Novo Plano Diretor de Torres:
8 coisas que você precisa saber

O novo Plano Diretor de Torres foi aprovado. Essa é uma notícia que gera dúvidas como:

  • E agora, o que isso vai impactar na cidade?
  • Teremos prédios de 40 andares em plena Beira-mar?
  • Iremos nos tornar uma nova Balneário Camboriú?

Fique tranquilo! Vamos te explicar tudo sobre o novo Plano Diretor de Torres.

Mas afinal, para que serve o Plano Diretor?

Primeiro, é importante esclarecer que o Plano Diretor não serve apenas para definir diretrizes do mercado imobiliário e sair liberando prédios altos por toda a cidade, como muita gente acha.

O Plano Diretor existe exatamente para evitar que um crescimento desenfreado aconteça e que danos ambientais apareçam na cidade. Ou seja, é para que não tenhamos uma cidade caótica a longo prazo. O Plano Diretor também é o responsável por definir as atividades que são permitidas e proibidas em cada região. Ele vai muito além de definir zonas, índices construtivos e alturas das edificações.

O Plano Diretor de Torres que estava em vigor até agora era de 1995. Desde então, a cidade mudou muito. Diversas vezes, o Plano Diretor defasado impedia um crescimento econômico e cultural para Torres. Entre as proibições do Plano antigo que prejudicavam a cidade estão: a proibição de indústrias na cidade e o comércio na Prainha, o que criou uma carência de restaurantes pela orla.

Principais mudanças do novo Plano Diretor de Torres

Vamos pontuar algumas mudanças importantes que irão mudar o cenário da cidade nos próximos anos.

 

  • Zona 08: Av. Beira-Mar, na Praia Grande

Muito se especulava que iriam liberar prédios altos na Av. Beira-Mar, na Praia Grande e, assim, acabar com a sombra de toda a orla. No novo Plano, se manteve os mesmos 9 metros de altura para as edificações, liberando apenas prédios de no máximo 3 pavimentos.

Então, as características que temos hoje serão mantidas. Mesmo que o mercado imobiliário construa edificações novas, elas irão seguir o padrão do que já vemos hoje em alguns prédios na Rua Kalil Sehbe e Rua Saldanha da Gama. 

  • Zona 06: Prainha

Para preservar a identidade histórica da região da Prainha, com o novo Plano Diretor fica permitido apenas construções unifamiliares de até 7 metros de altura. Anteriormente era permitido construções multifamiliares de até 3 pavimentos (9 metros). 

Já que estamos falando da Prainha, vamos nos estender até a Praia da Cal e Guarita. Estes locais passaram por algumas mudanças importantes com a criação de duas novas Zonas: a Zona 24, chamada de São Francisco, e a Zona 25 de Guarita II.

  • Novas Zonas

Zona 24: chamada de São Francisco

Zona 25: chamada de Guarita II

Anteriormente as duas eram uma zona apenas chamada de ARU (Área de Revitalização Urbana).

A Zona 24 podemos destacar pela ênfase no crescimento urbano, residencial e serviços, pois foi liberado edificações em altura. Entretanto, apenas seguindo com um índice incentivado um pouco menor de 1.8, o que irá resultar em uma zona com prédios mais baixos. Além do incentivo à habitação, a Zona 24 também passou a incentivar outras atividades que irão movimentar a economia, como o comércio atacadista e varejista, depósitos, oficinas e também a indústria. 

  • Zona 07: Centro de Torres

No Centro de Torres, antes era permitido edificações com até 20 pavimentos e agora passou a permitir apenas construções mais baixas, com no máximo 38 metros de altura, o que resulta em 12 pavimentos. 

  • Zona 11: Ronda

A região teve seu Índice elevado de 2.4 para 3.0, o que irá proporcionar prédios mais altos. A região se tornará uma importante área de expansão residencial. Um local que as construtoras irão olhar com outros olhos por ser uma zona central, com bastante comércio de bairro como mercadinhos e também serviços importantes, como escolas, bombeiros e posto de saúde. 

  • Zona 17: Salinas

Outra Zona também recebeu melhorias importantes, pensando na expansão urbana da cidade no longo prazo, foi a região de Salinas. Um bairro rural que fica entre a Avenida Castelo Branco e o Rio Mampituba e que teve seu Índice aumentado de 0.2 para. 1.2 e sua altura máxima permitida de apenas 8 metros para 15 metros, deixando de ser uma região até então rural, com lotes mínimos de 5.000m² para se tornar um bairro residencial, agora com lotes mínimos de 360m², com índice incentivado para edificações de até 5 pavimentos. Essa mudança fará com que, em breve, tenhamos loteamentos residenciais contemplados por uma bela área verde que a Salinas pode proporcionar. 

Pensando no crescimento econômico de Torres, a maioria das zonas também passou a incentivar a indústria, algo que era proibido no Plano Diretor anterior, como já comentamos. 

  • Zonas Corredores

As zonas denominadas como Corredores, são importantes eixos de grande fluxo de ligação e que possuem alto potencial econômico para Torres. 

Vamos falar um pouco mais sobre dois desses Corredores.

A Zona C04 (Corredor 04 – Avenida Castelo Branco), é o principal acesso da cidade de Torres e, agora, possui Incentivo para a Indústria I, II e III, aumentando ainda mais seu potencial econômico e proporcionando que novas empresas se instalem na cidade. Além do incentivo à indústria, a Zona C04 foi revisada e agora possui três limites de altura na construção civil: 9m, 15m e 24m. Sendo 9m (ou 3 pavimentos) no eixo da avenida do Posto Sim até Rua Capitão Jovino lado leste, 15m (ou 5 pavimentos) da Rua Capitão Jovino lado Oeste até a Estrada do Mar lado Leste e 24m (ou 8 pavimentos) da Estrada do Mar lado Oeste até a BR 101. 

Outro Corredor que passou por mudanças foi a Zona CO3 –  Riacho, que anteriormente não possuía limites de altura para as edificações e proibia a implantação de indústrias na zona. Com o novo Plano Diretor, a altura das edificações passou a ser limitada em 10 pavimentos e a Indústria I e II passaram a ser incentivadas. 

  • Preservação do Patrimônio Histórico 

Além das novas diretrizes urbanísticas que irão impactar na construção civil e na cara da cidade nos próximos anos, também tiveram mudanças importantes no que se diz respeito ao patrimônio histórico.

Tornou-se área de interesse paisagístico, histórico cultural e turístico: a Casa número 1 e seu terreno, todo o entorno da Igreja São Domingos incluindo as praças em frente a igreja, o Barzinho do Abrigo localizado entre a Praia Grande e a Prainha, edificação construída em 1936 como primeira sede da SAPT e também o Farol de Torres, inaugurado em 1912 e fica localizado na Torre Norte da cidade. 

Por que mudar o Plano Diretor?

As alterações no Plano Diretor são mudanças importantes e necessárias para uma cidade que, nos últimos 10 anos, teve um crescimento enorme, tanto em número de pessoas que trocaram suas cidades para terem uma qualidade de vida melhor morando em Torres quanto sócio-cultural graças ao boom do mercado imobiliário. 

Um Plano Diretor atualizado é essencial para termos uma cidade melhor para as próximas gerações e fará com que Torres continue crescendo cada vez mais e melhor.

Ricardo Ourique
Arquiteto e Urbanista
CAU – A262990-9

Autor

Infinity Imobiliária Digital

Nossa equipe de especialistas entende tudo sobre Torres. Aqui nós compartilhamos conhecimento, indicamos os melhores lugares e atividades pra ti e tua família e planejamos contigo a compra do teu novo imóvel!

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.