Os dias para você realizar a sua mudança estão se aproximando e você está ficando ansioso? Ter dúvidas em organizar um novo lar é bem comum, principalmente se você está fazendo isso sozinho pela primeira vez. Caso isso não seja feito de forma ordenada, a mudança de residência pode acabar saindo do seu controle. Para que isso não aconteça, separamos algumas dicas de mudança de casa para você se organizar. Fique conosco nessa leitura!
Quanto custa uma mudança residencial?
O valor da mudança de casa pode variar por inúmeros motivos, como por exemplo, o local do imóvel, o trajeto da mudança, a quantidade de itens, a dificuldade de carregamento etc.
No site Habitíssimo – uma empresa com foco em reformas e serviços para o lar -, é possível verificar o preço médio de uma mudança em território nacional: cerca de R$ 2.200.
Como fazer uma mudança organizada?
A principal ferramenta para fazer uma mudança organizada é o planejamento. E, com as dicas a seguir, você vai conseguir executá-lo da melhor maneira. Confira:
1. Tenha um checklist da mudança
O primeiro passo antes de providenciar a mudança é criar o seu checklist da mudança. Tire um tempinho para fazer essa lista, que deve conter os itens indispensáveis para fazer a mudança de casa ou apartamento. Com o checklist, fica mais fácil visualizar tudo o que precisa ser feito antes e durante a mudança.
Veja o exemplo de alguns itens que podem entrar no seu checklist da mudança:
✔ Verificar a metragem do imóvel novo
✔ Fazer uma lista de coisas que precisam ser doadas e as coisas que precisam ser compradas
✔ Checar horários permitidos para a mudança (caso a nova moradia seja em um condomínio)
✔ Fazer orçamentos e contratar uma empresa de mudança
✔ Encontrar caixas e materiais que facilitem o empacotamento
✔ Fazer um inventário dos pertences
Por mais que seja uma lista simples, esse checklist da mudança já vai te ajudar a fazer a mudança de forma tranquila e organizada,
2. Vai morar em condomínio? Atente-se para as regras da nova moradia
Morar em um condomínio tem uma série de benefícios, como a presença de áreas de lazer completas. Mas, se você está pensando em se mudar para um imóvel dentro de um condomínio, é importante ficar atento às regras e horários em que as mudanças são permitidas.
Normalmente, mudanças residenciais são permitidas em horário comercial durante a semana e até 12h nos sábados. Mas, não conte com isso. Antes de organizar a mudança, consulte o síndico ou demais funcionários da sua futura moradia.
Qual é o melhor dia da semana para mudar de residência?
Os dias da semana – de preferência segunda e terça-feira – são os melhores para realizar mudanças de casa, mas nem todo mundo tem essa disponibilidade, não é? Você pode optar então por fazê-la no final de semana, desde que esteja de acordo com as regras do condomínio. Mas, esteja preparado para pagar mais. Geralmente, o serviço fica mais caro nesses dias.
3. Pense bem no empacotamento
O empacotamento de móveis, decoração e objetos pessoais merece muita atenção, já que cada item pede uma embalagem específica para o transporte.
Onde conseguir caixas para mudança?
Para auxiliar no empacotamento, você pode utilizar algumas caixas de papelão. Para consegui-las, você pode fazer uma busca em estabelecimentos como supermercados, locais de material de papelaria, escritório e lojas diversas. Não hesite em pedir essas caixas nesses lugares, já que muitas delas vão direto para o lixo.
4. Solicite o desligamento ou transferência dos serviços
Essa dica também merece sua atenção. Para não acabar sendo pego de surpresa, quando for se mudar, você precisa lembrar de realizar o desligamento ou transferência de serviços de água, gás, energia, telefone, internet, televisão e correspondências.
5. Aproveite para descartar e fazer doações
Quando você começa a organizar a mudança, é bastante comum encontrar várias coisas que podem ser descartadas ou doadas. Aproveite a ocasião para fazer esse “pente fino” porque, dessa forma, você evita ocupar o espaço do seu novo lar com itens sem serventia e também ajuda quem está precisando mais deles do que você.
6. Faça um kit de emergência
Durante a mudança, imprevistos podem acabar acontecendo. Caso a sua nova moradia não fique pronta a tempo por quaisquer motivos e você não possa ficar lá no dia que você esperava, é necessário estar preparado. E um kit de emergência vai ser fundamental nesse momento.
Nesse kit de emergência, é importante ter seus documentos pessoais, seu celular e o carregador, algumas peças de roupa, itens de higiene pessoal, travesseiro e roupa de cama.
7. Empresas de mudança residencial sabem o que fazem
Muitas vezes, tentar o barato sai caro. E quando falamos de mudanças, isso deve ser levado em muita consideração. Empresas especializadas em fazer mudanças sabem como lidar com o transporte, a montagem e a desmontagem de móveis, objetos de decoração e itens pessoais. Vale a pena separar um pouco do seu orçamento para fazer a mudança.
Como organizar uma mudança para outro estado?
Quando ocorre de um estado para o outro, uma mudança residencial fica um pouco mais complicada. Pois todo o passo a passo deve ser feito, em parte, à distância. Confie nas avaliações de clientes e procure se informar bastante antes de mudar de cidade.
Quanto custa mudança de um estado para outro?
Ainda de acordo com o Habitíssimo, os valores das mudanças interestaduais podem variar entre R $3.000 e R $8.200.
De mudança para Torres-RS? A Infinity te ajuda a encontrar o lugar perfeito
Se você está de mudança para Torres, a melhor cidade do litoral do Rio Grande do Sul, mas ainda não sabe onde morar, conte com a Infinity para encontrar o imóvel ideal. Fale conosco por meio dos nossos canais de comunicação e a nossa equipe de especialistas está pronta para te atender!
Leia também: Apartamento ou casa na praia: o que saber antes de comprar