Tão importante quanto a localização e a metragem de um imóvel, a
posição solar é um dos pontos fundamentais para ser observado na hora de escolher o novo endereço. Isso porque é a posição solar que vai definir a quantidade de iluminação que o seu apartamento receberá.

E, claro,  isso pode influenciar diretamente  na transferência de calor, no conforto que você terá no imóvel e, em apartamentos com bastante incidência solar, o valor pode ser até mais alto.

Como a orientação solar muda de acordo com a região, não há uma regra universal que garanta mais ou menos claridade em imóveis. Por isso, separamos algumas dicas para você que está vindo morar em Torres e quer saber em qual face terá mais sol no seu apartamento.

Por que a face leste é considerada a melhor nos apartamentos em Torres?

A face leste significa sol pela manhã, no inverno e no verão. É o lado em que o sol nasce e também uma das mais belas vistas de um apartamento, já que o sol nasce acima do mar. Apartamentos que ficam na face leste têm claridade o ano inteiro e vista para o mar, por isso, podem ter um valor mais alto.
Já a face oeste garante sol à tarde, bom porque no inverno aquece o apartamento, mas no verão pode acabar esquentando demais o ambiente. Sua grande vantagem é que, durante o inverno, o apartamento ficará bem aquecido. A face sul recebe um pouco de raio solar durante o verão, mas praticamente não recebe sol no inverno e tem muitas ondas de vento, o que acaba deixando gelado o ambiente.

Qual face escolher?

Nem sempre a face que recebe mais sol é a melhor opção. Leve em consideração que um apartamento que recebe muito sol durante a tarde toda, pode ficar muito abafado até a noite. Em alguns casos é melhor ter um sol ameno até o início tarde, mas manter a claridade no apartamento, sem excessos de calor.

É importante lembrar que alguns apartamentos ou casas em condomínios fechados possuem mais de uma face. Por isso, na hora de escolher o imóvel, verifique qual é a face de cada cômodo. Ambientes em que ficamos mais tempo, como quartos e salas, são aqueles que necessitam de um conforto térmico maior, principalmente em regiões onde o inverno é mais rigoroso, como é o caso de Torres. Já banheiros, cozinha e lavanderia são lugares de poucas transição, por isso dispensam a necessidade de calor.

Mas, vale ressaltar que cada caso é diferente e tudo é uma questão de preferência. Lembre de levar em conta todos esses fatores na hora de decidir o seu novo endereço. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo nosso site, converse conosco pelo chat ou envie uma mensagem no WhatsApp pelo (51) 3664-1818.