Quer aprender como fazer um jardim vertical? Essas dicas vão te ajudar

Mais que uma tendência, os jardins verticais são uma realidade brasileira. Em busca de inovação e sustentabilidade, o mercado imobiliário e arquitetônico passou a criar as paredes verdes que conferem beleza e muitas outras vantagens. No texto a seguir, nós vamos te dar dicas de como fazer um jardim vertical, quais os materiais a serem utilizados e até as melhores plantas para esse artigo de jardinagem. Pegue o bloco de anotações, esteja atento e fique conosco para essa leitura!

Muito mais do que paredes com plantas escandentes, ou seja, que crescem para cima, os jardins verticais possuem diversas particularidades. Eles têm sistemas completos de plantio, rega e circulação de nutrientes, que permitem a presença de diversas espécies de flores e folhas.

Ainda assim, mesmo que a implantação desses jardins venha crescendo, muitas pessoas ainda se perguntam sobre o seu conceito, suas funcionalidades e como inseri-lo em suas residências. Para sanar essas dúvidas, preparamos esse post com tudo o que tu precisa para entender o assunto de uma vez por todas. Continue a leitura e entenda melhor sobre o universo dos jardins verticais!

O que é um jardim vertical? 

Também conhecido como parede verde, o jardim vertical é um recurso de arquitetura paisagística e sustentável que integra a natureza aos ambientes urbanos e se baseia em um jardim suspenso – anexado ou incorporado a superfícies como paredes e muros.

Os jardins verticais são uma opção para quem quer agregar o verde da natureza em seus lares ou escritórios, mas não possuem muito espaço. Para agregar os jardins verticais, são utilizadas diferentes plantas, flores e texturas – que ajudam a deixar o ambiente mais bonito e aconchegante.

Tipos de jardins verticais

  • Jardim vertical natural: utilizado tanto em ambientes internos quanto externos, são feitos com plantas “de verdade” das mais diferentes espécies. Antes de instalá-lo, é importante verificar a incidência de luz solar e os pontos de água, energia e dreno no local;
  • Jardim vertical preservado: uma boa alternativa para ambientes fechados, onde há pouco recebimento de luz natural. Ele também se utiliza de plantas naturais, mas que passam por um processo de tratamento para serem “presas” à estrutura. Por não precisar de irrigação, geralmente, é uma opção mais em conta;
  • Jardim vertical artificial: é desenvolvido com plantas artificiais e permanentes. Esse tipo não necessita de manutenção e conta com plantas produzidas com o intuito de ficarem idênticas às naturais, dando uma aparência mais realista ao jardim. Ele pode ser utilizado em qualquer lugar.

Vantagens de usar  jardins verticais 

É inegável o benefício dos jardins verticais para a sustentabilidade do planeta. Com o aquecimento global, o alto número de áreas desmatadas e poluição descontrolada, a sustentabilidade no mercado imobiliário vem para contribuir para um mundo mais consciente e que utiliza menos os recursos naturais. A técnica é inovadora e ganha cada vez mais adeptos no Brasil, o que fez com que construtoras e imobiliárias passassem a oferecer propriedades que contam com os jardins verticais. Veja abaixo mais vantagens que eles oferecem.

Controle da temperatura dos ambientes

As paredes verdes ajudam a refrescar a temperatura dos ambientes nos dias quentes. Isso acontece porque elas bloqueiam a força dos raios solares. Da mesma forma, em dias frios, as plantas funcionam como uma barreira contra o vento. O resultado é um ambiente arejado, de temperatura controlada e com menos poeira vinda das ruas. 

Melhoria da qualidade do ar

Sabe aquela sensação de ar puro que tu experimenta quando caminha em um parque? Isso acontece porque a fotossíntese realizada pelas plantas melhora a qualidade do ar no local. Com o jardim vertical isso não é diferente. Em espaços internos, ainda há a manutenção da umidade do ar, diminuindo tosses, sede constante, alergias e outros problemas.

Eficiência no isolamento sonoro

Quem mora em bairros muito movimentados sabe como pode ser difícil morar com tranquilidade. O barulho vindo da rua pode realmente afetar a qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, o jardim vertical também chega com vantagens, já que as plantas bloqueiam parte dos ruídos desagradáveis de obras, carros e aglomerações.

 Proteção a paredes e fachadas

Outra vantagem dos jardins verticais é a proteção às paredes. Grandes fachadas com jardins verticais podem ser preservadas pelas plantas e sentem menos as ações do tempo. O resultado é economia em pinturas e reformas. Paredes imperfeitas também podem ser camufladas pela parede verde e ganhar uma nova roupagem.

Possibilidade de reuso da água

Dependendo de como foi erguido o jardim vertical, ele possibilita que a água utilizada para sua irrigação seja reutilizada em máquinas de lavar e outros aparelhos. Para isso, é preciso que seja instalado um tanque de captação e reuso da água, o que diminui o valor da tua conta e ainda contribui para a diminuição do uso de recursos naturais.

Como fazer um jardim vertical? Tire suas dúvidas!

Como citamos anteriormente, muitos imóveis já adotaram essa técnica em sua arquitetura e paisagismo, porém, se a sua moradia ainda não conta com um jardim vertical, confira algumas dicas a seguir.

Passo a passo para fazer um jardim vertical

Elaboramos um checklist do que você precisa fazer para conseguir montar um jardim vertical com sucesso. Lembrando que o ideal para quem pretende fazer um jardim vertical em casa é contatar um profissional especializado, nesse caso, um paisagista.

1º passo: Escolha onde o jardim será instalado

Aqui, você vai precisar analisar muito bem onde você quer instalar a sua parede verde, levando em consideração pontos como: iluminação, pontos elétricos e hidráulicos e a resistência da parede, muro, pallet onde o jardim irá ficar. Em alguns casos, é necessário fazer reforço de estrutura e até impermeabilização.

2º passo: Atente-se ao sistema de irrigação

Especialistas recomendam a instalação de sistemas de irrigação automatizados para os jardins verticais naturais. Pelo fato de a prática fazer uso de diversas espécies de plantas diferentes, pode ficar difícil fazer a irrigação manualmente. Nesse quesito, os sistemas automatizados – e todos os cuidados que os envolvem – se fazem necessários. 

3º passo: Pense no seu orçamento

Jardins verticais não são, necessariamente, um artigo de luxo. Antes de escolher as plantas que irão compor o jardim, você precisa entender quanto do seu orçamento pode ser direcionado a esse recurso. Jardins verticais demandam certos cuidados e manutenções e alguns deles podem não encaixar no orçamento e disponibilidade de todas as pessoas.

Portanto, se você se encaixa nesse perfil, o tipo preservado é uma opção de como fazer um jardim vertical barato, já que ele não depende de irrigação e não demanda muitos cuidados.

4º passo: Escolha as plantas adequadas

Aqui, é o seu momento de deixar a criatividade fluir! São inúmeras as espécies que podem funcionar em um jardim vertical, mas a sua escolha depende do local onde o jardim ficará e todas as suas características.

Melhores plantas para um jardim vertical

Fizemos uma lista com algumas das melhores plantas para o seu jardim vertical. 

  • Aspargo-pluma: bem resistente à recepção de luz solar e chuva;
  • Barba-de-serpente: é uma planta que agrega muito ao visual do jardim e exige pouca rega quando adulta;
  • Clorofito: também conhecida como gravatinha ou paulistinha, ela é super indicada para ambientes internos, porém exige uma atenção maior quanto às regas;
  • Flor-de-coral: ou russélia, é bastante usada em muros ou paredes, devido aos seus ramos compridos e exóticos. Ela é ideal para ambientes externos que recebem sol pleno;
  • Lambari-roxo: além de trazer uma bela cor para o jardim, essa é uma planta de rápida propagação e grande versatilidade. Mas fique atento(a) ao utilizá-la, porque ela deve ser cultivada à meia sombra e muito adubo.

Onde colocar um jardim vertical? 

Por ocuparem pouco espaço, os jardins verticais podem ser instalados em qualquer ambiente. Geralmente, a versatilidade deste artigo de paisagismo pode ser encontrada tanto em apartamentos quanto em casas, nas áreas internas ou externas.

Alguns exemplos de ambientes onde os jardins verticais, normalmente, são usados: na área da piscina e churrasqueira, na varanda gourmet, cozinha, entre tantos outros.

Jardins verticais: uma tendência nos imóveis em Torres/RS

Sempre atento às tendências, o mercado imobiliário da cidade de Torres aderiu à arquitetura sustentável e passou a explorar os jardins verticais e a oferecê-los em seus empreendimentos. O melhor de tudo é que eles podem ser implantados em áreas externas ou internas; tudo depende da construção e do objetivo do cliente.

Para o mercado imobiliário, a tendência só traz vantagens. Os imóveis em Torres que contam com essa inovação atendem às maiores exigências do futuro, o que faz com que o índice de valorização do imóvel seja ainda mais alto.

Isso faz com que o investimento no mercado imobiliário seja indicado para quem tem reservas financeiras e não quer deixar o dinheiro parado. Pessoas que não abrem mão de morar em locais afinados às suas convicções também preferem os empreendimentos com jardins verticais, ou seja, há uma demanda crescente na busca por imóveis sustentáveis. Se você se interessa em investir em uma casa ou apartamento “mais verde”, apostar em Torres/RS é uma boa ideia. Para saber mais sobre os empreendimentos com jardins verticais na melhor cidade do litoral gaúcho, fale conosco!

Autor

Alexandre Soares

Alexandre Soares é cofundador e gerente de vendas com emoção na Infinity. Apaixonado por vendas, em 2012 decidiu ser corretor de imóveis em Torres. Nas horas vagas gosta de estar entre amigos, curtir uma boa pescaria e um passeio de Jet Ski pelo Rio Mampituba. CRECI 48.157.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.