As temperaturas baixaram e chegou a estação mais charmosa do ano. E é justamente no inverno que precisamos falar sobre exercícios físicos, afinal, com o frio as pessoas costumam se entocar em casa e fazer poucas atividades, além de ingerir ainda mais calorias.

A partir do conceito “quanto mais nos movimentamos mais ativos estamos”, não podemos descuidar dos exercícios físicos nesse período de frio, chuva e preguiça. É importante criar o hábito de nos manter ativos, fazendo caminhadas, pedaladas e corridas, por exemplo. Exercícios físicos pela orla de nossa cidade é uma boa pedida, já que a paisagem é linda e convidativa, ainda que no inverno.

Outra opção são as academias, com um acompanhamento especializado para alinhar os treinos, fica fácil atingir os objetivos, levando em conta sempre os cuidados necessários.

Para mostrar que atividade física é importante sempre e não apenas no verão, confira abaixo porque estar em movimento no inverno é sim, muito importante!

– As atividades físicas no inverno ajudam a manter a temperatura corporal, pois no frio o corpo precisa de movimentos para manter a temperatura estável, já que a tendência é que o metabolismo fique mais lento.
– Manutenção do condicionamento físico, pois quando deixamos de treinar no inverno, todos os benefícios sentidos dos meses em que nos exercitamos regularmente são rapidamente perdidos, como a força, o tônus muscular e o rendimento. A consequência é rapidamente sentida na volta.
– Aumento da imunidade, atividades físicas ajudam a estarmos sempre saudáveis e protegidos, mais resistentes aos resfriados e doenças comuns do inverno.
– Preparar o corpo para o verão (já que moramos na praia). Geralmente perto do verão é que as pessoas começam a se preocupar com o corpo, quando na verdade isso deve ser uma rotina de ano todo. Como, em média, o corpo leva três meses para sentir os resultados do treino, o treino precisa começar no inverno.

Mesmo listando alguns dos benefícios do exercício físico no inverno, sabemos o quanto é difícil manter uma rotina de atividades físicas nessa estação. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar:

– Organizar uma agenda semanal é fundamental para estabelecer uma meta a ser cumprida. Organizando os horários como parte da nossa rotina, fica mais fácil manter o foco para obtermos sucesso.
– Treinar em companhia também ajuda muito! Criar um compromisso com um amigo ou colega, influencia na motivação do treino. Ou ainda, contratar um personal trainer, também é uma forma de criar um compromisso com os horários de treino. O incentivo mútuo certamente vai facilitar a tarefa nos dias gelados.
– Escolher o melhor horário dentro do ritmo do dia a dia também é importante. O período do dia em que nos sentimos mais dispostos para praticar atividade física afeta diretamente no desempenho corporal. Essa é uma boa dica para o inverno, pois, as temperaturas estão mais baixas durante o início da manhã e à noite, quem tiver uma agenda flexível pode malhar nos momentos mais quentinhos do dia.

Vamos lá, começar os treinos depende de determinação e disciplina! Procure um profissional de educação física, inicie, mexa-se, faça exercícios físicos, além de ser bom para o nosso corpo, faz um grande bem para a nossa saúde mental.