Apartamento na praia é tudo de bom! Porém, com a chegada do verão, o calor, a umidade em excesso e a maresia podem causar danos no imóvel quando não há manutenção adequada. Confira dicas para ajudar a manter a conservação do seu apartamento.

Os principais riscos

A ação da maresia é um dos pontos que mais deve chamar a atenção de quem tem um imóvel no litoral. Por meio dela, há oxidação e, consequentemente, corrosão acelerada de certos equipamentos e estruturas.

Materiais como vidro, plástico e acrílico têm mais resistência à maresia. Já a madeira e o aço podem sofrer com o efeito, bem como componentes de janelas e portões. A recomendação é dar preferência ao aço inoxidável e ao alumínio.

A umidade do litoral também pode ser prejudicial ao imóvel. Por isso, é preciso manter as áreas bem arejadas e com limpeza constante. Em cômodos em que há iluminação natural, a indicação é deixar o sol entrar o maior tempo possível. 

Quando não há cuidados adequados, uma das consequências é o mofo – bolor que é prejudicial à saúde e pode inutilizar móveis e cortinas.

Outro transtorno que pode ser gerado pela umidade excessiva, na temporada de calor, é o surgimento de insetos. Por isso, é bom manter a limpeza em dia e procurar eliminar os focos – muitas vezes, para isso, é preciso contar com a ajuda de profissionais especializados, como empresas de dedetização.

Se o imóvel ficou fechado durante o inverno, os cuidados devem ser ainda maiores. Assim que retornar ao apartamento, faça uma boa limpeza, procure eliminar os focos de umidade e mantenha os ambientes arejados.

Cuide do seu apartamento na praia

Confira a seguir algumas dicas para manter o seu apartamento na praia em condições adequadas.

– Aplique verniz ou revestimentos antioxidantes em janelas (e portões), para prevenir a corrosão;

– Aplique verniz naval em pisos de madeira;

– Utilize tintas impermeabilizantes com efeito fungicida;

– Não pinte superfícies emboloradas. Primeiramente, remova o bolor e, em seguida, aplique tinta antimofo; 

– Para evitar o mofo, não deixe móveis encostados nas paredes;

– Para evitar proliferação de ácaros, fungos e insetos, mantenha uma rotina de limpeza;

– Mantenha os ambientes ventilados e priorize a exposição ao sol.

Uma recomendação importante é verificar a necessidade de utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) para determinadas ações de limpeza. Caso você não tenha conhecimento sobre o assunto, consulte profissionais especializados.

Encontre seu apartamento na praia

Depois de conhecer todas essas dicas para manter a manutenção adequada do apartamento na praia durante o verão, que tal encontrar o seu imóvel em Torres?

A Infinity Imobiliária Digital pode te ajudar a encontrar os melhores apartamentos na praia: clique aqui.

Você também poderá gostar de:

Apartamento à venda em Torres: dicas para fazer a melhor escolha

Imóveis em Torres: 3 motivos para você morar com mais qualidade de vida