Imobiliaria em Torres - Riquezas Naturais
O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo. É um dos dezessete países que, juntos, possuem 70% da biodiversidade do planeta.

O conjunto dos biomas terrestres brasileiros (Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga e Pampa) abriga cerca de 20% de todas as espécies de animais e plantas do planeta. A variedade de Biomas combinada com as diferentes altitudes, relevos e condições climáticas, resultam na enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras.

Hoje, sabidamente, o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta. Estima-se que até 100 milhões de diferentes espécies vivas dividam este mundo conosco (ainda que menos de dois milhões destas espécies sejam conhecidas pela ciência).

Talvez num primeiro momento este número pareça exagerado, mas a biodiversidade abrange toda a variedade de espécies de flora (plantas), fauna (animais) e microorganismos, além das respectivas funções ecológicas desempenhadas por estes organismos nos ecossistemas; bem como as comunidades, habitats e ecossistemas formados por eles.

A Biodiversidade é responsável pela estabilidade dos ecossistemas, equilibrando os processos naturais. Assim, espécies, processos, sistemas e ecossistemas criam coletivamente as bases da vida na Terra, tais como: alimentos, água, oxigênio, medicamentos, combustíveis, clima estável, entre tantos outros benefícios.

No entanto, a exuberante diversidade biológica global vem sendo constantemente afetada pelas atividades humanas que acontecem de forma desordenada, sem objetivar o desenvolvimento de forma sustentável.

Hoje a perda de biodiversidade é um dos problemas mais contundentes a prejudicar o Planeta. A crescente taxa de extinção de espécies,  por exemplo, estima estar entre mil a 10 mil vezes maior que a taxa natural de extinções, demonstrando que a Biodiversidade e o Planeta não podem mais suportar tamanha pressão.

Neste sentido, torna-se imprescindível a ação de  políticas públicas, para que as legislações existentes sejam rigorosamente cumpridas, caso contrário, muito provavelmente as futuras gerações só conhecerão por livros ou artigos científicos o que atualmente resta desta maravilhosa Biodiversidade.


Veja também: Apartamentos em Torres RS

 

Riquezas Naturais - Imoveis em Torres