Turismo em Torres: Infinity homenageia José Antonio Picoral

Conhecido como um dos primeiros hoteleiros do país, José Antonio Picoral é considerado o pioneiro do turismo em Torres, Rio Grande do Sul. Para homenagear a figura de quem tanto fez pela belíssima cidade gaúcha, o filho de imigrantes alemães ganhou, no final de 2020, uma estátua em uma área central do município. Quem teve a iniciativa de erguer o monumento foi a Infinity Imobiliária Digital.

A estátua é, agora, o primeiro monumento de resgate histórico de Torres, o que, por si só, já chamou bastante a atenção. No entanto, o objetivo da Infinity foi o de tornar a história de José Antonio Picoral conhecida por todos: moradores e turistas. Sem ele, provavelmente a história da cidade seria muito diferente hoje.

A homenagem está ligada ao Descubra Torres, um projeto da Infinity que tem o objetivo de exaltar as belezas naturais, a cultura, a gastronomia e a história da cidade.

Quer saber mais sobre a história de José Antonio Picoral e entender mais detalhes a respeito da homenagem ao pioneiro do turismo em Torres? Acompanhe o post completo e conheça melhor quem ajudou a construir a nossa realidade. Confira!

A história de José Antonio Picoral em Torres

“Um visionário”. É assim que o jornalista, escritor e historiador Nelson Adams Filho define José Antonio Picoral. E ele tem razão. Picoral começou sua história como comerciante de secos e molhados e chegou a ajudar seu pai nos negócios ainda durante a infância. Levantava cedo e viajava a cavalo até Porto Alegre para trazer mercadorias.

Com sua experiência, conseguiu emprego em um comércio e depois abriu sua própria banca de balas e caramelos naquela que era a Estação Rodoviária da época. A iniciativa deu certo e, então, ele se casou em 1902 com a filha de João Mayer Júnior, um editor de livros que também fundou a Livraria Selbach. 

O pioneirismo no turismo em Torres

Por conta da localização geográfica privilegiada de Torres, que conta com as mais lindas praias do Rio Grande do Sul, o hábito de tomar banho de mar passou a ser moda entre a elite, mas a cidade não estava preparada para receber tantas pessoas durante o verão. 

Não eram muitas as praias habitadas, as condições não eram as melhores e não havia fácil acesso: os moradores da capital precisavam pegar três horas de estrada sobre uma carreta movida por bois. O espírito inovador de Picoral, então, percebeu a necessidade de planejar uma estação de banhos. 

O resultado veio logo e um terreno no centro de Torres foi cedido para que o espaço se tornasse um dos principais empreendimentos da cidade. Aos poucos, foi o que fez Torres crescer e se tornar um dos municípios mais importantes do Rio Grande do Sul, uma vez que mais pessoas podiam ter acesso às praias e podiam aproveitar de uma infraestrutura melhor.

Visionário que acreditou em Torres

Mas não foi só isso: ao mesmo tempo em que contribuiu com o turismo em Torres, Picoral lançou uma linha de produtos de higiene, abriu uma torrefação e moagem de café e ainda ergueu fábricas de caramelos e óleos vegetais. Assim fez sua fortuna e fixou seu nome na história de Torres. 

Tempos depois, José Antonio Picoral tomou conta de um complexo de pavilhões e chalés, que se transformou em um espaço atrativo, com cozinha, salas de apoio, espaços para refeições e salões de festas. O empreendimento podia receber até 500 hóspedes e foi a alegria da elite gaúcha. 

A construção hoteleira fez sucesso e, para mantê-la, Picoral abriu, ainda, uma serraria, uma usina de energia, uma fábrica de colchões e um matadouro, além de manter fazendas de produção de alimentos na zona rural. Assim, o balneário se tornou praticamente autossustentável. 

Para o CEO da Infinity, Matheus Sartoti, Picoral foi o grande personagem da história de Torres. “Alguém que merecia ser muito mais que um nome de rua, merecia ser conhecido e reconhecido por todos”.

História de Torres (RS)

O projeto Descubra Torres começou há cinco anos, sob iniciativa da Infinity Imobiliária. Seu objetivo é divulgar a história, a cultura e os nomes que fizeram com que a cidade se transformasse em um dos locais mais visitados do sul do país. 

De acordo com Sartoti, a ideia é que a trajetória de Torres ultrapasse os livros e esteja presente nas plataformas digitais, por isso, Descubra Torres está no Youtube e no Facebook, divulgando e compartilhando curiosidades e homenagens àqueles que foram essenciais para que, hoje, moradores e turistas possam usufruir da infraestrutura, da hospitalidade e da qualidade de vida que a cidade oferece. 

Assista ao episódio sobre Picoral 

Neste episódio, da história de Picoral, tu pode conferir relatos do neto do pioneiro, além de entender melhor as habilidades do filho de imigrantes para os negócios desde ainda muito guri.

A história é envolvente e mostra como uma criança conseguiu entender do empreendedorismo – do manuseio com o dinheiro ao marketing e ao atendimento ao público – e transformar o turismo em Torres no destaque que é hoje no estado. 

A estátua, homenagem mais do que merecida, é obra do artista visual e escultor Lucas Strey e foi instalada na área externa, na entrada do Parador Descubra Torres – casa da Infinity -, ao lado do letreiro #descubratorres. 

A Infinity, hoje, além de referência no ramo imobiliário, também se firma como uma divulgadora da cultura, enaltecendo o orgulho dos moradores de Torres e atraindo mais turistas e investidores para o local. 

Tu pode conferir o minidocumentário no canal do Descubra Torres. Dê o play e encante-se com a história do pioneiro do turismo em Torres, José Antonio Picoral!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Anuncie o seu imóvel com a Infinity

Acompanhe a Infinity

Para acompanhar as novidades da Infinity, siga nossos perfis nas redes sociais. O melhor de Torres está aqui.

Youtube

Instagram

Já não cola mais!

💉 A vacina tá ON
☀️ o clima tá bom

🏖 Te esperamos no Parador Descubra Torres

@ocaradocartaz

#descubratorres #litoral #torresrs
...

A experiência de histórias reais devem ser compartilhadas.

Te apresentamos o Pedro, filho da Gabriela.
Moradores de Porto Alegre, mas quando estão em Torres usufruem das nossas bicicletas e biblioteca.

É para pessoas como eles, que na vida pessoal e na profissional sentimos realização. E sabemos que estamos na direção correta.

#descubratorres #torresrs #bikeshare #clientes #livros
...

O Sergio, natural de Bagé, é cliente do @leonunesleo há 3 anos. Ele já tinha um apê aqui, mas como alugava na temporada, decidiu comprar uma casa, para aproveitar os dias de verão ☀️ mais perto do mar. Há pouco tempo, depois de se aposentar, ele escolheu Torres para viver. 💙

Durante todo esse período o Leo manteve o contato com ele, sempre auxiliando no que era necessário. Em meio a tantos bate papos, ele o informou que estava atrás de um imóvel para investir e ter uma mais uma renda extra. Foi só questão de tempo para o Léo encontrar a oportunidade perfeita.

#experienciainfinity #imobiliariadigital #teaminfinity #torresrs
...

Não é por acaso que ele aparece mais uma vez no ranking dos corretores com melhor desempenho em vendas. Junho foi dele, agora Setembro também! 🏅

@anderson_c_martins nosso motorista de 4x4 e dominante na arte de conversar fidelizando o cliente deste o primeiro contato, levou o troféu em homenagem ao Morro do Farol.🏆

Mais um belíssimo trabalho da @pelicanwooddesign que produz todas peças em madeira, da nossa exclusiva coleção anual.

Ganhou também uma viagem para Bombinhas, na Varandas do atlântico
(Pode ir de 4x4 💡)

Parabéns Anderson! 🐥 🐥 🐥

#descubratorres #experienciainfinity #torresrs #vendemostodososdias
...

Tá no ar!

Episódio completo do TABELINHA 🎧

Spotify e Canal do YouTube, link de acesso em nossa bio.

O convidado foi o proprietário da @montebelloconstrutora o famoso Nei

#descubratorres #videocast #tabelinha #podcast
...