Pagar em dinheiro não é a única maneira de adquirir um imóvel. A dação de outro imóvel pode fazer parte do negócio. Essa transação, inclusive, tem despertado o interesse de muitas pessoas. Siga com a leitura e entenda como funciona a compra com dação.

O conceito de dação – a entrega de uma coisa em pagamento de outra que se devia – é baseado no entendimento de que a troca, com a aceitação do credor, extingue a obrigação do devedor.

Do ponto de vista jurídico, a transação é considerada uma forma de pagamento indireto, em um acordo de vontades entre o credor e o devedor, por meio do qual o primeiro concorda em receber do segundo e, assim, o devedor é exonerado da dívida.

A dação na prática

Na compra de imóveis envolvendo dação, o contrato deverá informar que as partes obrigam-se mutuamente a dar algo em troca de outra coisa de valor semelhante.

Também é possível fazer uma negociação com imóveis de valores diferentes. Nesse caso, a diferença – também chamada de torna – será paga em dinheiro. Outra particularidade do sistema é que a permuta pode ser feita com qualquer tipo de imóveis: terrenos, casas, apartamentos, construções na planta.

Entre os tipos de permuta mais comuns estão aqueles que envolvem imóveis construídos. Outro exemplo que tem sido utilizado é a dação do terreno para uma construtora que, futuramente pagará o proprietário da área com um ou mais apartamentos.

O contrato de compra e venda 

Para tornar a negociação legal, será necessário registrar a dação no contrato de compra e venda. O contrato, por sua vez, informará que as partes ficam obrigadas, mutuamente, a entregar um imóvel por outro de valor equivalente (ou com a diferença em dinheiro). 

Nesse sistema, o contrato será feito por meio de escritura pública – em que deverá constar a data da entrega dos bens e a responsabilidade pelos tributos. 

O imóvel ideal

A opção pela compra com dação pode surgir quando a pessoa já está pensando em se mudar ou mesmo quando o proprietário não estava pensando nisso, mas encontra um imóvel que desperte o seu interesse.

A dação também é utilizada por proprietários que desejam vender um imóvel para adquirir outro. Nesse momento, a permuta se torna atrativa, uma vez que o comprador não precisa dispor de um valor à vista ou fazer um financiamento para fechar o negócio.

Se tu procura um imóvel para negociar com dação, a Infinity Imobiliária Digital pode te ajudar a encontrar os melhores imóveis em Torres. Na Infinity, tu conta com profissionais especializados para te ajudar em todo o processo de negociação do imóvel.

Vale lembrar que contar com um imóvel em Torres, para morar, para veraneio ou para investir, é uma excelente oportunidade de garantir que o imóvel que você pensa em negociar seja aproveitado da melhor maneira.

Outras formas de comprar o teu imóvel em Torres

Se tu está interessado em comprar um imóvel em Torres, além da compra e venda com dação em pagamento, pode optar ainda por outras formas de aquisição do bem: 

  • à vista;
  • linhas de crédito habitacional;
  • consórcio imobiliário.

Ao optar pela compra do imóvel à vista, o comprador ganha um poder de negociação, ou seja, tu pode negociar um bom desconto. Já, o financiamento imobiliário pode ser uma boa opção atualmente, em que as taxas de juros estão reduzidas, tornando a opção pelo crédito atrativa.

Além do pagamento do imóvel, o ideal é reservar cerca de 5% sobre o valor do imóvel para o pagamento das taxas referentes à documentação e impostos. O time de especialistas da Infinity está à disposição para te orientar sobre as formas de comprar um imovel.

Vantagens de comprar um imóvel em Torres

Comprar um imóvel em Torres tem uma série de vantagens. A praia mais bonita do litoral gaúcho conta com atrativos naturais como os paredões rochosos à beira-mar, que garantem um visual único. Somam-se a tudo isso as vantagens de morar na praia: qualidade de vida, bem-estar e tranquilidade – tudo o que a gente precisa, não é mesmo?

Aqui tu pode se preparar para curtir a natureza – Parque da Guarita, Morro de Furnas, Torre Sul são só algumas das opções. E belas praias como a Praia da Cal, Praia Grande e Praia dos Molhes.

A região é propícia para a prática de atividades e esportes de aventura como ciclismo, surf, jet ski, parapente e, claro, balonismo. E ainda se destaca por aqui o respeito ao meio ambiente, já que nossos empreendimentos seguem as regras do Plano Diretor de Torres.

Depois de conferir se vale a pena comprar apartamento na praia, conte com os especialistas da Infinity para encontrar o teu imóvel dos sonhos e fechar o melhor negócio em Torres.
Encontre agora o teu imóvel: clique aqui.

Post atualizado em 03/11/2020

Você também poderá gostar de:

É possível reformar um apartamento na planta?

A volta do concreto aparente