É Possível Reformar um Apartamento na Planta?

Planta de apartamento sob reforma

Imagine que você encontrou o apartamento ideal para viver, curtiu a localização e todos os benefícios que o empreendimento tem a oferecer. No entanto, uma única característica acabou fazendo com que ele não se encaixasse: a dimensão do imóvel não atendeu suas necessidades. Que tal considerar reformar o apartamento na planta?

Pensando nisso, vim te contar que é, sim, possível um apartamento ser modificado ainda na planta, viabilizando a união de duas unidades — ou mais do mesmo pavimento. Assim, você terá um imóvel mais amplo e com ambientes que mais te agradem.

Neste artigo, você encontrará:

  • Vantagens de comprar apartamento na planta
  • Como definir a reforma do apartamento na planta
  • Documentos para reforma de apartamento
  • Checklist para reforma de apartamento na planta
  • Como é feita a alteração nos empreendimentos em Torres?

Continue a leitura e fique por dentro dos principais detalhes desse tipo de obra!

Vantagens de comprar apartamento na planta

Se você já assistiu algum programa de TV sobre reforma de imóveis, sabe o quanto os participantes precisam colocar na balança os prós e contras dessa obra. Geralmente, o benefício da reforma é a possibilidade de ter o lar dos sonhos, com todos os detalhes de acordo com o planejamento. Contudo, a dor de cabeça de passar por uma reforma demorada faz com que muitos escolham outro caminho.

A boa notícia é que a reforma de um apartamento na planta junta o melhor das duas opções! Abaixo, explicamos como isso é possível!

Mais personalização, menos obras

A principal vantagem de comprar um apartamento na planta é a possibilidade de personalização sem obras adicionais. Nessa etapa, vários detalhes do projeto podem ser modificados, como portas, pias, azulejos e revestimentos. Até mesmo algumas paredes — desde que não sejam estruturais — podem ser redefinidas de acordo com os gostos do comprador.

No caso da compra de um imóvel já pronto, essas mudanças seriam muito mais custosas (em tempo e em recursos), com a necessidade de uma obra mais invasiva, longa e cansativa para os moradores.

Investimento financeiro

O custo menor do imóvel é outro benefício a ser considerado. No caso de um apartamento na planta, é possível obter flexibilização das formas de pagamento, como fazer a opção pela entrada parcelada ou negociar as condições de preço e de pagamento.

O tempo de construção do empreendimento também pode viabilizar um planejamento financeiro para quem pretende comprar o imóvel, possibilitando, muitas vezes, a compra à vista.

Além disso, o fato de receber o imóvel novo inclui também uma série de vantagens, como deixar de gastar por um bom tempo com manutenção ou reparos — muito comuns em imóveis mais antigos. 

E, por fim, vale ressaltar o potencial de valorização do imóvel. Se, por um lado, é possível negociar a compra com valores mais baratos, por outro lado, ganhará um patrimônio que pode render, em média, até 50% a mais do que o valor investido.

Como definir a reforma do apartamento na planta

Antes de definir a reforma do apartamento na planta, é importante ter convicção de que a alteração atenderá às suas necessidades. 

Uma boa dica é prever mudanças que possam ser reversíveis. Por exemplo, se a família aumentar, que a planta permita a adaptação do espaço com mais um quarto. Ou, ainda, a criação de um espaço para home office. É essencial ter em mente que o conforto e a eficiência do espaço devem ser mantidos.

É preciso ter em mente que, ao comprar um imóvel já pronto, ele passou por diferentes profissionais que calcularam todas as especificações do projeto. Portanto, se o seu desejo é reformar um apartamento na planta, lembre-se de ter o apoio de um engenheiro civil e/ou um arquiteto. Somente assim você terá a visão técnica da obra, evitando possíveis dores de cabeça.

Documentos para reforma de apartamento

Antes de começar uma reforma de apartamento na planta, é preciso ter em mãos a documentação que regulariza a obra e as alterações feitas na estrutura do imóvel. São eles:

  • plano de reforma;
  • ART ou RRT;
  • autorização da construtora.

Check-list para reforma de apartamento na planta

Para que você não deixe passar nenhum detalhe, preparamos um check-list para orientar a sua reforma de apartamento na planta:

  • contrate um engenheiro e/ou arquiteto qualificado;
  • avalie a estrutura, normas, regulamentos e possibilidades da reforma;
  • defina o projeto de execuções (materiais, componentes e orçamento);
  • solicite a aprovação da construtora;
  • estabeleça, com o projetista, o cronograma da reforma;
  • contrate a mão de obra necessária;
  • faça a compra dos materiais;
  • acompanhe o andamento da reforma.

Como é feita a alteração nos empreendimentos em Torres?

Sabemos que o concreto e o aço estão entre os materiais mais importantes de uma obra, presentes em praticamente todas as etapas da construção, inclusive na sustentação dos  edifícios. Além de muito importante, esse tipo de insumo possui um custo mais elevado para quem constrói.

Por isso, nos últimos anos, os apartamentos construídos em Torres passaram a utilizar a técnica da laje nervurada. Esta técnica surgiu para diminuir os custos na obra e, acredite, isso não quer dizer que a qualidade do material utilizado na construção será inferior, mas que serão evitados ao máximo os desperdícios.

A laje nervurada possui um sistema que calcula milimetricamente a quantidade de concreto a ser utilizado para construí-la e sua aparência final é bem peculiar, assemelhando-se a “waffles” gigantes ou a um grande favo de mel.

As extremidades  desse “bloco” são responsáveis por dar sustentação à laje, possibilitando a abertura de grandes espaços no ambiente, sem ter vigas ou pilares pelo caminho.

Agora que você já sabe que a alteração de um apartamento é possível em estruturas com laje nervurada, é importante observar quais são os prazos estipulados pelo construtor, caso tenha interesse em algum empreendimento que esteja ainda em fase de execução.

Depois disso, é só acompanhar a obra e aguardar pela entrega do tão sonhado apartamento em Torres. Ficou com alguma dúvida sobre como reformar um apartamento na planta ou tem interesse em comprar imóveis em Torres? Entre em contato com a Infinity Imobiliária Digital e fale com um especialista: clique aqui.

LEIA MAIS: Apartamento à venda em Torres: 7 razões para investir

Autor

Renan Borba

Nascido e criado em Torres, Renan já foi surfista profissional e ama surfar e viajar. Inspirado pelo seu pai e irmão, que já atuavam no ramo imobiliário, se tornou corretor em 2011. Hoje é especialista no mercado local, cofundador da Infinity e idealizador do nome da empresa. CRECI 41.110.

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.