Vistoria de imóvel: o que conferir antes de comprar?

Um homem de terno segurando uma pasta com documentos de vistoria de imóvel.

Na hora de comprar um imóvel, existem muitos fatores a serem analisados. Além de ser um alto investimento, é uma decisão que vai fazer parte da sua vida por muitos anos. Por isso, realizar a vistoria de imóvel, analisar preço, localização e visitas antes da compra é muito importante! Vem com a gente que vamos te explicar o porquê.

O que você confere a seguir:

O que é uma vistoria de imóvel?

A vistoria do imóvel é um processo em que um profissional avalia as condições do imóvel durante o processo de venda ou locação. Durante a vistoria, o profissional contratado deve tirar fotos e produzir um relatório para informar a imobiliária e as pessoas envolvidas na transação (proprietário e interessado) sobre como está o seu futuro lar.

Quem pode fazer vistoria de imóvel?

A vistoria do imóvel é realizada por um profissional competente do mercado imobiliário, como um arquiteto ou corretor de imóveis. O conhecimento técnico no mercado é essencial para notar detalhes que podem fazer a diferença na sua compra.

Caso você esteja realizando a compra do imóvel por meio de uma imobiliária, a empresa deve realizar a contratação de um profissional para realizar a vistoria. 

Além da vistoria, é indicado que a pessoa que deseja comprar o imóvel realize visitas para realmente conhecer o seu investimento. 

Visitar um imóvel antes da compra: o que conferir?

Além da vistoria, realizar uma visita ao imóvel é essencial antes de finalizar o processo de compra. Lembre-se que a compra de uma propriedade é um investimento duradouro e, para garantir o retorno financeiro que você deseja, o imóvel deve atender algumas condições.

A seguir, você confere o que analisar, durante a sua visita, a cada tipo de imóvel. Continue a leitura!

Imóveis prontos 

No caso de imóveis prontos para morar ou seminovos, você terá a oportunidade de visualizar o seu futuro lar em tamanho real. Poderá sentir o ambiente, planejar a decoração, a mobília e outros detalhes importantes. Já é possível ter uma ideia e comparar as opções disponíveis para compra.

Isso te ajuda no planejamento de quanto será necessário investir nesse imóvel para que ele fique com a sua cara. Em muitos casos, dá para aproveitar muito do que se tem, ou até revolucionar e mudar tudo.

Outra vantagem é ver o espaço do apartamento e de cada ambiente, para entender se são suficientes para as suas necessidades. Será que os móveis que você tanto quer caberão no seu novo lar? As posições nos cômodos e tamanhos de janelas são importantes, pois vai dar para saber se o lugar é ventilado ou em qual parede posicionar os móveis.

Apartamentos na planta

No caso da compra de um imóvel na planta, as construtoras costumam disponibilizar os apartamentos decorados para visita. Eles simulam em tamanho real o futuro empreendimento. Assim, visitar um apartamento decorado é uma forma de deixar tátil aquilo que continua no papel.

Você consegue visualizar o tamanho real dos ambientes com os móveis e todos os detalhes. Além disso, a visita é acompanhada por profissionais que vão te explicar todas as especificações da planta. Tudo para que você não tenha dúvidas sobre a sua escolha.

Para as visitas presenciais, é preciso agendar visita ao imóvel. O agendamento é feito previamente, a fim de que o local seja adequadamente preparado, com cuidados redobrados em relação à assepsia do imóvel.

Por último, também é interessante saber qual a posição solar ideal para o imóvel, para que o apartamento receba luz natural durante o verão e inverno.

Imóveis em condomínios

Em condomínios, é bom ter atenção às áreas comuns, pois alguns imóveis podem ter muito mais a oferecer no quesito lazer e espaços para festas que outros. Prédios mais novos costumam ter mais lugares dedicados ao bem-estar dos moradores, já que são feitos com conceitos mais modernos, com espírito de compartilhamento.

A boa convivência com os vizinhos é um ponto a ser considerado para que você e sua família se sintam parte de uma comunidade. O condomínio pode ser um lugar para fazer novos amigos e receber dicas dos vizinhos sobre o que fazer na cidade. Por isso, realizar uma visita é a ocasião perfeita para entender se o condomínio tem o perfil ideal para você e sua família.

Consigo realizar uma visita remota ao imóvel?

Com a Infinity Imobiliária Digital, você também pode optar pela visita remota, ou seja, a distância. Os corretores com emoção da Infinity estão à disposição para te apresentar os empreendimentos da imobiliária por meio de videochamada, tour 360º, vídeo previamente gravado ou ainda novas fotos do imóvel.

No caso das videochamadas agendadas com o cliente, os ambientes são filmados em detalhes, para que o interessado possa conhecer o ambiente mesmo sem estar presente no local. Nesse caso, informações adicionais podem ser enviadas na sequência, por mensagem ou e-mail.

Outro diferencial da Infinity é a possibilidade de envio de documentos por e-mail ou WhatsApp, dispensando a correria de levar a documentação até a sede da imobiliária.

Para garantir tudo isso ao usuário, a Infinity Imobiliária Digital investe em tecnologia e em novos produtos e serviços constantemente, visando cada vez mais facilitar a interação com proprietários de imóveis e interessados na compra.

E você ainda pode enviar dúvidas pelo WhatsApp ou através do Fale Conosco. Da mesma forma que no ambiente presencial, a Infinity garante agilidade e comprometimento no atendimento online. 

Conte com a ajuda de especialistas

Na Infinity, além da facilidade das visitas ao imóvel em Torres, no Rio Grande do Sul,  você conta com um time de especialistas para te ajudar a entender melhor as características de cada imóvel e te orientar para encontrar aquele que vai atender a tudo que você precisa.

Também oferecemos recomendações sobre os cuidados ao comprar um imóvel e dicas para compra de apartamento ou casa na praia.

E se você tiver dúvidas relacionadas à compra de imóvel, entre em contato com o nosso time!

Autor

Renan Borba

Nascido e criado em Torres, Renan já foi surfista profissional e ama surfar e viajar. Inspirado pelo seu pai e irmão, que já atuavam no ramo imobiliário, se tornou corretor em 2011. Hoje é especialista no mercado local, cofundador da Infinity e idealizador do nome da empresa. CRECI 41.110.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.