Mais que uma tendência, os jardins verticais são uma realidade brasileira. Em busca de inovação e sustentabilidade, o mercado imobiliário e arquitetônico passou a criar as paredes verdes que conferem beleza e muitas outras vantagens. Nos imóveis em Torres isso não é diferente e, hoje, muitos empreendimentos do município contam com a presença dos jardins verticais.

Muito mais do que paredes com plantas escandentes, ou seja, que crescem para cima, os jardins verticais têm sistemas completos de plantio, rega e circulação de nutrientes que permitem a presença de diversas espécies de flores e folhas.

Ainda assim, mesmo que a implantação desses jardins venha crescendo, muitas pessoas ainda se perguntam sobre o conceito e sobre as funcionalidades que eles podem trazer. Para sanar essas dúvidas, preparamos esse post com tudo o que tu precisa para entender o assunto de uma vez por todas.

Ficou interessado? Continue a leitura e entenda melhor os jardins verticais!

Imóveis em Torres: tendência dos jardins verticais

Sempre atento às tendências, o mercado imobiliário da cidade de Torres aderiu à arquitetura sustentável e passou a explorar os jardins verticais e a oferecê-los em seus empreendimentos. O melhor de tudo é que eles podem ser implantados em áreas externas ou internas; tudo depende da construção e do objetivo do cliente.

Os jardins verticais também são chamados de ecoparedes e compreendem paredes cobertas por vegetação de diversas espécies. Além de conferir sofisticação e beleza aos locais, a parede verde ainda contribui para a purificação do ar.

Para o mercado imobiliário, a tendência só traz vantagens. Os imóveis em Torres que contam com essa inovação atendem às maiores exigências do futuro, o que faz com que o índice de valorização do imóvel seja ainda mais alto.

Isso faz com que o investimento no mercado imobiliário seja indicado para quem tem reservas financeiras e não quer deixar o dinheiro parado. Pessoas que não abrem mão de morar em locais afinados às suas convicções também preferem os empreendimentos com jardins verticais, ou seja, há uma demanda crescente na busca por imóveis sustentáveis.

Outra tendência que os jardins verticais atendem é a da decoração urban jungle, que traz um pouco da natureza para dentro de casa. Além da beleza, a tendência deixa o ambiente mais arejado e fresco, ideal para dias mais quentes.

Algumas paredes, as chamadas paredes ativas, são ainda complementares à construção do sistema de circulação de ar de um edifício. Na prática, a circulação de ar é feita de forma mecânica por um ventilador que sopra o ar na parede para que ele circule no edifício. 

Já nas chamadas paredes passivas, as paredes são abertas para que o ar circule livremente. É uma das mais comuns, principalmente para quem gosta de jardinagem urbana. Nos dois casos, as paredes aumentam os níveis de oxigênio no ar, trazendo mais saúde e bem-estar para quem vive no ambiente com jardins verticais.

Sustentabilidade e inovação

É inegável o benefício dos jardins verticais para a sustentabilidade do planeta. Com o aquecimento global, o alto número de área desmatada e poluição descontrolada, a sustentabilidade no mercado imobiliário vem para contribuir para um mundo mais consciente e que utiliza menos os recursos naturais. 

A técnica é inovadora e ganha cada vez mais adeptos no Brasil, o que fez com que construtoras e imobiliárias passassem a oferecer propriedades que contam com os jardins verticais. Veja abaixo mais vantagens que eles oferecem.

Controle da temperatura dos ambientes

As paredes verdes ajudam a refrescar a temperatura dos ambientes nos dias quentes. Isso acontece porque elas bloqueiam a força dos raios solares. Da mesma forma, em dias frios, as plantas funcionam como uma barreira contra o vento. O resultado é um ambiente arejado, de temperatura controlada e com menos poeira vinda das ruas. 

Melhoria da qualidade do ar

Sabe aquela sensação de ar puro que tu experimenta quando caminha em um parque? Isso acontece porque a fotossíntese realizada pelas plantas melhoram a qualidade do ar no local. Com o jardim vertical isso não é diferente. Em espaços internos, ainda há a manutenção da umidade do ar, diminuindo tosses, sede constante, alergias e outros problemas.

Eficiência no isolamento sonoro

Quem mora em bairros muito movimentados sabe como pode ser difícil morar com tranquilidade. O barulho vindo da rua pode realmente afetar a qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, o jardim vertical também chega com vantagens, já que as plantas bloqueiam parte dos ruídos desagradáveis de obras, carros e aglomerações.

Proteção a paredes e fachadas

Outra vantagem dos jardins verticais é a proteção às paredes. Grandes fachadas com jardins verticais podem ser preservadas pelas plantas e sentem menos as ações do tempo. O resultado é economia em pinturas e reformas. Paredes imperfeitas também podem ser camufladas pela parede verde e ganhar uma nova roupagem.

Possibilidade de reuso da água

Dependendo de como foi erguido o jardim vertical, ele possibilita que a água utilizada para sua irrigação seja reutilizada em máquinas de lavar e outros aparelhos. Para isso, é preciso que seja instalado um tanque de captação e reuso da água, o que diminui o valor da tua conta e ainda contribui para a diminuição do uso de recursos naturais.

Edifícios com jardins verticais em Torres

Imóveis em Torres já aderiram à tendência dos jardins verticais. A Infinity Imobiliária oferece o empreendimento Vésta, que fica no Centro da cidade. Além da torre residencial, com sauna e salão de jogos, o edifício ainda tem a torre comercial que é o primeiro shopping da região, o que facilita a vida dos moradores. O jardim vertical chega para ser um plus no dia a dia dos moradores, que ganham em beleza e qualidade de vida.

Outro empreendimento com jardim vertical é o Cannes, obra que fica na beira-mar, com apartamentos a 30 metros da Prainha de Torres. Além das belezas naturais do entorno e do jardim vertical, o empreendimento ainda oferece acabamento de primeira e exclusividade: são somente sete unidades disponíveis.

Gostou de conhecer mais sobre os jardins verticais e os imóveis em Torres que contam com mais essa inovação sustentável e cheia de benefícios? Então aproveite e converse com um de nossos corretores e veja como podemos te ajudar!