A importância do Registro da Incorporação Imobiliária

Registro de Imóveis - Torres
Há tempos, nos deparamos com a expressão “adquirir um imóvel na planta”. Isso ocorre quando o promissário comprador, ou seja, o futuro proprietário, tem a iminência de realizar a compra de um imóvel referente a uma unidade autônoma, residencial ou comercial. Esse imóvel está presente em um empreendimento que será construído ao longo de um determinado tempo, com uma expectativa de no futuro ser imitido na posse.
Ocorre que, antes de assinar o contrato de promessa de compra e venda, o futuro adquirente tem que tomar algumas precauções com relação ao vendedor que está lhe ofertando. Especialmente, com o registro da incorporação imobiliária daquele empreendimento junto ao Ofício de Registro de Imóveis da Comarca competente, onde se localiza o terreno que será construído o edifício.

O que diz a lei?

A Lei número 4.591/1964 dispõe sobre o condomínio em edificações e sobre as incorporações imobiliárias, sendo que o artigo 28 e seguintes trata especificamente sobre a incorporação imobiliária, seus tipos de administração da construção, o regime de afetação, direitos e deveres do incorporador.
O doutrinador Melhim Namem Chalhub em sua obra Incorporação Imobiliária,  editora Forense, conceitua a incorporação da seguinte forma:
“Significa inclusão, união, introdução ou ligação de uma coisa no corpo de outra, a que ficará pertencendo, ou agremiação, congregação, agrupamento promovido entre as pessoas para a formação de um só corpo (do latim, incorporatio, de incorporare: dar corpo, juntar, unir).”
Na prática, ocorre justamente isso, ou seja, a soma dos recursos pecuniários dos futuros compradores quando adquirem as suas unidades para receber em longo prazo, é que dará suporte para o incorporador/proprietário realizar a obra e conclusão do edifício.
O proprietário do imóvel, que poderá ser o mesmo incorporador e construtor do futuro empreendimento, deverá antes de iniciar a obra, bem como a venda das futuras unidades, primeiro aprovar o seu projeto arquitetônico à Secretaria competente do Município.
Depois, registrar no Ofício Imobiliário da Comarca de situação do terreno, a incorporação imobiliária, pois, ficará registrado dando publicidade das condições que será realizada aquela obra, uma vez que ficará arquivado naquela Serventia Registral as plantas aprovadas, o memorial descritivo da obra (tipo de fundação, azulejos, pisos, pintura, esquadrias, enfim, todo material que será utilizado e empregado ao longo da construção).
Além disso, é obrigatória apresentação quando do registro as negativas do proprietário/incorporador, seja do âmbito municipal, estadual, federal, cível e criminal, trabalhista e atestado de idoneidade financeira emitida pela instituição onde o incorporador movimenta a sua conta bancária, e ainda, o memorial descritivo de cada unidade autônoma contendo as áreas  privativa, uso comum, global e a sua localização dentro do edifício, bem como a minuta de convenção do condomínio, e as planilhas do quadro de áreas conforme determina a NBR, inclusive com o custo global da obra.
Sendo assim, antes de comprar um imóvel “na planta”  ou no andamento da obra, o futuro comprador munido do registro da incorporação imobiliária terá elementos essenciais para ter conhecimento do produto que está adquirindo, as suas características, a idoneidade do incorporador,  visto que, terá acesso aos documentos arquivados junto ao Ofício Imobiliário referente a determinado empreendimento, uma vez que é público sem restrições para solicitá-los.
————–
Imóveis em Torres. As melhores opções.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Autor

Infinity Imobiliária Digital

Nossa equipe de especialistas entende tudo sobre Torres. Aqui nós compartilhamos conhecimento, indicamos os melhores lugares e atividades pra ti e tua família e planejamos contigo a compra do teu novo imóvel!

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

E já tem famílias pesquisando a rota entre Guaporé > Torres! 🛣 🏖

Na capital da hospitalidade estamos bem de parceria, a @santisolucoesimobiliarias representada pelo Charles se uniu ao nosso corretor Leonardo para trazer e ajudar mais pessoas a descobrir Torres!

Bons frutos já se colhem com a nossa união com a @santisolucoesimobiliarias 🖊🙌🏼🖊

#torresrs #descubratorres #mercadoimobiliario
...

SABE O QUE É UMA DAÇÃO?

Senta aí 🛋 que o #experiênciaInfinity de hoje é grande.

Esse é o Ramon Peres, o responsável da @volare_construtora que executa, projeta e comercializa casas em condomínios aqui em Torres.

O nosso corretor @corretor.deividcarneiro conheceu um casal que reside em Curitiba, a capital do Paraná. Eles já possuíam um apartamento em Torres, mas a necessidade era um imóvel maior, visitaram com o Deivid muitos apartamentos, novos e na planta também, mas quando foram ao condomínio Reserva das águas, não houve dúvida. Seria lá onde queriam um imóvel para chamar de Lar.

Ai que entra a famosa DAÇÃO, que é nada mais nada menos que a forma de pagamento com outro imóvel. Sim o apartamento em Torres do casal de Curitiba foi aceito pelo Ramon como parte desta negociação, esse exemplo acontece muito por aqui.

Colocando o teu imóvel no negócio, você não precisa esperar pela venda no mercado imobiliário. Você ganha mais tempo e poder de compra. Em momentos de instabilidade econômica, essa ideia fica ainda melhor, por dois motivos: a comercialização pode demorar semanas, meses ou mesmo anos.

Além disso, as vezes dá pra continuar morando no apartamento antigo até a entrega das chaves do novo imóvel.

Se ficou em dúvida pergunta pro @corretor.deividcarneiro

#descubratorres #torresrs #experienciainfinity
...

Fomos além!

Buscamos entender como é a vida na Prainha, em Torres…

O Reserve da @rdimerconstrutora é pura qualidade de vida, ele usa o tempo ao teu favor, entrega momentos únicos nesse paraíso.

Além do mais, assinado com mobiliário @saccarooficial e arquitetura @lithos.arquitetura

#descubratorres #torresrs #imoveisbrasil
...

Ganhar do Manchester City é barbada!

👀 queremos ver é vender 03 imóveis em Torres numa tacada!

@mrancelotti já avisou o gerente!
...