Cláusula Resolutiva



O corretor de imóveis intermedia várias situações no processo de compra e venda de um imóvel, entre elas a forma de pagamento e as parcelas a serem quitadas ao longo de um determinado tempo. Em situações como essa, podem ocorrer dúvidas do comprador quanto ao término do pagamento referente ao  saldo devedor.
Outra dúvida muito recorrente é se o vendedor como poderá transmitir a posse e/ou propriedade ao comprador sem que tenha recebido o valor integral daquela venda. Nesse caso, o correto é constar tanto no contrato particular de compra e venda quanto na escritura pública, a condição resolutiva prevista nos artigos 474 e 1.359 do Código Civil.
Quando as partes (vendedor e comprador) convencionam no contrato  particular ou no público (escritura), estão avançando a condição futura pela livre vontade, regulamentada em lei pelos artigos 121 e 122 do Código Civil.
Com relação ao contrato particular de promessa de compra e venda, ocorrendo a inadimplência do comprador pelo atraso das parcelas, dará ao vendedor o direito de propor a ação com a finalidade de rescindir aquele instrumento particular resolvendo-se o negócio e extinguindo-se o direito do comprador com o advento da condição.
A condição resolutiva prevista na escritura pública de compra e venda resguarda os direitos do vendedor e comprador, alcançando inclusive efeitos contra terceiros, uma vez que a condição resolúvel constará no corpo da matrícula imobiliária, e pelo princípio da publicidade dos registros públicos torna aquela condição ao conhecimento de todos.
O vendedor somente dará ao comprador o termo de quitação, a fim de baixar a condição resolutiva gravada na matrícula do imóvel, quando quita o valor integral através de instrumento particular com firma reconhecida, de preferência por autenticidade.
Assim, o registro da transmissão da propriedade do imóvel em seu nome, mesmo com a condição resolutiva constando da matrícula imobiliária, garante que em casos como morte do vendedor, por exemplo, aquele imóvel não será objeto de inventário.
Porém, o comprador deverá ter o cuidado de pagar as parcelas abertas ao meeiro(a) e aos demais herdeiros de forma conjunta com o devido recibo de pagamento  assinado por todos, ou ao inventariante nomeado judicialmente. E, ao final do pagamento do saldo devedor, será necessário o termo de quitação para realizar a baixa daquela condição resolutiva junto ao Ofício Imobiliário competente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Autor

Infinity Imobiliária Digital

Nossa equipe de especialistas entende tudo sobre Torres. Aqui nós compartilhamos conhecimento, indicamos os melhores lugares e atividades pra ti e tua família e planejamos contigo a compra do teu novo imóvel!

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

E já tem famílias pesquisando a rota entre Guaporé > Torres! 🛣 🏖

Na capital da hospitalidade estamos bem de parceria, a @santisolucoesimobiliarias representada pelo Charles se uniu ao nosso corretor Leonardo para trazer e ajudar mais pessoas a descobrir Torres!

Bons frutos já se colhem com a nossa união com a @santisolucoesimobiliarias 🖊🙌🏼🖊

#torresrs #descubratorres #mercadoimobiliario
...

SABE O QUE É UMA DAÇÃO?

Senta aí 🛋 que o #experiênciaInfinity de hoje é grande.

Esse é o Ramon Peres, o responsável da @volare_construtora que executa, projeta e comercializa casas em condomínios aqui em Torres.

O nosso corretor @corretor.deividcarneiro conheceu um casal que reside em Curitiba, a capital do Paraná. Eles já possuíam um apartamento em Torres, mas a necessidade era um imóvel maior, visitaram com o Deivid muitos apartamentos, novos e na planta também, mas quando foram ao condomínio Reserva das águas, não houve dúvida. Seria lá onde queriam um imóvel para chamar de Lar.

Ai que entra a famosa DAÇÃO, que é nada mais nada menos que a forma de pagamento com outro imóvel. Sim o apartamento em Torres do casal de Curitiba foi aceito pelo Ramon como parte desta negociação, esse exemplo acontece muito por aqui.

Colocando o teu imóvel no negócio, você não precisa esperar pela venda no mercado imobiliário. Você ganha mais tempo e poder de compra. Em momentos de instabilidade econômica, essa ideia fica ainda melhor, por dois motivos: a comercialização pode demorar semanas, meses ou mesmo anos.

Além disso, as vezes dá pra continuar morando no apartamento antigo até a entrega das chaves do novo imóvel.

Se ficou em dúvida pergunta pro @corretor.deividcarneiro

#descubratorres #torresrs #experienciainfinity
...

Fomos além!

Buscamos entender como é a vida na Prainha, em Torres…

O Reserve da @rdimerconstrutora é pura qualidade de vida, ele usa o tempo ao teu favor, entrega momentos únicos nesse paraíso.

Além do mais, assinado com mobiliário @saccarooficial e arquitetura @lithos.arquitetura

#descubratorres #torresrs #imoveisbrasil
...

Ganhar do Manchester City é barbada!

👀 queremos ver é vender 03 imóveis em Torres numa tacada!

@mrancelotti já avisou o gerente!
...