O que valoriza um imóvel? Confira 9 fatores que influenciam

Chegou a hora de comprar sua casa ou apartamento? O investimento em imóveis é um dos mais seguros que existem. Ao escolher investir no mercado imobiliário, você garante um patrimônio próprio e que não sofre com as oscilações do setor financeiro e econômico do país. Mas, antes de tudo, é importante compreender o que valoriza um imóvel e quais fatores influenciam para garantir um bom retorno desse investimento.

O cenário do mercado de imóveis é promissor e ganhou destaque nos últimos anos – devido à pandemia -, seja porque nós precisamos passar mais tempo em casa ou mesmo porque as incertezas do setor atingiram tanto quem constrói quanto quem investe. Os juros baixos desse período também contribuíram para essa movimentação.

Contudo, ao escolher um imóvel para investir, nem sempre o comprador está atento aos fatores que estão diretamente relacionados ao valor da venda e ao potencial de valorização. O conhecimento sobre estes fatores pode, inclusive, embasar a proposta de compra.

Então, se você está pensando em investir nesse mercado, fique conosco. Nesse artigo, você conhecerá os principais fatores que influenciam na valorização imobiliária. Confira!

O que influencia na valorização de imóveis?

Definir a compra de uma casa ou apartamento exige diversos cuidados. Entre eles, observar tendências de mercado e projetar o potencial de revenda do imóvel, mesmo quando o objetivo principal da aquisição seja moradia ou veraneio. Afinal, a compra de um imóvel é um investimento a longo prazo que, normalmente, tem um custo elevado.

Por isso, para ter sucesso na negociação, é muito importante analisar o potencial de valorização de um imóvel antes de comprá-lo. Nesse sentido, é preciso observar diversos fatores que influenciam no preço do imóvel e, portanto, determinam o seu potencial de valorização ao longo do tempo. Confira os principais itens a serem observados.

1. Mercado Imobiliário

O período de incertezas causadas pela pandemia do coronavírus fez com que os investidores corressem para setores de maior solidez econômica, como o mercado imobiliário.

O cenário colocou o imóvel mais uma vez no patamar de porto seguro e a propriedade voltou a se posicionar ao lado de ativos como o ouro e o dólar. Vale destacar que, com o investimento em imóveis, o ganho vem não só do rendimento com aluguéis, mas também com a valorização gradual da propriedade.

De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), a venda de imóveis durante o primeiro semestre de 2021 cresceu 46,1%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Dessa forma, antes de comprar um imóvel, vale fazer uma pesquisa sobre como está o mercado imobiliário e a economia do país de uma forma geral. A Selic – que é a taxa básica de juros da economia -, por exemplo, é a principal ferramenta de política monetária utilizada para controle da inflação pelo Banco Central. Ou seja, precisa ser observada com atenção.

2. Localização

A localização é um dos fatores mais importantes para a valorização de um imóvel. 

Bairros mais afastados do centro, por exemplo, valem menos. Já aqueles mais próximos de avenidas importantes e com boa infraestrutura urbana valem mais. Quando se trata de imóvel na praia, também há localizações mais privilegiadas, como frente mar ou quadra mar. 

Para muitas pessoas, principalmente durante a pandemia, o fato de o imóvel estar em uma região próxima à praia ou à natureza, e em uma vizinhança segura e agradável é muito importante. Dessa forma, para avaliar a localização de um imóvel, primeiramente observe a oferta de serviços essenciais e o acesso a comércio e outras facilidades. Leve em conta também a disponibilidade de serviços de lazer na região, como restaurantes, clubes, shopping centers e parques ou praças com áreas verdes.

3. Segurança

Antes de investir em um imóvel, procure saber ainda sobre os índices de segurança na região. Imóveis localizados em áreas com menor incidência de criminalidade e boa iluminação nas vias são mais valorizados. Da mesma maneira, a presença de câmeras de vigilância, portaria 24 horas, cercas elétricas e equipes de segurança privada são itens muito requisitados pela proteção que oferecem aos moradores.

Hoje, todas essas questões são primordiais para quem busca mais qualidade de vida e tranquilidade no dia a dia. Além disso, aumentam o potencial de valorização de uma localização, pois geram mais interesse entre futuros moradores e, portanto, atraem mais investimentos  para essas regiões.

4. Conservação do imóvel

O estado de conservação e as características físicas também são fatores que influenciam no valor de um imóvel. Aliás, quando um imóvel é mal cuidado ou tem problemas estruturais, até mesmo uma pessoa com pouco conhecimento de mercado consegue perceber os problemas.

Afinal, ninguém gostaria de morar ou investir em uma casa ou apartamento com falhas no interior ou exterior, não é mesmo? Por isso, é tão importante visitar o imóvel antes da compra.

O bom estado de conservação da fachada da casa ou do prédio valorizam o imóvel. Já acabamentos ruins, grama alta e falta de pintura, dão a impressão de descuido e abandono, desvalorizando a propriedade. 

Por isso, é importante avaliar desde instalações elétricas e hidráulicas do imóvel, até itens mais estruturais, como materiais construtivos e qualidade dos acabamentos.

5. Materiais de construção utilizados

Também é importante observar a infraestrutura e os materiais usados na construção. Revestimentos mais nobres, assim como bons acabamentos, tornam o imóvel mais atraente e são um diferencial de mercado.

O uso de materiais construtivos de alta qualidade indicam que o imóvel tem maior durabilidade e precisará de menos manutenção. Evitando, assim, que o morador tenha mais gastos no futuro. 

Imóveis que oferecem opções de personalização e com plantas flexíveis também se destacam, pois garantem que cada proprietário poderá adaptar o espaço às suas necessidades.

6. Metragem

Outro fator determinante no valor de um imóvel é o tamanho do espaço disponível. Com a pandemia e o isolamento social, a necessidade de home office, por exemplo, aumentou. Assim, imóveis com apenas um quarto despertam menos interesse, pois podem dificultar a criação de um ambiente exclusivo para o trabalho ou estudos. A não ser que sejam studios que já possuem essa proposta.

Além disso, a falta de espaço ou ambientes muito pequenos podem afastar famílias com filhos ou animais de estimação, reduzindo o leque de potenciais compradores futuramente.

7. Áreas de lazer

O que valoriza um condomínio? Opções como jardim, piscina e outros equipamentos de lazer sempre foram fatores decisivos no momento de escolha de um imóvel. E, com a questão da pandemia, isso se tornou ainda mais imprescindível.

Hoje, as pessoas valorizam muito mais os espaços de lazer ou descanso disponíveis em um imóvel. Muitos querem ter momentos ao ar livre, deixar crianças e pets se divertirem em um ambiente mais seguro ou até mesmo cultivar uma horta.

Assim, uma área gourmet, espaço pet, piscina ou uma vista privilegiada, assim como o acesso a atividades de lazer oferecidos pelo condomínio, podem fazer toda a diferença no momento de decisão pela compra de um imóvel.

8. Documentação em dia

Documentação pendente ou com algum problema desvaloriza o imóvel e torna o processo de compra muito mais complicado. Por isso, é fundamental que o imóvel esteja sempre com a documentação regularizada e os impostos e taxas em dia. Além disso, é preciso verificar se não há nenhuma pendência relacionada a heranças e inventários, que podem impedir a negociação. 

Para evitar esses problemas, a recomendação é procurar uma imobiliária confiável e com equipe especializada para ter certeza de que toda a documentação do imóvel está em dia e totalmente regularizada. Em Torres/RS, a Infinity Imobiliária pode te ajudar.

9. Incidência do sol

Os imóveis mais valorizados, ainda mais quando se trata dos apartamentos, são os que recebem o sol pela manhã. Afinal, este é o horário em que a incidência do sol é menos danosa à pele. Sem contar que esses imóveis são um pouco mais frescos à noite, já que não passam a tarde inteira expostos ao calor do sol.

Um dos fatores externos que mais influenciam sobre o valor do imóvel, a incidência do sol pode ser verificada previamente com o auxílio de alguns aplicativos para smartphones. Por exemplo, o Sun Surveyor – que existe na versão paga e gratuita para Android e iOS. Esse app possui uma bússola 3D que ajuda a visualizar o caminho do Sol ao longo do dia o ano inteiro. Antes de comprar qualquer imóvel, vale fazer uma visita ao local e uma checagem disso por meio dessa ferramenta.

Como calcular valorização do imóvel?

Agora que você já sabe o que mais interfere na valorização de um imóvel, será mais fácil ter uma noção de quanto custa determinada casa ou apartamento. Para facilitar ainda mais esse cálculo, existem alguns índices nacionais que podem te auxiliar ainda mais a realizar esse monitoramento.

Compre imóveis em Torres/RS

Ter um destino para veranear com a família, com tranquilidade e a garantia de bem-estar para todos, são algumas das vantagens de comprar imóveis em Torres

Com menos de 40 mil habitantes, Torres oferece a tranquilidade de uma cidade litorânea menor, mas com infraestrutura completa. Além disso, conta com imóveis de alto padrão para atender aos perfis mais exigentes: apartamentos e coberturas podem ser um investimento na medida certa.

Para realizar esse sonho, conte com a Infinity, imobiliária digital em Torres, e garanta o melhor futuro para ti e tua família. 

A Infinity oferece uma ampla variedade de imóveis nas melhores localizações da cidade. A jornada de compra diferenciada envolve o conhecimento aprofundado de todas as regiões de Torres e atendimento personalizado, por meio do qual você recebe atenção e orientação para encontrar o imóvel ideal.

Além de encontrar casas em condomínio ou apartamentos em Torres com as características que procura, você pode contar com os especialistas da nossa equipe para definir a melhor forma de compra do seu imóvel: financiamento, uso do FGTS ou permuta – caso você não queira a opção da compra à vista.

E poderá ficar tranquilo em relação à segurança do negócio, pois nossos corretores verificam toda a documentação do imóvel e do vendedor para garantir a sua tranquilidade. Aproveite a Experiência Infinity e encontre o melhor negócio – nós sabemos tudo sobre compra e venda de imóvel em Torres!

Autor

Alexandre Soares

Alexandre Soares é cofundador e gerente de vendas com emoção na Infinity. Apaixonado por vendas, em 2012 decidiu ser corretor de imóveis em Torres. Nas horas vagas gosta de estar entre amigos, curtir uma boa pescaria e um passeio de Jet Ski pelo Rio Mampituba. CRECI 48.157.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.