A transmissão definitiva de uma propriedade só é concretizada com o registro no cartório de Registro de Imóveis
A organização da documentação para a transferência de um imóvel em Torres é a etapa fundamental para evitar irregularidades e possíveis questões legais em relação à negociação, bem como a segurança em toda a transação que se pretende realizar.
Por isso, é comum surgirem alguns questionamentos. Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos um conteúdo para te explicar como fazer a transferência de um imóvel em Torres e esclarecer os termos que são comuns no mercado imobiliário durante o fechamento de um negócio. Confira!
Como é feita a transferência de um imóvel em Torres?
Apesar de algumas pessoas consideraram o contrato ou a escritura como sinônimo de transferência de um imóvel em Torres, a legislação reconhece que esses documentos são apenas parte do processo de compra, ou seja, não é reconhecido como uma transferência definitiva.
Na prática, a transferência da propriedade só é, de fato, concretizada no ato do registro no cartório de Registro de Imóveis. Após feita a transferência do imóvel em Torres mediante a apresentação da escritura no cartório de imóveis competente, tu receberá um número de matrícula. O número de matrícula é exclusivo de um único bem e deve constar toda a história, descrição e dados do proprietário.
Por isso a importância de um cartório de registro de imóveis de confiança, para que não cause futuros transtornos.
Documentação para transferência de imóvel
Quer saber como transferir um imóvel? Veja a seguir quais são, em geral, os documentos necessários para transferência de imóvel no cartório.
- Do imóvel: Certidão de Inteiro Teor.
- Do vendedor: cópias do RG e CPF (casal), Certidão de nascimento (solteiro) ou de casamento (casado) atualizada.
- Do comprador: cópias do RG e CPF (casal), Certidão de nascimento (solteiro) ou de casamento (casado) atualizada.
Também são exigidos pelos tabelionatos documentos como certidões das Receitas municipal, estadual e federal, certidão trabalhista e ITBI ou ITCMD.
Função do Cartório de Registro de Imóveis
Com papel importante nos registros imobiliários do país, o Cartório de Registro de Imóveis é o único responsável pela divisão territorial estabelecida por uma autoridade, ou seja, tem permissão de praticar atos relativos aos imóveis situados dentro de um determinado território.
O Cartório de Registro de Imóveis em Torres, por exemplo, é o responsável por arquivar um histórico sobre cada imóvel existente na cidade, por meio da matrícula do imóvel. Assim, fica fácil identificar quais são os donos do imóvel, as restrições do imóvel e se há algo que impeça de comprar, vender ou transferir o imóvel em Torres.
O cartório Registro de Imóveis e Especial de Torres – RS presta os seguintes serviços: protesto de títulos, registro de imóveis, registro de títulos e documentos civis das pessoas jurídicas. Fica localizado na Rua José Luís de Freitas, 66, no Centro de Torres, e o horário de atendimento é das 9h às 17h. Quer saber mais informações? Você pode entrar em contato pelo (51)3664-1191, ou, se preferir, por e-mail: [email protected]
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