Durante o processo da escolha do imóvel que você quer comprar, visitar o local é algo muito importante. Mas, você já parou para pensar no que é importante ter atenção durante a visita? Para lhe ajudar, vamos listar aqui os cinco itens mais importantes para você ao visitar um imóvel usado para comprar. No final ainda falamos alguns itens para se prestar atenção em apartamentos decorados.

1- Infiltrações e encanamentos

Esse é um dos principais problemas encontrados em casas e apartamentos. Dê uma boa olhada nas paredes para ver se não existem manchas escuras, bolhas ou estejam descascando. Esses são sinais evidentes de infiltração. Em muitos casos, a tintura pode tentar esconder, mas não demora muito para que as manchas voltem.

Verifique se o sistema hidráulico funciona abrindo chuveiros e torneiras, além de acionar as descargas. O objetivo é descobrir se existem vazamentos. Confira se a água escorre pela parede ou se os registros estão frouxos. Se houver aquecedor, teste se está funcionando normalmente.

2- Rachaduras e trincos

Confira se os pisos e azulejos estão em ordem. Realizar a manutenção de problemas nessas partes vai demandar alto custo de mão de obra. Trincados podem ser sinais de outros problemas como infiltrações ou questões estruturais, o que vão lhe trazer muitos problemas.

Isso vale também para problemas nas paredes. Caso observe rachaduras e trincos, comunique o proprietário imediatamente. Eles podem ser sinais de problemas gravíssimos de estrutura.

3- Eletricidade

Na hora da visita, leve algo para fazer um teste de eletricidade, pode ser um carregador de celular ou pequena luminária. Verifique se todas as tomadas, luzes e chuveiro estão funcionando perfeitamente. Lembre-se: depois que tiver adquirido o imóvel, não dá para voltar atrás.

4- Iluminação e ventilação

Em regiões de praia e com umidade, um imóvel que recebe pouca luz solar tem tendência a apresentar mofos e bolores, além de um cheiro não muito agradável. Casas ou apartamentos que recebam muita incidência de luz natural têm maior valorização e oferecem mais saúde e bem-estar para as pessoas.

Confira a orientação solar do imóvel e verifique se os cômodos recebem luz e ventilação suficientes durante o dia. Realize visitas ao local em diferentes horários e dias para se assegurar disso.

5- Condomínio

Se o imóvel visitado for em condomínio, procure informações sobre o local. Converse com o síndico sobre o sistema de segurança, controle de entrada e saída de pessoas, vigilância, entre outras coisas.

Verifique nas áreas de lazer as opções disponíveis para ver se atendem às suas necessidades. Se tiver animais de estimação, informe-se sobre as regras de circulação deles pelos ambientes comunitários.

 

E no apartamento decorado o que é preciso olhar? Achou que a gente esqueceu? Não! Segue abaixo as dicas:

7 itens para prestar atenção ao visitar um imóvel decorado

1- Olhe com calma o que será possível fazer nele, considerando se será possível reproduzir o mesmo no real.

2- Confira se os cômodos estão bem divididos e se possui um bom espaço para circulação.

3- Dê atenção às medidas. Armários precisam de, no mínimo, 60 cm de profundidade. Se puder, leve uma trena, se não, use um cabide para testar o espaço. Na cozinha, a referência são os pratos rasos, que possuem cerca de 40 cm de diâmetro.

4- Visite o decorado com companhias diferentes para ter opiniões e visões diferentes antes de fechar negócio.

5- Tire fotos do decorado e guarde os materiais promocionais, papéis entregues na hora da compra e o memorial de acabamento.

6- Aproveite ao máximo a sua visita. Questione, mexa, meça, esse é o momento para tirar todas as dúvidas.

7- No caso de ainda ter alguma dúvida, converse com o seu arquiteto de confiança, mostrando a ele a planta do imóvel.

É importante tomar esses cuidados para ter a certeza de que está fazendo um investimento certo. Já sabe, precisando de alguma dica ou auxílio, fale com a gente.