Como juntar dinheiro para comprar um imóvel? Veja as dicas

Prédios e casas próximas ao mar da praia de Torres, no Rio Grande do Sul, com a logo da Infinity Imobiliária Digital à esquerda.

Ter uma casa ou apartamento próprio é o sonho de muita gente! Mas, para realizar esse sonho, é preciso ter um bom planejamento – principalmente se você é uma pessoa que não tem um salário tão alto assim. No artigo a seguir, nós separamos algumas dicas sobre como juntar dinheiro para comprar um imóvel!

Dentre as inúmeras vantagens, investir em uma casa ou apartamento é uma forma de promover segurança ao seu patrimônio e à sua família. Independentemente se o imóvel será utilizado para moradia ou para renda extra, fazer esse tipo de investimento vale a pena.

Mas, para conseguir passar por todas as etapas da compra de um imóvel com tranquilidade, é necessário se planejar financeiramente. Confira nossas Dicas Infinity para conseguir juntar dinheiro para fazer a aquisição de uma casa, apartamento ou terreno!

Dicas para comprar um imóvel com seu salário atual

Antes de tudo, escolha o imóvel que você precisa

Se você precisa economizar para comprar um imóvel, você deve pensar na sua necessidade com o bem e não somente no seu desejo. Por isso, antes de ler as dicas, você precisa se fazer algumas perguntas:

  • O imóvel será utilizado como moradia ou você vai colocá-lo para locação?
  • Você tem filhos, pets ou vive sozinho? Suas escolhas devem levar sua família em conta.
  • Você tem um emprego estável ou está com constante mudança de faixa salarial?

Esses são apenas alguns questionamentos que vão influenciar no imóvel que você pretende adquirir. Portanto, reflita sobre suas respostas antes de se comprometer.

Agora, vamos às dicas…

1- Faça uma planilha de ganhos e gastos

Inicialmente, insira em uma planilha informações referentes às tuas receitas e despesas. Nela, inclua também projeções para os meses futuros. Com essa planilha, vai ficar mais fácil visualizar qual é a sua situação financeira atual, com suas dívidas e compromissos que você tem a curto, médio e longo prazo.

2- Defina as prioridades

O planejamento financeiro irá ajudar na definição de prioridades para você e sua família. Estudos, qualificação profissional e cuidados com a saúde e o bem-estar estão entre os tópicos que podem entrar nessa lista. Já, gastos relacionados a outros aspectos do cotidiano, considerados supérfluos – como comer fora, serviços de streaming e viagens -, devem ser excluídos ou readequados.

Contar com a participação de toda a família na hora de definir as prioridades é fundamental, deixando claro que o objetivo final é a compra de um imóvel.

3- Controle os gastos

O controle dos gastos irá resultar na economia da renda mensal. Alguns pequenos cortes, quando somados, fazem uma grande diferença. São cortes mais estratégicos, como aqueles referentes às compras por impulso. Isso porque eles irão representar uma boa parcela de economia.

Assim, repense as compras quando for ao supermercado ou padaria ou quando for pedir no delivery. Custos fixos mensais, como planos de streaming e TV por assinatura, também podem ser suspensos nesse momento. O controle do cartão de crédito é outra forma bastante recomendada para reduzir os seus custos.

4- Mude os hábitos

Pode parecer difícil, mas mudar hábitos é uma atitude que representa um respiro no orçamento da casa. Que tal substituir o almoço no restaurante pelo preparo das refeições em casa ou a academia por exercícios ao ar livre? Se há mais de um carro na família, também é possível uma readequação de agendas e a utilização de um único veículo – ou mesmo de uma bike.

Enfim, a mudança de hábitos depende da rotina e das necessidades de cada família, mas vale observar o que pode ser feito para economizar.

5- Faça uma ou mais aplicações financeiras

Depois de fazer o seu planejamento financeiro e de reprogramar os seus custos, é hora de fazer o dinheiro render. Para isso, escolha uma aplicação financeira segura e sem possibilidades de perdas pode ajudar.

Entre as aplicações mais comuns dessa vertente estão aquelas de renda fixa, como os títulos públicos, poupança, CDBs, fundos e letras de crédito. Se você não possui conhecimento nessa área, a orientação é buscar uma consultoria para fazer o melhor investimento. A princípio, evite aplicações de médio e de alto risco.

6- Separe uma reserva para imprevistos

A vida pode ser bem imprevisível e, mesmo com planejamento, nós ainda podemos ser pegos de surpresa. Uma parte da sua renda precisa ficar separada para gastos extras que possam surgir durante o processo.

Lembre-se: você não deve ficar ansioso ou estressado no momento de comprar um imóvel. Se, no momento, você ainda não possui as condições ideais para um investimento desta proporção, aguarde. Seu momento vai chegar!

Bairro próximo a uma praia em Torres, Rio Grande do Sul, com o texto à esquerda "Escolha seu lar no paraíso: Imóveis em Torres"

Como juntar dinheiro para comprar imóvel ganhando pouco?

Não se engane. Quem ganha pouco também pode comprar uma casa ou apartamento. Apesar de parecer um sonho distante, com organização e planejamento, quem tem uma renda menor também pode fazer esse investimento.

Além de seguir as dicas informadas anteriormente, existem formas de pagamento e financiamento que podem ajudar bastante pessoas que se encontram nessa situação. Por meio do programa Casa Verde e Amarela – antigo Minha Casa Minha Vida -, os compradores têm acesso a taxas mais baixas de juros, subsídio, prazos diferenciados e possibilidade da utilização do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o pagamento das parcelas.

São várias as faixas do programa, dependendo da renda mensal do comprador e do tipo de imóvel. Com a composição de renda, o processo pode ficar mais fácil. Uma ótima alternativa para quem tem uma renda mensal menor.

Qual a melhor forma de comprar um imóvel?

Para quem não tem o valor à vista (acredito que esse seja o seu caso, correto?), existem alguns tipos de financiamento no Brasil. Veja suas características para saber qual é o ideal para você:

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Esse programa de financiamento habitacional financia imóveis residenciais de até R$ 1,5 milhão com juros de até 12%. É neste tipo de financiamento que o programa Casa Verde e Amarela está incluído.

Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

Esse tipo de financiamento é voltado para imóveis acima de R$ 1,5 milhão ou que não estão inclusos no SFH, sem limite de renda comprometida e com taxa de juros máxima de 12% ao ano.

Prédios e casas da cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, com o texto à esquerda "Simule agora seu financimento"

Quanto guardar por mês para comprar um apartamento?

O financiamento não pode comprometer mais que 30% da renda bruta mensal do solicitante. Ou seja, o ideal é guardar – pelo menos – esse valor, para ter mais controle financeiro e evitar a inadimplência.

Geralmente, é possível financiar até 80% do valor total do imóvel. Ou seja, os 20% da entrada devem ser pagos à vista no momento em que é aprovado o financiamento.

Se você já possui esse valor, ótimo! Agora deve se preocupar com o valor mensal das parcelas – que podem durar até 30 anos, praticamente. Ou seja, é um compromisso a longo prazo. Fique atento!

Programe seu futuro em Torres

Com base em dicas como essas, você já pode começar a planejar a compra do seu imóvel de maneira mais tranquila e palpável. Tenha em mente que a compra de um imóvel é um dos investimentos mais seguros, por isso, vale a pena poupar por um tempo para atingir esse objetivo.

Nesse processo, contar com uma imobiliária de confiança é fundamental. Com a Infinity Imobiliária, além da facilidade das visitas aos imóveis, você recebe atendimento personalizado de um especialista para te ajudar a entender melhor as características de cada imóvel e te orientar a encontrar aquele que vai atender ao que você precisa. Fale conosco!

Leia também: Confira 5 vantagens de investir em imóveis em Torres

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Autor

Alexandre Soares

Alexandre Soares é cofundador e gerente de vendas com emoção na Infinity. Apaixonado por vendas, em 2012 decidiu ser corretor de imóveis em Torres. Nas horas vagas gosta de estar entre amigos, curtir uma boa pescaria e um passeio de Jet Ski pelo Rio Mampituba.CRECI 48.157.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

Simplesmente o antigo estádio Riachão 🏟 lotado em um domingo de campeonato gaúcho!

A casa do Grêmio Esportivo Torrense ⚽️

Se arrisca a dizer quem estava jogando? 🤔
E o ano dessa imagem?

#torresrs #descubratorres #futebol #torrense
...

🐳 ABERTA A TEMPORADA 🌊 ...

Marque aquele seu amigo que vai tomar só UMA 🍺

Hoje é o dia da cerveja!

Temos a honra de ter a @dado_bier como parceira e poder beber todos os dias 😂

A PRIMEIRA MICROCERVEJARIA ARTESANAL DO BRASIL! 🇧🇷
...

Quem aí nunca estipulou como meta ler mais? 👀

Pensando em proporcionar tudo isso às pessoas, o Parador Descubra Torres, montou uma biblioteca recheada de livros. 🤩📚

Todos os exemplares estão disponíveis para empréstimo o ano todo. Para isso, basta apresentar um documento com foto e levar o teu! 🙌

Conta aqui para a gente, tu tem o hábito da leitura? 😄

#descubratorres #bibliotecainfinity #torresrs #digitalcomemoção
...