe. Os juros baixos também contribuíram para essa movimentação.

Contudo, ao escolher um imóvel para investir, nem sempre o comprador está atento aos fatores que estão diretamente relacionados ao valor da venda e ao potencial de valorização. A localização e o estado de conservação do imóvel, por exemplo, estão entre os principais pontos de atenção para fechar o negócio. Sem contar que o conhecimento sobre estes fatores pode, inclusive, embasar a proposta de compra.

Mercado imobiliário

O ano de incertezas fez com que os investidores corressem para setores de maior solidez econômica, como o mercado imobiliário. Algo que foi aquecido pela queda significativa da taxa básica de juros, a Selic, e a busca por moradias com mais espaço em detrimento da localização. 

O cenário colocou o imóvel mais uma vez no patamar de porto seguro e a propriedade voltou a se posicionar ao lado de ativos como o ouro e o dólar. Vale destacar que, com o investimento em imóveis, o ganho vem não só do rendimento com aluguéis, mas também com a valorização gradual da propriedade.

Alta da Selic 

De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), a venda de imóveis durante o primeiro trimestre de 2021 cresceu 27,1%, em relação ao mesmo período do ano passado. Contudo, um dos pontos-chave mais importantes para fazer uma leitura objetiva do mercado imobiliário é a taxa Selic que, após 4 anos em queda, voltou a aumentar ainda que lentamente. Até o momento, o Comitê de Política Monetária efetuou três aumentos da Selic, elevando a taxa de 2% para 4,25% ao ano. Entretanto, segundo os especialistas, a variação na Selic não deve diminuir o ritmo de crescimento do imobiliário.

Vale notar que, apesar do aumento, a taxa básica de juros continua em um patamar abaixo dos padrões históricos do Brasil. Atualmente, ela está no mesmo nível que estava antes da pandemia de Covid-19, que já era a menor da história.

Recentemente, o Banco Central afirmou que os “volumes mensais de contratações de crédito imobiliário têm sido os maiores nos últimos anos” estimulados principalmente pela baixa nas taxas de juros.

Além disso, a retomada das economias globais demandam exportações brasileiras e as expectativas para o crescimento do PIB do país são positivas. A entrada do dólar, impulsionada ainda mais pela alta da Selic, promove a valorização do real em relação à moeda estadunidense, o que diminui o custo dos insumos importados.

Todo esse cenário levou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) a estimar o crescimento de até 10% para o mercado imobiliário ainda em 2021.

Para ajudar você a entender quais fatores influenciam o preço do imóvel, listamos os principais pontos de atenção para não errar na hora de comprar um imóvel. 

6 fatores que influenciam no preço do imóvel

Definir a compra de uma casa ou apartamento exige diversos cuidados. Entre eles, observar tendências de mercado e projetar o potencial de revenda do imóvel, mesmo quando o objetivo principal da aquisição seja moradia ou veraneio. Afinal, a compra de um imóvel é um investimento a longo prazo que, normalmente, tem um custo elevado.

Por isso, para ter sucesso na negociação, é muito importante analisar o potencial de valorização de um imóvel antes de comprá-lo. Nesse sentido, é preciso observar diversos fatores que influenciam no preço do imóvel e, portanto, determinam o seu potencial de valorização ao longo do tempo.

1. Localização

A localização é um dos fatores mais importantes para a valorização de um imóvel. 

Bairros mais afastados do centro, por exemplo, valem menos. Já aqueles próximos de avenidas importantes e com boa infraestrutura urbana valem mais. 

Quando se trata de imóvel na praia, também há localizações mais privilegiadas, como frente mar ou quadra mar. 

Para muitas pessoas, principalmente durante a pandemia, o fato do imóvel estar em uma região próxima à praia ou à natureza, tranquila e em uma vizinhança segura e agradável é muito importante. Assim, há pessoas que estão priorizando qualidade de vida em regiões que são mais centrais.

Dessa forma, para avaliar a localização de um imóvel, primeiramente observe a oferta de serviços essenciais e o acesso a comércio e outras facilidades. Leve em conta também a disponibilidade de serviços de lazer na região, como restaurantes, clubes, shopping centers e parques ou praças com áreas verdes. 

Procure saber ainda sobre os índices de segurança na região. Imóveis localizados em áreas com menor incidência de criminalidade e boa iluminação nas vias são mais valorizados. Da mesma maneira, a presença de câmeras de vigilância, portaria 24 horas, cercas elétricas e equipes de segurança privada são itens muito requisitados pela proteção que oferecem aos moradores.

Hoje, todas essas questões são primordiais para quem busca mais qualidade de vida, mobilidade e tranquilidade no dia a dia. Além disso, aumentam o potencial de valorização de uma localização, pois geram mais interesse entre futuros moradores e, portanto, atraem mais investimentos  para essas regiões. 

2. Conservação do imóvel

O estado de conservação e as características físicas também são fatores que influenciam no valor de um imóvel. Aliás, quando um imóvel é mal cuidado ou tem problemas estruturais, até mesmo uma pessoa com pouco conhecimento de mercado consegue perceber os problemas.

Afinal, ninguém gostaria de morar ou investir em uma casa ou apartamento com falhas no interior ou exterior, não é mesmo? Por isso, é tão importante visitar o imóvel antes da compra.

O bom estado de conservação da fachada da casa ou do prédio valorizam o imóvel. Já acabamentos ruins, grama alta e falta de pintura, dão a impressão de descuido e abandono, desvalorizando a propriedade. 

Por isso, é importante avaliar desde instalações elétricas e hidráulicas do imóvel, até itens mais estruturais, como materiais construtivos e qualidade dos acabamentos. 

Outro fator determinante no valor de um imóvel é o tamanho do espaço disponível. Hoje, com a pandemia e o isolamento social, a necessidade de home office, por exemplo, aumentou. Assim, imóveis com apenas um quarto despertam menos interesse, pois podem dificultar a criação de um ambiente exclusivo para o trabalho ou estudos. 

Além disso, a falta de espaço ou ambientes muito pequenos podem afastar famílias com filhos ou animais de estimação, reduzindo o leque de potenciais compradores futuramente. 

3. Qualidade dos acabamentos

Também é importante observar a infraestrutura e os materiais usados na construção. Revestimentos mais nobres, assim como bons acabamentos, tornam o imóvel mais atraente e são um diferencial de mercado.

O uso de materiais construtivos de alta qualidade indicam que o imóvel tem maior durabilidade e precisará de menos manutenção. Evitando, assim, que o morador tenha mais gastos no futuro. 

Imóveis que oferecem opções de personalização e com plantas flexíveis também se destacam, pois garantem que cada proprietário poderá adaptar o espaço às suas necessidades. Veja aqui dicas para comprar um apartamento em Torres e fazer a melhor escolha.

4. Áreas de lazer

Opções como jardim, piscina e outros equipamentos de lazer nos condomínios sempre foram fatores decisivos no momento de escolha de um imóvel. Porém, como citado anteriormente, com a questão da pandemia, isso se tornou ainda mais imprescindível.

Hoje, as pessoas valorizam muito mais os espaços de lazer ou descanso disponíveis em um imóvel. Muitos querem ter momentos ao ar livre, deixar crianças e pets se divertirem em um ambiente mais seguro ou até mesmo cultivar uma horta.

Assim, uma área gourmet, espaço pet, piscina ou uma vista privilegiada, assim como o acesso a atividades de lazer oferecidos pelo condomínio, podem fazer toda a diferença no momento de decisão pela compra de um imóvel. 

5. Documentação em dia

Documentação pendente ou com algum problema desvaloriza o imóvel e torna o processo de compra muito mais complicado. Por isso, é fundamental que o imóvel esteja com a documentação regularizada e os impostos e taxas em dia. Além disso, é preciso verificar se não há nenhuma pendência relacionada a heranças e inventários, que podem impedir a negociação. 

Para evitar esses problemas, a recomendação é procurar uma imobiliária confiável e com equipe especializada para ter certeza de que toda a documentação do imóvel está em dia e totalmente regularizada.

Agora que você já sabe os principais fatores relacionados a como calcular o valor do imóvel para venda, já pode se preparar melhor. Aproveite e confira aqui como comprar um imóvel em Torres.

6. Incidência do Sol

Os imóveis mais valorizados, ainda mais quando se trata dos apartamentos, são os que recebem o sol pela manhã. Afinal, este é o horário em que a incidência do sol é menos danosa à pele. Sem contar que esses imóveis são um pouco mais frescos à noite, já que não passam a tarde inteira expostos ao calor do sol.

Comprar imóveis em Torres

Ter um destino para veranear com a família, com tranquilidade e a garantia de bem-estar para todos, são algumas das vantagens de comprar imóveis em Torres

Com menos de 40 mil habitantes, Torres oferece a tranquilidade de uma cidade litorânea menor, mas com infraestrutura completa. Além disso, conta com imóveis de alto padrão para atender aos perfis mais exigentes: apartamentos e coberturas podem ser um investimento na medida certa.

Para realizar esse sonho, conte com a Infinity Imobiliária Digital, imobiliária em Torres, e garanta o melhor futuro para ti e tua família. 

A Infinity oferece uma ampla variedade de imóveis nas melhores localizações da cidade. A jornada de compra diferenciada envolve o conhecimento aprofundado de todas as regiões de Torres e atendimento personalizado, por meio do qual você recebe atenção e orientação para encontrar o imóvel ideal.

Além de encontrar casas em condomínio ou apartamentos em Torres com as características que procura, você pode contar com os especialistas da Infinity para definir a melhor forma de compra do seu imóvel: financiamento, uso do FGTS ou permuta – caso você prefira não fazer a opção pela compra à vista. E poderá ficar tranquilo em relação à segurança do negócio, pois nossos corretores verificam toda a documentação do imóvel e do vendedor para garantir a sua tranquilidade. Aproveite a Experiência Infinity e encontre o melhor negócio – nós sabemos tudo sobre compra e venda de imóvel em Torres!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram