Qual a função do corretor de imóveis? Leia e tire suas dúvidas

Na hora de encontrar o imóvel perfeito, é fundamental tomar cuidado nas negociações. Comprar direto com o proprietário pode até parecer mais fácil, mas o assunto é mais complexo do que parece. Como os contratos imobiliários são repletos de detalhes, o mais seguro é contar com profissionais habilitados. E entender qual a função do corretor de imóveis pode te ajudar nesse processo.

O corretor de imóveis é o profissional que estudou e se especializou para conhecer as particularidades do setor e garantir que a compra ou locação de imóvel em seja tranquila, segura e sem incômodos.

Se você pretende comprar ou alugar uma casa ou apartamento, mas quer realizar essa negociação com todos os respaldos jurídicos, acompanhe este artigo. Nele, você vai entender como as atribuições do corretor de imóveis podem fazer a diferença de forma positiva nesse processo.

Corretor de imóveis: o que faz?

O corretor de imóveis ou agente imobiliário é o profissional responsável pela intermediação imobiliária, ou seja, aquele que tem o papel de mediar as transações de compra e venda de imóveis residenciais e comerciais.

Basicamente, a função do corretor de imóveis é prestar apoio ao cliente, desde o início do primeiro contato até a finalização da negociação, com a assinatura do contrato. Esse apoio acontece no acompanhamento às visitas, no esclarecimento de dúvidas, no apoio às questões jurídicas, no fornecimento de todas as informações e na elaboração ou consultoria de um contrato completo e de acordo com a legislação.

Mas a importância de conhecer a profissão vai muito além de saber qual o papel do corretor de imóveis: esse profissional deve entender de todas as questões jurídicas e burocráticas que fazem parte do processo, garantindo que nenhuma das partes envolvidas na compra, venda ou aluguel do imóvel saia prejudicada e que a precificação da propriedade esteja de acordo com o mercado.

A profissão é regulamentada pela Lei 6.530, de 12 de maio de 1978, e exige que o corretor imobiliário seja registrado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), órgão que regulamenta a atividade. O exercício da profissão sem o devido registro é, portanto, uma contravenção.

Como saber se o corretor tem Creci?

É simples! Basta acessar o site do Creci do estado onde você pretende fazer a negociação do imóvel e buscar esse dado com o número de registro e nome completo do corretor em questão. Essa prática é um direito de todos e é dever do corretor de imóveis fornecer essas informações.

Qual o papel do corretor de imóveis?

Para saber mais sobre as atribuições do corretor de imóveis, confira as responsabilidades e a atuação desse profissional:

  • Avaliação de propriedades disponíveis no mercado;
  • Processo de venda ou locação de imóveis novos ou usados, comerciais ou residenciais;
  • Trabalho em imobiliária ou de forma autônoma;
  • Captação de imóveis de acordo com necessidades específicas da imobiliária ou do cliente;
  • Avaliação de imóveis;
  • Trabalho direto em construtora;
  • Análise e levantamento de documentação imobiliária;
  • Consultoria imobiliária a instituições bancárias e financeiras que oferecem financiamento de imóveis;
  • Especialização em segmentos específicos, como imóveis rurais, imóveis comerciais, lançamento de novos empreendimentos, entre outros;[
  • Agendamento de visitas aos imóveis;
  • Prestação de informações a respeito das leis e regras que envolvem financiamento imobiliário;
  • Orientação e consultoria a investidores que desejam aplicar seu dinheiro em imóveis ou fundos imobiliários.

8 características fundamentais de um bom corretor de imóveis

A escolha desse profissional pode mudar toda a trajetória dos processos imobiliários. Portante, confira alguns atributos que são essenciais em se tratando de corretores de imóveis:

  • 1ª: Ser atualizado às mudanças e tendências de mercado;
  • 2ª: Estar sempre atento aos índices que impactam o setor;
  • 3ª: Analítico com relação ao comportamento do consumidor;
  • 4ª: Ser proativo, para ajudar o cliente a encontrar as melhores soluções imobiliárias;
  • 5ª: Ser paciente, levando em consideração todas as pessoas possuem perfis e histórias diferentes;
  • 6ª: Ser detalhista, visto que todos os processos envolvem contratos minuciosos, assinaturas, documentos legais;
  • 7ª: Ser seguro no que diz respeito ao mercado imobiliário local, regional e até nacional;
  • 8ª: Ser ético, visto que todos os processos envolvem negociações amparadas pela lei;

Todas essas características formam um bom agente imobiliário que, com certeza, vai te ajudar e muito a realizar o seu desejo nesse setor.

Quais os riscos de comprar imóvel de veraneio sem corretor?

Agora que você já sabe mais sobre qual o papel do corretor de imóveis, é preciso entender também os riscos que você corre se optar por comprar um imóvel sem uma ajuda profissional. Confira a seguir.

Falhas no contrato

Um contrato imobiliário deve ser completo e contar com o respaldo jurídico necessário. Por isso, para que a sua negociação seja segura, é importante que o documento seja claro, abrangente e que preveja diversas situações.

Dessa forma, os direitos e deveres do proprietário e do vendedor se mantêm preservados. E, acredite, não adianta simplesmente pegar um modelo de contrato na internet: uma negociação segura é personalizada de acordo com tipo de imóvel, localização e solicitações de ajustes por alguma das partes envolvidas.

Já imaginou a dor de cabeça de comprar um imóvel que não prevê a data de desocupação por parte dos antigos proprietários? O novo dono pode levar meses para conseguir uma decisão judicial que o beneficie. Então, já fica uma dica importante aí!

Superfaturamento do imóvel

Outro grande risco de comprar um imóvel sem a ajuda de um agente imobiliário é o superfaturamento da propriedade. Isso significa pagar mais do que o imóvel vale, o que pode acarretar prejuízos e muito arrependimento.

Como o corretor entende de precificação e de todos os aspectos que a envolvem, ele é o profissional indicado para te orientar e informar se o valor cobrado está de acordo com o que está sendo praticado no mercado.

Assim, o corretor registrado pelo Creci sabe o valor do metro quadrado por região e entende de todas as particularidades que podem aumentar ou diminuir o valor do imóvel. Além disso, é ele quem pode ajudar na hora de negociar um melhor preço.

Você pode até fazer pesquisas a respeito dos imóveis em uma determinada região, mas somente o corretor de imóveis é capaz de realizar essa atividade com total comprometimento e exatidão.

Problemas na documentação do imóvel

Infelizmente, é comum que pessoas comprem ou aluguem um imóvel direto com o proprietário e enfrentem problemas diversos, entre eles, os de documentação. É importante ter em mente que o mercado imobiliário tem suas especificidades, então, sem ajuda profissional, detalhes e documentos podem ser esquecidos ou não avaliados como devem.

Uma das irregularidades mais comuns é a inadimplência no pagamento de impostos. Por exemplo, se você comprou um imóvel de um antigo proprietário que não quitou suas dívidas, elas automaticamente serão transferidas para o seu nome e você ficará responsável por arcar com os valores. Olha a dor de cabeça…

Outro cuidado na documentação diz respeito a imóveis que estejam sob disputa judicial, seja por herança ou penhoras. Todas essas situações atrasam a transferência de propriedade e ainda fazem com que você corra o risco de perder o imóvel no futuro.

Diferenciais da equipe de corretores Infinity

Na hora de procurar por casas ou apartamentos em Torres, conte com a ajuda especializada da Infinity para comprar o imóvel com segurança. Com experiência no mercado e conhecendo a cidade como nenhuma outra empresa, nós somos uma imobiliária que oferece uma trajetória completa, com a Experiência Infinity.

Contamos com uma equipe de profissionais capacitados e especializados no mercado imobiliário de Torres, prontos para tirar todas as dúvidas na hora de encontrar o seu imóvel na cidade.

Para comprar um imóvel em Torres ou esclarecer dúvidas como: quais os documentos necessários para compra de imóvel, como funciona a compra de um apartamento, como comprar um imóvel à vista ou como conseguir financiamento para comprar imóvel, conte com os corretores da Infinity.

E agora que você já sabe qual o papel do corretor de imóveis, está pronto para encontrar sua propriedade na praia com segurança e garantia de satisfação? Então clique aqui e comece agora mesmo a sua pesquisa para ser feliz em Torres! Ou, se preferir, fale conosco.

Leia também: Apartamento ou casa na praia: o que saber antes de comprar?

Autor

Alexandre Soares

Alexandre Soares é cofundador e gerente de vendas com emoção na Infinity. Apaixonado por vendas, em 2012 decidiu ser corretor de imóveis em Torres. Nas horas vagas gosta de estar entre amigos, curtir uma boa pescaria e um passeio de Jet Ski pelo Rio Mampituba. CRECI 48.157.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.