Arquitetura - Imóveis Torres RS

Saiba um pouco mais sobre Torres com William Rodriguez, arquiteto e sócio da Lithos Arquitetura.

Assim, dou o ponto de partida nesta série de artigos, onde trarei um pouco do meu olhar sobre Arquitetura e Urbanismo, relacionado com a realidade do Município de Torres, RS.

O tema proposto, de forma bem abrangente, tem a intenção de instigar a reflexão sobre a cidade que temos e a cidade que queremos, colocando a arquitetura e  o urbanismo como ferramenta transformadora dentro desse processo.

Nós sabemos que Torres é uma cidade privilegiada e com belezas naturais ímpares.  Mas vocês já se perguntaram o que faz dela uma cidade tão especial?

Com certeza a paisagem formada pelas rochas, mar e vegetação, e toda a diversidade de ecossistema presente nesse município, tem muito a ver com a preferência dos turistas, mas quando falamos de cidade, precisamos ir além.

A cidade do ponto de vista da arquitetura não é uma cidade que apenas funcione ou apenas seja bela. Em vez disso, busca equilibrar fluxos, lazer, habitação, cultura, economia. Fatores estes que são totalmente influenciados pela ação do homem no espaço em que vivemos.

Tais intervenções, positivas ou não, definem os ambientes, sensações, experiências, espaços e lugares que nos circundam e formam o que entendemos hoje por cidade. Nesta análise, inclui-se ainda o turismo, que também possui um papel importante dentro desse processo de configuração das cidades, definindo as suas necessidades e atrativos.

A diversidade dos recursos naturais, rios, lagos, praias, morros e outros, proporcionam e estimulam a valorização dos espaços urbanos, cada vez mais disputados no mercado imobiliário. Aspectos estes que devem ser previamente interpretados, exigem que os novos projetos se reinventem e criem soluções diferentes para explorar da melhor forma possível as paisagens e benefícios oferecidos pela natureza.

A consciência dessa situação, tem mudado a escala dos investimentos imobiliários e estimulado a colaboração, cada vez maior para o crescimento da cidade, com projetos, ações e soluções de qualidade que atendam as necessidades urbanas.

Atualmente o diálogo entre estes dois elementos, arquitetura e turismo, empoderam a economia e qualidade de vida em Torres. Transformações que atraem turistas que passaram a frequentar a cidade durante o ano inteiro, e não mais apenas nas estações quentes, garantindo inúmeros benefícios, em diversas áreas, como o setor de comércio e serviços, além de garantir vitalidade aos espaços públicos, favorecendo não só os turistas, mas também aos moradores locais, que encontram uma cidade mais estruturada e diversificada. Essa vivência continua a atrair mais pessoas e consequentemente mais investimentos.

Finalizando esta abordagem, defende a ideia de que as transformações devem ser feitas em cima de uma base sólida, através da ordenação, compreensão e democracia. E acredito que as particularidades das paisagens de Torres, inspiram a arquitetura e a utilização do espaço urbano. Relação essa, que promove vida.


Veja lista de imóveis em Torres

Arquiteto em Torres RS