festival-de-balonismo-em-torres

O Festival Internacional de Balonismo de Torres acontece na cidade gaúcha há décadas. Neste ano, o que era para ser a 32ª edição do evento que é orgulho do município ainda está sem data para acontecer. O adiamento se deve ao fato da pandemia do novo coronavírus ter chegado ao Brasil e ter obrigado a população a praticar o isolamento social. Mesmo assim, para matar a saudade, tu pode ler e assistir mais sobre o Festival de Balonismo em Torres com o vídeo do canal Descubra Torres: História do Balonismo.

Este é o terceiro vídeo da nova fase do canal Descubra Torres, que volta às origens e conta de forma mais aprofundada e em vídeos um pouco mais longos partes da história da cidade.  Com entrevista dos criadores e de personagens importantes para o festival, a peça fala sobre curiosidades e fatos que levaram os gigantes balões para Torres, mostrando um pouco da história do evento que encanta moradores e visitantes de Torres.

Para dar um aperitivo do que tu vai encontrar no vídeo, preparamos esse post com um pouco da história do festival. Ficou interessado? Confira!

Como surgiu o Festival de Balonismo em Torres

O festival surgiu em 1999 durante o planejamento de divulgação da FEBANANA, festa que antigamente era realizada em Torres. Edgar Denardi, um dos fundadores do festival, conta que surgiu a ideia de trazer algum atrativo que chamasse a imprensa para a festa. “Fernando Henning era o único piloto [de balões] gaúcho e, quando veio a Torres, começou a falar sobre balões e sobre um curso que faria no Rio de Janeiro”, lembra Denardi que, nesse momento, quis saber como trazer os balões para a cidade.

Depois de colocarem muitos empecilhos (veja todos os detalhes no vídeo), foi possível que os coloridos e gigantescos balões começassem a ser erguidos na FEBANANA. Desde então, a população de Torres e de cidades vizinhas esperam o feriado de 1º de maio chegar para acompanhar as competições de balões.

Atual campeão sonhava em ser piloto

Murilo Hoffmann é o atual piloto campeão do Festival de Balonismo em Torres e sua história com o evento é longa. “Eu nasci no ano do festival de Torres, em 1989, e moro perto do parque de balonismo. Por isso, desde criança eu vejo os balões passando por cima da minha casa”, conta Hoffman. O campeão ainda recorda que costumava desenhar os balões e entregar suas obras aos pilotos, como um presente.

Ele conta, ainda, que um dia, em 2002, disse à mãe que iria para a escola e foi conversar com Bruno Schwartz, balonista que estava na cidade. Empolgado, pediu para entrar em uma equipe e foi prontamente atendido. Sobre os desenhos que fazia, conta, emocionado: “Hoje sou eu que recebo”.

Embora ainda não tenha data para acontecer a 32ª edição do Festival de Balonismo em Torres, a população segue ansiosa para acompanhar a competição que toma o céu da cidade durante cinco dias, todos os anos.

Como será a programação 2020

Por causa da pandemia do Covid-19, o Festival Internacional de Balonismo de Torres ainda está sem data definida para 2020. Caso aconteça esse ano, o evento contará com menos atrações que o normal.

Geralmente, o festival possui espaço cultural, apresentações musicais, feira da agricultura, praças de alimentação, feira comercial e tenda esportiva.Se tivermos o evento em 2020, o espetáculo ficará apenas no céu, com as modalidades de balonismo.

Modalidades de balonismo do festival

Os balões já atraem olhares por si só, mas entender como acontecem as competições podem deixar o evento ainda mais divertido. As provas são definidas um pouco antes do início do evento e dependem das condições climáticas do dia. Veja quais são elas.

Caça à raposa

Os pilotos devem seguir um balão “raposa” e tentar jogar a marca o mais próximo de um alvo. Quem chegar mais perto, ganha.

Prova da chave

Uma chave de um carro zero é colocada no alto de um mastro que fica de seis a dez metros do chão. Os pilotos devem pegar a chave sem tocar o chão, o que deixa a prova ainda mais emocionante, já que é preciso voar bem baixo. 

Flyin

Os pilotos devem procurar seu local de decolagem e tentar jogar a marca o mais próximo do alvo marcado. A menor distância ganha. 

Gordon Bennet Memorial

Aqui, os competidores precisam tentar jogar a marca dentro de áreas de pontuação próximas a um alvo. A menor distância ganha. 

Mínima distância

Os pilotos devem tentar jogar a marca no local mais próximo da área comum de decolagem após um tempo mínimo de voo. A menor distância ganha. 

Ao alvo com janela de tempo

Competidores devem tentar jogar a marca dentro de uma área válida próxima a um alvo. Cada área tem um tempo determinado para validade. A menor distância ganha.

Alvo declarado pelo juiz

Os pilotos devem tentar jogar a marca próxima a um alvo. O resultado é a distância do ponto da marca ao alvo. A menor distância ganha. 

Flyon

Competidores devem tentar jogar a marca o mais próximo de um alvo selecionado por ele. Ganha a menor distância. 

Valsa da hesitação

Os pilotos de balão devem tentar jogar a marca próxima a um dos alvos marcados. Ganha a menor distância. 

Torres é uma cidade cheia de atrativos

Além do Festival de Balonismo em Torres, há muitos outras atrações, como as praias de Torres, na charmosa cidade gaúcha. A Praia dos Molhes, por exemplo, é considerada a praia mais bonita do litoral gaúcho. Com águas transparentes, areia branca e muitas ondas, a região atrai moradores e turistas que resolvem procurar imóveis e passar as férias por aqui.

Outro lugar de encher os olhos é a Praia da Cal, muito frequentada por turistas e famílias que querem aproveitar um pouco do mar e do sol da região. Além disso, a praia tem ótima infraestrutura e oferece bares e restaurantes para todos os gostos.

Os amantes da natureza também não podem deixar de conhecer o Parque da Guarita, principal ponto turístico de Torres. Sítio arqueológico, o local tem torres basálticas que contrastam com a beleza e o azul do mar. É o passeio perfeito para quem gosta de de um visual único e muita diversão.

Como tu pode ver, a cidade de Torres é cheia de opções para quem quer passar um tempo para se divertir com os amigos e a família.

Agora que tu descobriu mais sobre o Festival de Balonismo em Torres, aproveite para planejar teu próximo passeio e leia nosso artigo sobre voos de parapente na cidade! E se precisar de ajuda, já sabe, fale com a Infinity, a sua imobiliária em Torres.