Como fazer a transferência de um imóvel em Torres?

A transmissão definitiva de uma propriedade só é concretizada com o registro no cartório de Registro de Imóveis
A organização da documentação para a transferência de um imóvel em Torres é a etapa fundamental para evitar irregularidades e possíveis questões legais em relação à negociação, bem como a segurança em toda a transação que se pretende realizar.
Por isso, é comum surgirem alguns questionamentos. Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos um conteúdo para te explicar como fazer a transferência de um imóvel em Torres e esclarecer os termos que são comuns no mercado imobiliário durante o fechamento de um negócio. Confira!

Como é feita a transferência de um imóvel em Torres?

Apesar de algumas pessoas consideraram o contrato ou a escritura como sinônimo de transferência de um imóvel em Torres, a legislação reconhece que esses documentos são apenas parte do processo de compra, ou seja, não é reconhecido como uma transferência definitiva.
Na prática, a transferência da propriedade só é, de fato, concretizada no ato do registro no cartório de Registro de Imóveis. Após feita a transferência do imóvel em Torres mediante a apresentação da escritura no cartório de imóveis competente, tu receberá um número de matrícula. O número de matrícula é exclusivo de um único bem e deve constar toda a história, descrição e dados do proprietário.
Por isso a importância de um cartório de registro de imóveis de confiança, para que não cause futuros transtornos.

Documentação para transferência de imóvel

Quer saber como transferir um imóvel? Veja a seguir quais são, em geral, os documentos necessários para transferência de imóvel no cartório.

  • Do imóvel: Certidão de Inteiro Teor.
  • Do vendedor: cópias do RG  e CPF (casal), Certidão de nascimento (solteiro) ou de casamento (casado) atualizada.
  • Do comprador: cópias do RG  e CPF (casal), Certidão de nascimento (solteiro) ou de casamento (casado) atualizada.

Também são exigidos pelos tabelionatos documentos como certidões das Receitas municipal, estadual e federal, certidão trabalhista e ITBI ou ITCMD.

Função do Cartório de Registro de Imóveis

Com papel importante nos registros imobiliários do país, o Cartório de Registro de Imóveis é o único responsável pela divisão territorial estabelecida por uma autoridade, ou seja, tem permissão de praticar atos relativos aos imóveis situados dentro de um determinado território.
Segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha, em 2015, os cartórios estão entre as instituições mais confiáveis do país. Afinal, é através deles que autenticamos a veracidade das informações e garantias das práticas judiciais.
O Cartório de Registro de Imóveis em Torres, por exemplo, é o responsável por arquivar um histórico sobre cada imóvel existente na cidade, por meio da matrícula do imóvel. Assim, fica fácil identificar quais são os donos do imóvel, as restrições do imóvel e se há algo que impeça de comprar, vender ou transferir o imóvel em Torres.
O cartório Registro de Imóveis e Especial de Torres – RS presta os seguintes serviços: protesto de títulos, registro de imóveis, registro de títulos e documentos civis das pessoas jurídicas. Fica localizado na Av. Benjamin Constant, 51 e o horário de atendimento é das 9h às 17h. Quer saber mais informações? Você pode entrar em contato pelo (51)3664-1191, ou, se preferir, por e-mail: [email protected]

Conte com a Infinity Imobiliária

Contar com uma imobiliária de confiança em todas as etapas da compra de um imóvel significa mais segurança e tranquilidade para o seu negócio. Se tu procura uma imobiliária em Torres, conheça a Infinity Imobiliária Digital.
Na Infinity tu encontra diferenciais como um time de especialistas no mercado imobiliário, com conhecimento de todos os procedimentos que fazem parte do processo de compra e venda de um imóvel.
A grande vantagem de tu contar com a Infinity Imobiliária para auxiliar na transferência do teu imóvel em Torres é a parceria que a imobiliária tem com o cartório da cidade, Registro de Imóveis e Especial, que pode facilitar os processos judiciais do teu imóvel.
Conte com uma imobiliária parceira para te auxiliar na transição do teu imóvel em Torres. Com a Infinity tu garante o negócio com mais seriedade, competência e credibilidade. Como saber se uma imobiliaria é de confiança? Conheça aqui mais detalhes sobre a Experiência Infinity.
Post atualizado em 03/12/2020
Leia também: O que é uma imobiliária digital?

Autor

Infinity Imobiliária Digital

Nossa equipe de especialistas entende tudo sobre Torres. Aqui nós compartilhamos conhecimento, indicamos os melhores lugares e atividades pra ti e tua família e planejamos contigo a compra do teu novo imóvel!

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

145 anos de Torres! Mas o presente quem ganha, somos nós!

Nós que usufruímos e temos o privilégio de viver neste lugar único!

🎉🎉👏🏻👏🏻
...

Moderno, aconchegante e cheio de personalidade: apartamento charmoso na praia da cal!

No site tem muito mais:
Cod. 4836

À venda em Torres
Apartamento com 57.26 m² de área privativa | 1 quarto | 1 vaga

R$ 1.150.000 é o valor de venda

Chama no direct que te contamos mais…
...

A gente ajuda mas quem decide são elas! O lar é delas!

Lar é proximidade, é conforto, é identificação e pertencimento.

Um feliz dia das mães para vocês que conduzem as melhores escolhas!

💙👩🏻‍🍼💙

#FelizDiaDasMaes #descubratorres #ocaradocartaz
...

Um sonho? Morar na praia!

Um desejo? Em uma casa no Ocean Side

Mais imagens em nosso site Cod. 4665

🤩😎😍
...

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.