Lendas do Rio Grande do Sul que você precisa conhecer

Muitos componentes são responsáveis por moldar a cultura de um lugar. E, quando se fala em Rio Grande do Sul, é importante compreender a presença de diversas referências que formam a cultura desse povo tão apaixonado pela sua terra, seus costumes e seu folclore. Neste artigo, vamos falar sobre algumas lendas do Rio Grande do Sul, que ajudaram a construir a cultura na região. Fique conosco para conhecer um pouco mais sobre as lendas e mistérios desse incrível estado da região Sul do país.

A formação dos povos gaúchos carrega herança de diferentes povos europeus e indígenas, e toda essa mistura reflete em influências no estilo de vida, na culinária, nos tipos de moradia, no vocabulário, nas danças, nas festas e também nas crenças. Esse misto de referências, aliado a muita imaginação, deu origem a uma série de lendas folclóricas no Rio Grande do Sul, que falaremos a seguir.

Mitos x lendas x folclore: existem diferenças?

Mitos, lendas e folclore não são a mesma coisa. O folclore é o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas de modo individual ou coletivo. Todos os povos possuem possuem o próprio folclore, passado de maneira informal de geração a geração, por meio de músicas, histórias, comidas, etc.
As tradições folclóricas também incluem lendas – que são narrativas de caráter espetacular em que um fato histórico se amplia e se transforma na imaginação popular – e mitos – que são narrativas que evoluem de acordo com as condições históricas e étnicas de uma determinada cultura.

Lendas do RS

A forma com que o gaúcho é orgulhoso dos seus costumes e tradições faz com que, desde criança, lendas e mistérios da região estejam no imaginário popular. Uns por curiosidade, outros por medo, e alguns pelo simples fato de que essa é uma forma de manter a família reunida, tomando um chimarrão e compartilhando histórias de geração em geração.

Conheça algumas lendas que fazem parte do folclore gaúcho:

Sepé Tiaraju

Esse é um personagem muito simbólico da cultura do RS. A bravura e a coragem do índio guarani e missioneiro Sepé Tiaraju, durante a Guerra Guaranítica, em 1756, foi o que alimentou o aspecto lendário da figura. Sua personalidade possui aspectos que ajudam a representar o gaúcho.

A lenda de Sepé Tiaraju diz que ele era filho de um cacique, possuía vigoroso porte físico e era um valente guerreiro. Em sua testa, trazia um lunar como emblema divino que, durante o dia, era comum, mas brilhava à noite ou durante as batalhas. Tudo isso o tornaria um ser predestinado a cumprir missões e com a vida marcada pelas profecias celestes.

Por representar tanta coisa para os gaúchos, a figura de Sepé pode ser encontrada na literatura e na música gaúcha. Em 2005, ele foi declarado um herói rio-grandense e, em 2009, foi enquadrado como herói nacional.

Salamanca do Jarau

Também conhecida como Teiniaguá, a Salamanca do Jarau também é uma lenda que se remete aos tempos em que os jesuítas estavam no Rio Grande do Sul. A Teiniaguá – também um forte ícone da cultura gaúcha – é uma princesa espanhola que veio para a região sul do país fugida e transfigurada, de modo que não fosse reconhecida e presa.

Com corpo de salamandra, o Teiniaguá tem um pedra preciosa de brilho ofuscante incrustada na sua cabeça. E, diz a lenda que, o homem que aprisionasse o lagarto seria levado até a Salamanca do Jarau, que seria um local cheio de tesouros.

De acordo com o folclore, num certo dia, um sacristão jesuíta foi à lagoa para se refrescar e acabou se deparando com Teiniaguá saindo da água. Ele sabia que se tratava de uma princesa e, logo, a aprisionou.

Depois de um tempo em convivência, Teiniaguá e o sacristão se apaixonaram e passaram várias noites juntos. Quando os padres descobriram o que se passava, prenderam o moço e a amada fugiu rio adentro.

Um tempo depois, Teiniaguá voltou para salvar o sacristão – que estava condenado à morte pelos padres. A tentativa deu certo e, até hoje, acredita-se que a princesa e o sacristão vivem juntos, em uma caverna, conhecida como Salamanca do Jarau.

Negrinho do Pastoreio 

Considerada a principal lenda do folclore gaúcho, o Negrinho do Pastoreio  possui origem africana e cristão e surgiu em meados do século XIX. Segundo a lenda, ainda no tempo da escravidão, o Negrinho foi um pequeno escravo que sofreu muito nas mãos de um fazendeiro.

Certo dia, o homem solicitou ao menino que ficasse responsável por cuidar dos cavalos. Mas, quando retornou, um dos cavalos havia fugido e, por isso, resolveu castigar o menino.

Machucado por muitas chibatadas, o Negrinho foi deixado à própria sorte próximo a um formigueiro, certo de que a morte estava próxima. Porém, no dia seguinte, o menino foi visto pelo próprio fazendeiro, sem ferimentos e montado no cavalo perdido. Ao seu lado, estava a Virgem Maria.

Essa lenda foi muito contada na região Sul do país pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão. 

Sereia da Furna do Diamante

As Furnas de Torres não são famosas apenas pelas belas paisagens naturais. Existem também muitas lendas que envolvem o lugar. Uma delas é a lenda da Sereia do Diamante.

Reza a lenda que uma sereia protege a Furna do Diamante e guarda nela um esconderijo secreto, repleto de pedras preciosas e diamantes. Toda sexta-feira, em noites de lua cheia, ela aparece na porta da gruta e, certamente, pedirá um pente para quem encontrar – para poder pentear seus longos e belos cabelos.

Quem entrega o pente à Sereia recebe a revelação de onde está escondido o tesouro das Furnas. Muitos pentes já foram encontrados no local, deixados por moradores e pessoas que acreditavam na lenda.

Essa é uma das histórias mais recorrentes entre as conversas de pescadores, repassada de geração para geração, ganhando contornos por cada narrador que passa.

Motivos para morar no Rio Grande do Sul

Que delícia poder conhecer um pouco mais sobre o maravilhoso estado gaúcho, não é? Veja alguns motivos que farão você vir para ficar.

Cultura gaúcha

Sem dúvidas, o Rio Grande do Sul é um dos estados com aspectos culturais mais ricos e distintos. Pelo fato de reunir influências indígenas, alemãs, italianas, espanholas e muito mais, o estado gaúcho traz consigo uma identidade única.

Além disso, o povo gaúcho é muito orgulhoso da sua terra e das suas tradições, portanto, não te faltará comidas e festas típicas, grande receptividade e muito chimarrão!

Qualidade de vida

Conhecido pela qualidade de vida, o RS é um estado que tem performado muito bem com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme a contínua melhora nos indicadores de escolaridade, renda e longevidade.

Belas paisagens

Embora menos cobiçadas pelos visitantes, o Rio Grande do Sul possui belíssimas paisagens, principalmente em praias, que garantem ótimos passeios.

Confira: 15 melhores praias do RS: um roteiro de norte a sul pelo litoral gaúcho

Torres: uma das melhores cidades para morar no RS

Posso apostar que esse texto despertou a sua curiosidade sobre o Rio Grande do Sul, não é mesmo? Se você curtiu mesmo, venha morar conosco, tchê! Torres é uma das melhores cidades para morar no RS,

Com paisagens exuberantes, estrutura completa, um povo acolhedor e uma cultura incrível, Torres é um município incrível para transformar em moradia.

Quem mora em Torres tem à sua disposição praias incríveis, que permitem experiências maravilhosas. E, nós, da Infinity, estamos aqui para te ajudar a encontrar o imóvel ideal.

Fale conosco por meio dos nossos canais de comunicação e a nossa equipe estará sempre pronta para te atender.

Referências

[1] LENDAS DO RIO GRANDE DO SUL: A literatura regional folclórica e a atualidade da tradição:

[2] Lendas (Torres): um especial

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Autor

Renan Borba

Nascido e criado em Torres, Renan já foi surfista profissional e ama surfar e viajar. Inspirado pelo seu pai e irmão, que já atuavam no ramo imobiliário, se tornou corretor em 2011. Hoje é especialista no mercado local, cofundador da Infinity e idealizador do nome da empresa. CRECI 41.110.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

E já tem famílias pesquisando a rota entre Guaporé > Torres! 🛣 🏖

Na capital da hospitalidade estamos bem de parceria, a @santisolucoesimobiliarias representada pelo Charles se uniu ao nosso corretor Leonardo para trazer e ajudar mais pessoas a descobrir Torres!

Bons frutos já se colhem com a nossa união com a @santisolucoesimobiliarias 🖊🙌🏼🖊

#torresrs #descubratorres #mercadoimobiliario
...

SABE O QUE É UMA DAÇÃO?

Senta aí 🛋 que o #experiênciaInfinity de hoje é grande.

Esse é o Ramon Peres, o responsável da @volare_construtora que executa, projeta e comercializa casas em condomínios aqui em Torres.

O nosso corretor @corretor.deividcarneiro conheceu um casal que reside em Curitiba, a capital do Paraná. Eles já possuíam um apartamento em Torres, mas a necessidade era um imóvel maior, visitaram com o Deivid muitos apartamentos, novos e na planta também, mas quando foram ao condomínio Reserva das águas, não houve dúvida. Seria lá onde queriam um imóvel para chamar de Lar.

Ai que entra a famosa DAÇÃO, que é nada mais nada menos que a forma de pagamento com outro imóvel. Sim o apartamento em Torres do casal de Curitiba foi aceito pelo Ramon como parte desta negociação, esse exemplo acontece muito por aqui.

Colocando o teu imóvel no negócio, você não precisa esperar pela venda no mercado imobiliário. Você ganha mais tempo e poder de compra. Em momentos de instabilidade econômica, essa ideia fica ainda melhor, por dois motivos: a comercialização pode demorar semanas, meses ou mesmo anos.

Além disso, as vezes dá pra continuar morando no apartamento antigo até a entrega das chaves do novo imóvel.

Se ficou em dúvida pergunta pro @corretor.deividcarneiro

#descubratorres #torresrs #experienciainfinity
...

Fomos além!

Buscamos entender como é a vida na Prainha, em Torres…

O Reserve da @rdimerconstrutora é pura qualidade de vida, ele usa o tempo ao teu favor, entrega momentos únicos nesse paraíso.

Além do mais, assinado com mobiliário @saccarooficial e arquitetura @lithos.arquitetura

#descubratorres #torresrs #imoveisbrasil
...

Ganhar do Manchester City é barbada!

👀 queremos ver é vender 03 imóveis em Torres numa tacada!

@mrancelotti já avisou o gerente!
...