9 dicas para comprar o primeiro imóvel de forma segura

Ah, o primeiro imóvel. Que grande sonho da vida adulta… Sabemos que, no Brasil, a vontade de adquirir a casa própria é enorme entre muitos. Mas, para conseguir consolidar esse objetivo, é essencial se organizar e se planejar para garantir que tudo ocorra da melhor maneira – principalmente se estamos falando em fazer isso pela primeira vez. Aos estreantes dessa área do mercado imobiliário, separamos nove dicas para comprar o primeiro imóvel de forma segura, correta e financeiramente consciente.

A aquisição de um bem desse tipo exige um alto investimento e, consequentemente, um grande comprometimento por parte do comprador. Efetuar a compra de um imóvel com cuidado vai te ajudar a não ter futuros problemas e arrependimentos no futuro.

E, justamente por exigir tantos pontos de atenção, é natural que surjam dúvidas ao longo do processo de compra do primeiro imóvel. Pensando nisso, a Infinity separou uma lista de passos a seguir antes de você fechar o negócio. Fique conosco para essa leitura!

10 passos a seguir antes de comprar o primeiro imóvel

 1. Escolha o tipo de imóvel

Pode parecer óbvio, mas muita gente deixa para escolher o tipo de imóvel já nas “vésperas” de comprá-lo e acabam tomando essa decisão sem ponderar corretamente. Com isso, as chances de você tomar uma decisão ruim nesse sentido aumentam. 

Nas suas buscas pelo primeiro imóvel, você vai encontrar diversas opções: casas, apartamentos, coberturas, sobrados, novos ou usados, em condomínio ou na rua. A sua escolha vai depender do seu objetivo com o imóvel, o que é mais interessante para você e sua família, etc.

Todos esses aspectos vão influenciar no custo do imóvel, na sua disponibilidade no mercado e até nas formas de pagamento disponíveis. Então, antes de definir, estude essas possibilidades e faça sua própria lista de prós e contras. Dessa forma, vai ficar mais fácil fazer todo o planejamento financeiro e logístico para comprar seu primeiro imóvel.

Leia também: Apartamento ou casa na praia: o que saber antes de comprar?

2. Defina a localização 

Não se deixe enganar por aqueles negócios que estão com um valor super acessível, mas estão localizados em bairros que não são interessantes para você e sua família. Uma hora, a má localização vai pesar na rotina de vocês.

A localização do apartamento, sobrado ou casa escolhida deve ser avaliada com bastante cautela. Nesse momento, considere a segurança e infraestrutura do bairro, seu acesso e a distância até pontos de interesse. 

Esse fator também influencia no valor e valorização do imóvel, mas vale a pena investir em imóveis em uma boa localização – que tem pretensão de desenvolvimento, inclusive.

3. Conheça as formas de pagamento

Hoje em dia, é possível encontrar diversas modalidades de pagamento, principalmente para quem está pretendendo comprar um imóvel pela primeira vez.

Uma dessas alternativas é adquirir a propriedade à vista, para evitar o pagamento de juros e uma dívida a longo prazo. Mas, por ser um bem de alto valor, sabemos que não é todo mundo que tem esse tipo de condição inicial.

E é por isso que o financiamento imobiliário é uma das opções mais populares entre os brasileiros. Nesse caso, uma instituição financeira empresta parte do valor total necessário para a compra do imóvel e realiza o parcelamento do pagamento dessa dívida – com juros – para os anos seguintes.

Para saber qual é a melhor instituição financeira a prestar financiamento imobiliário para você:

Além dessas alternativas, há ainda o consórcio imobiliário, uma opção para pessoas que não têm o valor à vista e também não querem se comprometer com parcelas muito altas de financiamento. Uma das vantagens de utilizar esse método é que, com ele, não há aplicação de juros e as parcelas a pagar mensalmente não são taxadas com impostos.

4. Entenda os valores da entrada

Por mais que existam alternativas de compra de imóveis que não exigem o pagamento de um valor de entrada, em alguns casos de financiamento imobiliário, isso é exigido.

Então, se você está se perguntando quanto de entrada para financiar um imóvel é necessário, a resposta é: depende. Esse valor varia de acordo com a linha de crédito adotada, o tipo de imóvel a ser comprado e sua renda.

Antes de fechar qualquer negócio, vale fazer várias simulações de financiamento para verificar qual deles vai se encaixar melhor na sua situação.

5. Planeje o pagamento das demais parcelas

Não adianta focar apenas no pagamento da entrada, obviamente. É necessário considerar o pagamento das demais parcelas de uma forma que você e sua família possam viver com tranquilidade e certo conforto até a quitação do imóvel.

Por isso, seguir todos esses passos é importante. Analise todo o orçamento com atenção, inclusive pensando nos possíveis imprevistos. Além disso, existem gastos relacionados a taxas e impostos, vistorias e a mudança que também devem ser levados em consideração nesse planejamento.

Posso usar FGTS para comprar imóvel?

Sim! O saldo da sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para pagamento da casa própria nas seguintes situações:

  • compra e construção de imóveis;
  • amortização ou liquidação do saldo devedor;
  • pagamento do valor das prestações.

Para quem vai comprar o primeiro imóvel, é uma opção muito interessante. Quando estiver se planejando, lembre-se de levantar essa hipótese.

6. Visite o imóvel em diferentes horários

Realizar várias visitas ao imóvel que se pretende comprar – em períodos diferentes do dia – permite que você possa analisar a dinâmica da região, sua segurança, os hábitos da vizinhança. Isso vai te ajudar a perceber se aquele imóvel é, de fato, uma boa escolha para você e sua família.

Outro aspecto que você também pode visualizar nessas visitas é com relação à incidência solar no imóvel. Antes de comprar a casa ou apartamento que você tanto sonha, é extremamente importante entender como o imóvel vai se comportar ao longo do dia com relação à luz solar.

Leia mais: A importância de visitar um imóvel antes da compra

7. Confira a documentação do imóvel

Esse é o tipo de dor de cabeça que precisa ser evitada para evitar prejuízos no futuro. Independente de qualquer situação de compra, confira atentamente a documentação do imóvel que está no seu radar, por exemplo: a situação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), certidão negativa de impostos municipais, pagamento das taxas condominiais, entre outras.

8. Atenção ao contrato 

Essa dica vale para qualquer setor da vida. Leia o contrato de compra do imóvel com afinco para evitar mal estar e desentendimentos no futuro. Sabemos como adquirir seu primeiro imóvel pode trazer muita ansiedade, mas não se deixe empolgar demais ao ponto de se distrair do que realmente importa no momento da compra.

09. Tenha apoio de uma imobiliária 

Por ser um processo cheio de detalhes, contar com o apoio de especialistas faz toda a diferença. Uma imobiliária de confiança possui expertise e experiência de mercado imobiliário e das nuances jurídicas e financeiras que fazem parte desse tipo de transação, portanto, é uma forma de tornar todo o processo mais seguro.

Além disso, com o apoio de uma boa imobiliária, você aprende a como registrar um imóvel pela primeira vez, se tem isenção de ITBI no primeiro imóvel, e tantas outras dúvidas que possam surgir ao longo da transação.

Compre seu primeiro imóvel em Torres

Se você está à procura de casas ou apartamentos para comprar pela primeira vez em Torres, a equipe da Infinity Imobiliária vai ser de grande ajuda. Com experiência no mercado e conhecendo a cidade como nenhuma outra empresa, nós somos uma imobiliária que oferece uma trajetória completa na hora de comprar seu primeiro imóvel, graças à Experiência Infinity

Contamos com uma equipe de profissionais capacitados e especializados no mercado imobiliário de Torres, prontos para tirar todas as dúvidas na hora de encontrar o seu imóvel na cidade.

Então clique aqui e comece agora mesmo a sua pesquisa para realizar o sonho da casa própria em Torres! Ou, se preferir, fale conosco.

Veja também:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Autor

Alexandre Soares

Alexandre Soares é cofundador e gerente de vendas com emoção na Infinity. Apaixonado por vendas, em 2012 decidiu ser corretor de imóveis em Torres. Nas horas vagas gosta de estar entre amigos, curtir uma boa pescaria e um passeio de Jet Ski pelo Rio Mampituba.CRECI 48.157.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

Simplesmente o antigo estádio Riachão 🏟 lotado em um domingo de campeonato gaúcho!

A casa do Grêmio Esportivo Torrense ⚽️

Se arrisca a dizer quem estava jogando? 🤔
E o ano dessa imagem?

#torresrs #descubratorres #futebol #torrense
...

🐳 ABERTA A TEMPORADA 🌊 ...

Marque aquele seu amigo que vai tomar só UMA 🍺

Hoje é o dia da cerveja!

Temos a honra de ter a @dado_bier como parceira e poder beber todos os dias 😂

A PRIMEIRA MICROCERVEJARIA ARTESANAL DO BRASIL! 🇧🇷
...

Quem aí nunca estipulou como meta ler mais? 👀

Pensando em proporcionar tudo isso às pessoas, o Parador Descubra Torres, montou uma biblioteca recheada de livros. 🤩📚

Todos os exemplares estão disponíveis para empréstimo o ano todo. Para isso, basta apresentar um documento com foto e levar o teu! 🙌

Conta aqui para a gente, tu tem o hábito da leitura? 😄

#descubratorres #bibliotecainfinity #torresrs #digitalcomemoção
...